O professor tem a função de ofertar brinquedos, espaços e tempo para as brincadeiras na escola, sempre deixando que as próprias crianças escolham os temas, papéis, objetos e companheiros para brincar, deve deixar que eles exerçam a sua autonomia, emoção, sentimento, conhecimento e regras.
A proposta lúdico-educativa requer dedicação do professor ao ter que selecionar, preparar, planejar e aplicar atividades que venham a envolver o aluno, buscando promover a troca de saberes e as interações entre eles. E se preciso, entrar no jogo, participando junto com as crianças.
Quais são os objetivos do educador que atua na brinquedoteca?
Partindo desse pressuposto, quais são os objetivos do educador que atua na brinquedoteca? A) O objetivo principal é discutir e analisar as práticas educativas que a criança desenvolve fazendo parte da sociedade, potencializando as novas aprendizagens.
Partindo desse conceito, salientamos que a tarefa do professor é “proporcionar situações de brincar livre e dirigido que tentem atender às necessidades de aprendizagem das crianças e, neste papel, o professor poderia ser chamado de um iniciador ou mediador da aprendizagem” (MOYLES, 2002, p. 37).
As crianças na brinquedoteca têm várias opções de diversão como brinquedos diversos, jogos, fantasias, livros, revistinhas, sucatas, bonecos, fantoches e muito mais.
O professor tem a função de ofertar brinquedos, espaços e tempo para as brincadeiras na escola, sempre deixando que as próprias crianças escolham os temas, papéis, objetos e companheiros para brincar, deve deixar que eles exerçam a sua autonomia, emoção, sentimento, conhecimento e regras.
Brinquedoteca "é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico" (CUNHA, 1998, p.
Qual o papel do professor na brincadeira infantil?
O professor tem como papel de organizar o ambiente do jogo no espaço da escola principalmente na educação infantil, já que envolve mais atenção por ser criança pequena, o professor precisar estar atento, pois é ele que institui o jogo sem que a criança acabe sendo atrapalhada por atividades que exige mais espaço.
Como o professor pode trabalhar o lúdico na educação infantil?
Para que o lúdico auxilie na construção do conhecimento é necessário que o professor faça a mediação da atividade planejada por ele e estabeleça os objetivos para que a brincadeira tenha um caráter pedagógico promovendo dessa maneira interação social e o desenvolvimento intelectual. Segundo Kishimoto (1996 p.
Qual é o papel do professor como sujeito mediador da atividade lúdica na infância?
o educador não precisa ensinar a criança a brincar, pois este é um ato que acontece espontaneamente, mas sim planejar e organizar situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada, propiciando às crianças a possibilidade de escolher os temas, papéis, objetos e companheiros com quem brincar.
Qual o principal objetivo quando o professor sugere atividades na brinquedoteca?
Resposta. Explicação: Levar o acadêmico a pensar, discutir, analisar, investigar e pesquisar o valor do brinquedo e das brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem, quando usados intencionalmente pelo professor.
Qual é a atuação do pedagogo em uma brinquedoteca?
O papel do pedagogo hospitalar, principalmente dentro de uma brinquedoteca, é possibilitar à criança a construção de novos conhecimentos de forma prazerosa, por meio do lúdico, levando em conta que o brincar é uma atividade própria da criança, a porta pela qual ela entra em contato com outras pessoas e com as coisas, ...
A brinquedoteca incentiva a autonomia e desenvolve a capacidade crítica e de escolha da criança, além de promover o trabalho em equipe, a socialização, o desenvolvimento infantil, a comunicação, a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento de atividades lúdicas.
Qual o papel do professor quanto à realização de atividades lúdicas?
De acordo com Silva (2019), o educador tem papel fundamental no desenvolvimento de atividades lúdicas na sala de aula. A autora acredita que para trabalhar com jogos de forma educativa no âmbito escolar é indispensável que o docente desenvolva estratégias que despertem o interesse das crianças.
Como o professor deve trabalhar o lúdico em sala de aula?
Ao configurar o lúdico em atividades na sala de aula, o professor deve considerar as metas que ele quer que os alunos alcançar através da atividade (Bernardo, 2009). É necessário criar um contexto para o uso da atividade lúdica que motiva e mantém as crianças interessadas.
O papel do professor nas brincadeiras deve ser, sobretudo o de planejar e organizar situações e espaços para oportunizar a brincadeira infantil, além de disponibilizar materiais que possibilitem ampliar essas vivências e experiências, .
Qual o papel do professor que atua na brinquedoteca?
O professor que atua na brinquedoteca pode mobilizar a construção de conhecimentos por meio da ação do brincar. A brincadeira é um meio de entrar no universo da criança e, a partir dela, construir o conhecimento com o aluno por meio do processo de ensino aprendizagem.
Uma brinquedoteca é um espaço projetado para receber os momentos de descontração das crianças. Basicamente, é o lugar onde se reúne todos os brinquedos, oferecendo diversas possibilidades lúdicas.
O educador não precisa ensinar a criança a brincar, pois este é um ato que acontece espontaneamente, mas sim planejar e organizar situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada, propiciando às crianças a possibilidade de escolher os temas, papéis, objetos e companheiros com quem brincar.
O que o professor de Educação Infantil pode fazer nas atividades?
O professor da Educação Infantil faz mais do que facilitar projetos de arte e artesanato ao longo do dia. É ele quem fornece estrutura e ajuda as crianças a crescerem em suas habilidades de leitura e escrita; ensina Ciências instigando a curiosidade e ajuda as crianças a se entenderem no mundo.
Segundo Greice, o objetivo deste trabalho é compartilhar vivências, tratando do que é a brincadeira e como o educador pode participar dela. A ideia do "ser brincante", nas palavras dos participantes, é aprender com os alunos, trazer o divertimento para a sua formação.
Qual o papel do professor para assegurar o direito de brincar das crianças?
O professor quem vai mediar as relações, favorecer as trocas e parcerias, promover a interação, planejar e organizar ambientes instigantes para que o brincar possa se desenvolver (BRASIL, 2005, p. 50).
Quais atividades podem ser desenvolvidas na brinquedoteca?
Dentre as atividades desenvolvidas na brinquedoteca, destacam-se aquelas voltadas às brincadeiras e às diferentes linguagens artísticas com vistas ao atendimento da comunidade interna e externa, além da realização de projetos de extensão e pesquisa que tenham como objeto de estudo o brincar e as diferentes formas de ...
A brinquedoteca auxilia na capacidade de concentração, de criatividade e no senso de organização, estimula a construção do pensamento de forma lúdica, saudável e ainda estimula o aprendizado de dividir as coisas, de saber compartilhar seus brinquedos e seu espaço com outras crianças.
Na Brinquedoteca será desenvolvida uma metodologia sócio-construtivista, que parte da vida da criança, de suas histórias, haja vista que a IES se ocupa de tal informação, utilizando-a com materiais concretos da vivência, brinquedos diversos e jogos, para a compreensão da letra e do número do contexto social delas.