Os periquitos gostam muito de percorrer a casa, escalar e conversar com o que os rodeia emitindo sons variados. Por isso, gastam muita energia que precisa de ser reposta com muitas vitaminas e minerais. Assim, é importante incluir na dieta diária dos periquitos australianos, folhas e frutas.
O periquito é um animal herbívoro, portanto, sua alimentação pode ser composta por grãos, sementes, frutas, vegetais e rações especificas para a espécie.
Muito ativos, os periquitos gostam bastante de atividades e brincadeiras que os mantém ocupados em seu habitat, por isso, brinquedos para pássaros como escadinhas, balanços, anéis e bolas são excelentes opções para deixar o seu periquito bastante feliz e livre do tédio.
É importante sempre prezar pela segurança do seu bichinho, oferecendo sementes como recompensa e interagindo com ele. Um periquito saudável gosta de brincar, além de ser muito vívido e alegre. Ele canta e acena quando está feliz, então é importante estar atento ao comportamento dele.
Se você é tutor de um periquito, com certeza, já sabe que esse animalzinho tem muita energia para gastar. Por isso, é muito importante fazer companhia e reservar um tempo do dia para interagir com o pet. Outra dica que pode ajudar muito a divertir o passarinho é comprar brinquedos para periquito-australiano.
COMO AMANSAR SEU PERIQUITO - Periquitos Australianos | Batatube
Como saber se periquito está feliz?
Tente ver sempre observar esta posição quando o ouvir a emitir qualquer um dos sons. – O seu periquito está sentado e com as penas inchadas: Se o encontrar assim não tem nada com que se preocupar, o seu periquito está feliz e tranquilo. – O seu periquito penteia as penas: Este é o melhor gesto que pode fazer.
Existem diferentes opções de brinquedos que podem ser oferecidos para seu periquito, como argolas, escadas, balanços e mordedores. O ideal é fazer sempre uma organização, disponibilizado um item por vez, com o intuito de que a ave possa ter diferentes atividades para se distrair ao longo do dia.
Animais felizes que aceitam o contato com o ser humano, podem inclinar a cabeça para pedir carinho, aproximar-se da pessoa, mexer no cabelo dela – como se estivessem “arrumando suas próprias penas” -, como sinal de afeto.
Os periquitos costumam dormir pela noite, ou quando as horas são escuras para eles. Para que lhes seja mais fácil dormir, muitos donos de periquitos cobrem a sua gaiola pelas noites, de modo a ajudar a bloquear a luz e o ruído, e permitir que se conserve o calor no interior da gaiola.
Banheiras Os periquitos adoram tomar banho. Por isso, eles vão ficar encantados se colocar uma banheira à entrada da gaiola ou uma caixa rasa com água no chão.
Deixe o seu passarinho voar a vontade, logo ele irá se acalmar e vai ficar curioso em explorar o locar. É importante que você não tente perseguir ele. Fique em sentado em algum canto e observe como ele explora o local. - Subir no dedo.
O que significa quando o periquito balança a cabeça?
De modo geral, podemos dizer que o periquito macho é mais sociável do que a fêmea. Observe isso ao longo do tempo. Se a ave for mais aberta para se relacionar com humanos, balança bastante a cabeça e faz mais barulho, as chances de ser um periquito macho são grandes.
Quem tem filhotes de pássaro com idade entre um e sete dias de vida precisa alimentá-los a cada duas horas. Já as aves que têm entre 8 a 30 dias devem receber comida de quatro em quatro horas. Quando os filhotes completam 30 dias, eles podem ser alimentados a cada oito horas, e isso se mantém por toda a vida da ave.
O passarinho pode comer pão e ter uma série de problemas de saúde. Esse alimento inapropriado para a espécie pode provocar deficiências nutricionais e dificuldades digestivas. Sendo assim, não é recomendado oferecer esse alimento para nenhuma ave.
Você pode usar a luz artificial para manter o pássaro aquecido durante a noite. Para que a luminosidade não atrapalhe seu sono, cubra a gaiola com um pano escuro. Outra dica muito importante é colocar a ave na cozinha nos dias frios.
Além disso, ele gosta de tomar banho. Então, você pode colocar uma banheira própria para a ave. Toda ave também precisa do sol da manhã ou do final da tarde, mas fique atento aos dias com muito vento, pois pode prejudicá-la.
O pássaro pode estar estressado se estiver agressivo e excessivamente agitado ou muito quieto em um só canto, dormindo mais que o normal. Outro sinal é a repetição de movimentos, como andar de um lado para o outro na gaiola, além de arrancar as penas, principalmente na região do peito.
Toda essa família de pássaros é composta por animais sociais e que precisam de companhia. Para manter seu periquito feliz quando você estiver fora de casa, você pode criar um ambiente estimulante em sua gaiola para que ele tenha sempre algo novo para experimentar.
Muitos pets felizes apreciam o contato com o ser humano e é comum que a ave incline a cabeça para pedir carinho, assim como pode cantar ou vocalizar para seu dono. Ela também poderá piar, dançar ou assobiar, e até mesmo oferecer bicadinhas carinhosas quando está feliz.
Os periquitos nunca devem viver sozinhos. Eles precisam de pelo menos mais um companheiro para serem felizes. Em estado selvagem na Austrália, de onde são originários, os periquitos vivem em bandos.
Quando for conversar com ele, lembre-se de que a maneira como você fala é muito importante. Dirija-se à ave com alegria e entusiasmo, evitando frases longas. Pronuncie as palavras pausadamente e tente associá-las a certas ações, como dar comida, por exemplo.
Então, ele pode ser mantido livremente em casa, assim como os canários e as calopsitas. Esse é um pássaro de fácil adaptação, com personalidade dócil e amigável.
Os periquitos devem ter uma variedade de brinquedos em sua gaiola. Por isso, você deve incluir brinquedos para periquitos de cores, texturas e tipos diferentes, tais como brinquedos pendurados, espelho, bola de plástico, escada ou brinquedos que façam barulho, tais como sinos ou campainhas.