Resumo: No Salmo 72, o salmista roga a Deus em favor da futura dinastia. Ele súplica por um monarca que saiba seguir os padrões divinos de justiça e retidão. Para isso, ele invoca a bênção divina sobre a dinastia davídica.
O salmista pede a Deus que lhe mostre o Seu caminho para que ele possa o seguir. Deus é o único que pode ser fiel ao Seu próprio caminho e, por isso, o salmista pede a Deus para que o guie.
No Salmo 139.23,24, Davi pede para Deus sondar o seu coração e ver se há nele algum caminho mal. Em Romanos 2.4, está escrito que a bondade de Deus é que nos conduz ao arrependimento. E em Pv 28:13, vemos que a bênção está em nunca encobrir as transgressões.
O salmista está dizendo que Deus é o nosso abrigo, nossa fortaleza, nossa força, nosso poder e nosso socorro sempre presente. Ele não irá a lugar algum e estará sempre conosco. Portanto, não temos que deixar o temor nos sufocar e nos paralisar.
Diz que a palavra de Deus é viva e eficaz, que sempre cumpre os propósitos para os quais Deus a designou. Segundo o salmista, a palavra de Deus é um meio através do qual Deus age e manifesta o seu poder na nossa vida.
Salmo 51 Estudo: SINCERIDADE e ARREPENDIMENTO (Bíblia Explicada)
Qual a mensagem central de salmos?
Escrito por sete autores diferentes, o livro de Salmos, assim como os hinos de hoje, canta louvores ao Senhor, rende graças e testifica do Messias. Os salmos expressam confiança no Senhor e falam de Seu poder e Suas bênçãos.
“O salmista deve portar mais do que a habilidade de cantar. Ele precisa ter conhecimento técnico, mas também bíblico, para que a ação de cantar Salmos seja de fato uma ação litúrgica frutuosa e participativa”, explicou.
Ele nos ajuda a compreender mais claramente quão íntima é a presença de Deus conosco. O salmista proclama que Deus o criou com infinito cuidado e o formou em divina semelhança. Aqui e em Hebreus 4,13, o escritor confessa a sabedoria de Deus, que conhece as atitudes e pensamentos do coração.
169-176) do salmo 119. Vemos ali o salmista expressando sua dependência e seu anseio por Deus. Trata-se de uma persistente e ativa busca por auxílio e força de Deus e por seu consolo. Spurgeon descreveu essa passagem dizendo que “Davi se aproxima do fim do salmo.
As mensagens do salmos expressam como Deus age e como o crente deve se manter fiel às virtudes ensinadas pela bíblia e, principalmente, se lembrar como Deus cuida daqueles que são obedientes à sua vontade, dando-lhes bençãos, proteção e livramento.
Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! Feliz aquele que o SENHOR Deus não acusa de fazer coisas más e que não age com falsidade! Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro.
1 <<Salmo de Davi>> SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar. 2 Suba a minha oraçäo perante a tua face como incenso, e as minhas mäos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. 3 Pöe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.
Davi caiu em pecado porque o coração dele não estava de acordo com o coração de Deus, mas ele pediu, arrependido, para que Deus criasse nele um coração puro. A preocupação de Davi não era com seus inimigos, mas em ter a Presença de Deus mais do que tudo.
Os 7 Salmos mais poderosos são os seguintes: Salmo 91 - Para receber proteção divina para você e sua família. Salmo 23 - Para prosperidade financeira. Salmo 7 - Para anular inveja e afastar inimigos.
Para quem não está familiarizado com a narrativa cristã, vale a lembrança: Salomão nasceu por volta de 974 a.C. e foi coroado rei de Israel aos 12 anos. Diante de Deus e da chance de conquistar qualquer coisa, pediu sabedoria para governar seu povo.
Introdução. O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.
O salmista está abrindo seu coração a Deus... É com Deus que ele está falando. Então só há um jeito de ler um Salmo: ORANDO COM SALMISTA. E orar com o salmista significa percorrer com a imaginação cada frase que ele escreveu para Deus.
Os Salmos nos ajudam a perceber os dramas da história à luz de Deus, o qual tem a última palavra, quer queira ou não. Nos salmos de fato encontramos unidas orações de ação de graças e profecia ao mesmo tempo, como por exemplo no Salmo 9: “Eis que Deus sentou-se para sempre, firmou seu trono para o julgamento.
Salmos 1–41 O livro de Salmos começa com uma contraposição entre as coisas de Deus e as que não são de Deus. Alguns desses salmos falam da importância de confiar em Deus e não em coisas terrenas e nos lembram de que não devemos temer, pois Deus está conosco.
É uma leitura-proclamação, que deve ser cantada de preferência, como um prolongamento meditativo da leitura proclamada. *O Salmista coloca-se a serviço de Deus, emprestando-lhe sua voz, sua comunicação, seus gestos, sua pessoa. * E coloca-se a serviço da comunidade reunida em assembleia para ouvir a Palavra.