1. Movimentação e luminosidade. Geralmente, em locais que têm grande movimentação dos humanos, as probabilidades são menores de um urubu pousar naquele local ou até mesmo fazer ninhos, pois essa movimentação provoca uma sensação de ameaça nesses animais.
A forma mais rápida e simples de espantar os urubus de locais indesejados é com o auxílio dos repelentes. Nesse caso, pode ser usado o Repelente Para Urubu ByeBird, que consiste em um gel pastoso e incolor colocado na área desejada.
Quando os urubus formam grandes bandos, pode ser um processo trabalhoso. Métodos de pirotecnia — fogos de artifício do tipo “vulcão” e “rojões” disparados de pistolas especializadas — também podem funcionar, mas precisam ser utilizados com frequência.
Quando incomodados vomitam e sopram fortemente para afastar um intruso, característica também feita pelos filhotes, quando o intruso se aproxima o urubu-rei defende-se com as garras e, principalmente, com seu poderoso bico.
Um urubu é capaz de ver um animal morto a 3000 m de altura e de sentir o cheiro de carniça a 50 km de distância. Além das adaptações morfológicas para alimentação, apresentam outras características interessantes, como a ausência de siringe, órgão responsável pela vocalização das aves.
URUBU-REI: Curiosidades e comportamento | Onde vive o urubu-rei? | Outros urubus tem medo dele?
O que o urubu gosta de fazer?
Esse urubu alimenta-se, predominante, de carcaças de animais mortos, podendo, algumas vezes, matar pequenos vertebrados. Destaca-se por sua grande capacidade olfativa, entretanto, apesar de localizar o alimento rapidamente, é, muitas vezes, retirado da carcaça por outras espécies.
Cuidados - Quem não desejar estes inquilinos sazonais, deve vedar aberturas, tampar floreiras vazias ou colocar elementos brilhantes como CDs pendurados nas sacadas para servirem de afastadores das aves.
No entanto, podem atacar quando se sentem ameaçados ou em ocasiões em que animais menores, muitas vezes os domésticos, se aproximam de sua refeição. Brigas entre os membros do bando também acontecem pelos mesmos motivos.
Uma das habilidades mais incríveis dos urubus é conseguir se alimentar de carne em decomposição, cheia de bactérias. Isso ocorre por conta das adaptações no seu sistema digestório: o valor do pH do suco gástrico dos urubus é 10 vezes mais ácido do que o dos seres humanos!
Eles se alimentam de carcaças encontradas no ambiente. Além disso, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, eles não são sujos. Os urubus não transmitem doenças. O seu papel sanitário no meio ambiente ajudando a retirar e a neutralizar bactérias nocivas do ambiente.
Em geral, os urubus gostam de apoiar em galhos de árvores ou até mesmo em telhados, sendo assim uma maneira de afastá-los é fazendo linhas paralelas onde eles costumam se alojar. Sendo assim, coloque uma linha de 20 centímetros sobre o local onde se apoiam e espere alguns dias.
Os predadores naturais dos urubus são as jiboias e as sucuris. Em situações de perigo e em presença de predadores, os urubus vomitam boa parte do alimento que consumiram para alçar voo com rapidez. O tamanho corporal varia entre 56 e 68 cm, o peso médio entre 1100 e 1950 g, com uma envergadura de até 150 cm.
No entanto, há um fato curioso sobre quanto tempo vive um urubu: no Brasil, um dos mais velhos é o urubu-rei de 60 anos que vive no Bioparque da Amazônia, no Amapá. Porém, o caso é relativamente incomum, já que a maior parte dos indivíduos da mesma espécie chegam em média aos 30 anos, no máximo.
O ozônio ocorre nas tempestades, trovões e nas quedas d'água como nas cachoeiras. Então, o urubu se aproveita dessa manifestação voando bem alto a fim de limpar e eliminar os germes e bactérias presentes ao comer a carniça de animais, seguindo seus instintos para se livrar das impurezas.
Você sabia que um urubu vomita para se defender? O urubu da cabeça. vermelha se defende de uma forma um pouco diferente, já que ao encontrar um predador faminto, ele vomita tudo que está no seu estômago. E você acredita que funciona.
Os urubus estão esperando para devorar o seu corpo; ele sabe que o dia da escuridão está perto. Ele será dominado pela angústia e pela aflição, como acontece quando um rei espera o ataque dos inimigos.
Esse estranho hábito alimentar faz do urubu uma ave de importante papel sanitário, pois retiram o material orgânico em decomposição da superfície do solo. Constrói seu ninho no solo entre vegetação densa ou espinhosa, ou em cavidades sob rochas ou árvores.
O laser da cor verde é hostil para as aves, fazendo com que elas abandonem e evitem o local. Esse aparelho é ideal para forros e telhados de áreas de convivência.
Como afastar urubus do telhado sem veneno ideal para espantar urubus nos prédios, casas, varandas e coberturas. Basta aplicar uma camada generosa de RepelenteBird nos locais de pouso e permanência das aves e você verá o sucesso de como espantar urubus.
Para o período da noite, use refletores ou posicione luzes que refletem nas fitas, balões ou CDs. Grades ou parapeitos inclinados em 45º podem ser uma ótima maneira de espantar os pombos. Essas aves não se sentem confortáveis pousando em lugares inclinados e irão procurar outro lugar.
A professora de zoologia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Andréa Bezerra, explica que, na verdade, eles aproveitam os bolsões de ar criados pelo movimento das nuvens de chuva para gastar menos energia voando e observar a área ao redor. Isso porque eles planam.
Sua visão é excepcional, tendo boa acuidade para objetos a grande distância. Para diferenciá-lo dos outros urubus, em voo, destaca-se o formato mais curto e arredondado das asas, com a ponta mantida um pouco à frente da cabeça. Quase no final de cada asa, forma-se uma área mais clara, quase um círculo.