O Nióbio confere ao aço uma maior resistência à corrosão e à fadiga, prolongando a vida útil das estruturas. Isso é especialmente importante em ambientes adversos, como áreas costeiras ou industriais.
Bastam 100 gramas para fazer com que 1 tonelada de aço fique mais resistente, maleável ou condutora. Custa uma fortuna: cada quilo de nióbio vale de 30 a 40 dólares, 400 vezes a cotação do minério de ferro, principal mineral explorado no Brasil.
O nióbio atualmente é utilizado para fortalecer ligas metálicas aplicadas a tubos condutores de fluidos, peças aerodinâmicas e automotivas, e medicinalmente é utilizado em diagnósticos de imagem, isso tudo se deve às suas propriedades.
Resistentes ao calor, têm papel fundamental na produção de motores de foguetes, aviões e em turbinas terrestres de geração de energia. Utilizado na fabricação de telescópios, lentes de câmeras de segurança, baterias de carros elétricos e catalisadores.
Vale dizer que o fato de possuir quase a totalidade da reserva de nióbio disponível não traz grandes rentabilidades para o governo brasileiro, pois ele é vendido com baixo custo quando comparado a outros metais, como o ouro, que é vendido por quase o dobro do valor de mercado do nióbio.
O problema limitador do nióbio não é a escassez do produto. Há cerca de 85 minas do mineral conhecidas no mundo, em locais como Brasil, Rússia, EUA e no continente africano. Porém, quase nenhuma delas é explorada. A causa disso é também uma das causas do mercado limitado: o custo da operação.
O Brasil se destaca como o principal produtor e detentor das reservas de nióbio (Nb), contribuindo com aproximadamente 90% da produção global e detendo 95% das reservas conhecidas.
Fique por dentro de quanto vale um Niobio no mercado de criptomoedas, além de ler notícias sobre a cotação e análises feitas por especialistas em criptoativos. Valor do Niobio hoje: 0,027609.
Nióbio é explorado no Brasil em regime de concessão por empresa que detém 75% do mercado mundial. No Brasil, o nióbio é explorado em regime de concessão pela CBMM, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, que tem sede em Araxá, Minas Gerais, com 70% de capital nacional.
O Brasil tem as maiores reservas mundiais de nióbio, seguido por Canadá (províncias de Quebéc e Ontário), Austrália (província da Austrália Ocidental), Egito, República Democrática do Congo, Groenlândia (território pertencente à Dinamarca), Rússia (Sibéria, República da Yakútia), Finlândia, Gabão, Tanzânia, dentre ...
A mineradora australiana St. George Mining fechou acordo para comprar 100% do ativo Araxá, um projeto planejado de mina e planta de extração de nióbio e terras-raras com potencial de desenvolvimento.
Os principais estados com empresas produtoras de nióbio são Minas Gerais e Goiás com capacidade de produção, respectivamente, de 6 Mt/ano e 0,9Mt/ano de minério de pirocloro (ROM).
O nióbio não é encontrado puro na natureza, e sim na forma de óxidos, que, associados a outros elementos, dão origem a diferentes minerais. No caso da jazida de Araxá, o mineral explorado é o pirocloro e sua extração é realizada a céu aberto, por escavação simples.
O melhor local para você comprar Niobio (NBR) é em uma corretora de criptomoedas. Essas corretoras que se assemelham as corretoras de ações, são basicamente um mercado digital onde seus usuários podem comprar e vender suas criptomoedas.
O nióbio possui, entretanto, concorrentes equivalentes como o vanádio, o tântalo e o titânio. FATO: O quase monopólio brasileiro da produção desperta a cobiça e a preocupação de outros países, pois ninguém gosta de depender de um único fornecedor.
Elas estão concentradas no noroeste da Amazônia, na fronteira com a Colômbia, e em Goiás e Minas Gerais. A resistência à corrosão e às altas temperaturas do irídio é tão extrema que o material se tornou quase essencial na fabricação de motores de aeronaves, catalisadores de automóveis ou tubos de águas profundas.
Nesse contexto, cabe destacar que o Nióbio, metal brilhoso com coloração cinza, apresenta propriedades únicas, que incluem a baixa dureza, elevada temperatura de fusão, alta resistência a corrosão, resistência mecânica e à fadiga, além de ser condutor de eletricidade.
"Embora seja um minério abundante no Brasil, ele não é raro no mundo. Existem por volta de 85 depósitos conhecidos, a maior parte não explorada comercialmente", explicou o diretor de Tecnologia da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Marcos Stuart, à revista Pesquisa Fapesp em março deste ano.