Ele analisa evidências, realiza avaliações e elabora um laudo pericial para auxiliar o juiz na tomada de decisão. Exemplo: em um caso de disputa imobiliária, o perito pode avaliar as condições e o valor de uma propriedade.
O perito é quem dá as informações necessárias para avaliar os bens na execução judicial. A partir desses dados, a propriedade será usada para satisfazer o direito do credor. Um detalhe importante é a relevância da qualificação para os oficiais de justiça.
O perito pode fazer diversas perguntas durante a perícia, dependendo das questões técnicas ou científicas envolvidas no processo. Algumas das perguntas mais frequentes são: Qual é o histórico do caso em questão? Quais são os procedimentos adotados pela empresa ou profissional envolvido no caso?
Ao examinar uma aplicação, o profissional da perícia médica analisará as informações médicas do indivíduo para assegurar que esta se encontre de acordo com os critérios aprovados. Existem muitas perguntas que o profissional da perícia médica pode realizar ao examinar uma aplicação de seguro saúde.
Ela têm a responsabilidade de analisar evidências complexas, interpretar dados técnicos e fornecer pareceres especializados que podem influenciar significativamente o resultado de um caso. Além disso, a perícia judicial também atua em várias áreas, dado a diversidade da natureza de processos e crimes.
COMO É A PERÍCIA MÉDICA JUDICIAL? VEJA O QUE FAZER
Como devo me comportar em uma perícia judicial?
Dicas de Como Se Comportar numa Perícia Médica Judicial
Fique calmo e a perícia irá fluir. Pense como se você estivesse na consulta do seu médico. Algumas pessoas pensam que perícia médica é um interrogatório, mas na verdade é exatamente o contrário. Ela é uma oportunidade que você tem de demostrar a verdade.
O perito entrega o laudo. E, em prazo de quinze dias úteis, após, os assistentes entregam seu parecer e os advogados se manifestam sobre o laudo. O prazo de quinze dias corre em paralelo para advogado e assistente.
Durante a perícia médica, o profissional pode fazer perguntas sobre o seu histórico de saúde, os sintomas que sente e tratamentos que já realizou ou ainda vai fazer. O perito também pode fazer exames físicos simples e solicitar exames complementares, se necessário.
Irá acontecer em um consultório médico. Vão estar presentes o médico perito, seu médico assistente e o médico assistente da outra parte. Acompanhantes são permitidos somente se estritamente necessários, como crianças ou portadores de deficiência mental. As etapas são de uma consulta médica normal.
Quando nos dirigimos a um juiz de primeira instância, devemos utilizar a forma de tratamento “Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz” ou “Excelentíssimo Magistrado”. Esses são os juízes responsáveis pelo primeiro julgamento e condenação em uma ação judicial.
3. Não falar o necessário: É de extrema importância ser objetivo com suas palavras, falando sempre o que for necessário para comprovação da sua incapacidade. O perito precisa saber, com o máximo de detalhes possível, como a sua doença te incapacita para o trabalho.
O perito inicia sua tarefa ao receber do juiz as perguntas ou questões específicas que precisam ser respondidas. A partir daí, ele começa a coletar todas as informações relevantes relacionadas ao caso, revisando documentos, analisando evidências, realizando entrevistas e visitando locais, se necessário.
Normalmente essa avaliação é feita através da comparação, ou seja, o perito avaliador de imóveis compara os imóveis do mesmo tipo que o seu, dentro da mesma região, e faz uma avaliação comparativa de acordo com os valores dos outros imóveis.
Dispõe o artigo 420 do Código de Processo Civil: “A prova pericial consiste em exame, vistoria e avaliação”. Três são as modalidades de prova pericial previstas em lei: exame, vistoria e avaliação. O exame consiste na inspeção sobre pessoas, semoventes e coisas, para verificação de fatos relevantes para a causa.
O laudo pericial deverá relatar com precisão a quem se destina, o objeto e o objetivo, o método e a metodologia, os materiais utilizados, os exames realizados, as considerações técnico periciais, as respostas aos quesitos, a conclusão técnica imparcial e sem juízo de valor do perito e possíveis anexos.
Durante a perícia, seja sincero sobre sua condição de saúde, sem exagerar ou mentir. Descreva seus sintomas e limitações de forma clara e objetiva, limitando-se a responder o que for perguntado. Quando o perito terminar de perguntar, caso possua alguma informação importante que o perito não abordou, relate a ele.
Como devo me comportar quando for fazer uma perícia?
No dia marcado é importante levar seu documento pessoal com foto, CPF, Carteira de Trabalho, se tiver, e documentos médicos, tais como atestados, exames e receitas. Leve também o comprovante do agendamento feito pela internet ou o número do protocolo, caso a perícia tenha sido agendada por telefone.
Após o perito enviar os laudos ao tribunal, os participantes são chamados para concordarem ou discordarem sobre o laudo. Depois disso, o juiz aprova o laudo permitindo seu uso como prova no processo.
Como Saber o Resultado da Perícia Judicial? Você tem que aguardar o perito anexar o laudo no processo. O tribunal tem um sistema que notifica por e-mail toda movimentação do processo, chama-se PUSH. Basta entrar no site do tribunal que seu processo está e se cadastrar.
Qual a parte mais importante de um laudo pericial?
A conclusão do laudo pericial é uma das partes mais importantes do documento, pois é nela que o perito deve responder aos quesitos formulados pelas partes ou pelo juiz.
O que acontece após entregar o laudo da perícia judicial? Após entregar o laudo da perícia judicial, as partes envolvidas têm a oportunidade de analisar e se manifestar sobre o conteúdo apresentado.
Quanto tempo demora para o juiz dar a resposta de uma perícia?
O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias. Contudo, na prática, não é isso que acontece.