Como o Venvanse atua no organismo? Uma vez que a lisdexanfetamina é absorvida no intestino, ela é convertida em dextroanfetamina por meio de uma enzima chamada esterase. Então, a dextroanfetamina é liberada no sangue e entra no cérebro, onde aumenta a disponibilidade dos neurotransmissores dopamina e noradrenalina.
O Venvanse® é um tipo de medicamento estimulante que ajuda a aumentar a atenção e concentração, além de reduzir os sintomas de hiperatividade e impulsividade. Contudo, o uso inadequado e o abuso dessa substância podem levar à tolerância e dependência psicológica com diferentes graus de comportamento anormal.
💊 E o Venvanse (lisdexamfetamina) tem realmente esse "poder". O medicamento, derivado da anfetamina, é um estimulante do sistema nervoso central e psicoestimulante. "A molécula aumenta muito a dopamina, que é um neurotransmissor ligado ao bem-estar e recompensa.
O Venvanse é um medicamento estimulante controlado, o qual é usado para tatar Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Dessa forma, auxilia em questões de foco e concentração de crianças a partir de 6 anos.
A dimesilato de lisdexanfetamina utilizada durante períodos prolongados pode levar a uma dependência e após a descontinuação do medicamento, sem um acompanhamento correto, pode levar o paciente a ter uma queda nos principais sintomas relacionados ao TDAH.
PRA QUE SERVE O VENVANSE? ENTENDA COMO ELE AGE NO SEU CÉREBRO!
O que o Venvanse causa a longo prazo?
No longo prazo, o constante consumo com doses acima do recomendado pode elevar as chances de problemas cardíacos e desencadear transtornos psíquicos, como ansiedade e depressão.
Interações medicamentosas. O Venvanse pode interagir com outros medicamentos, incluindo antidepressivos e medicamentos para pressão arterial. É importante que o médico pergunte ao paciente quais são os outros medicamentos está tomando antes de iniciar o tratamento.
O pico do efeito do Venvanse, ou seja, o momento em que a concentração do medicamento no sangue atinge seu nível mais alto, geralmente ocorre entre 3 a 4 horas após a ingestão da cápsula.
O uso prolongado pode levar ainda à depressão, pois você está estimulando um neurotransmissor a te dar energia, e quando há essa interrupção abrupta dá um reboot — explica Góes. O remédio só é vendido com prescrição médica.
Venvanse deve ser tomado uma vez por dia pela manhã, com ou sem alimentos. A ingestão na parte da tarde deve ser evitada devido ao potencial para insônia.
Venvanse é indicado para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH). Venvanse deve ser usado como parte de um programa total de tratamento do TDAH, que pode incluir aconselhamento ou outras terapias.
A EMPRESA TAKEDA, POR TER MONOPÓLIO NA PRODUÇÃO DO VENVANSE, ESTÁ COBRANDO O VALOR DA MEDICAÇÃO FORA DA CONDIÇÃO ECONÔMICA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO. INÚMEROS PACIENTES PRECISAM DA MEDICAÇÃO PARA SEU TRATAMENTO. NEM DESCONTO DE LABORATÓRIO OU DE FIDELIDADE AO USO DA MEDICAÇÃO A TAKEDA OFERECE.
O Venvanse ® ocasiona perda de peso devido à sua ação estimulante no sistema nervoso central, onde bloqueia a recaptação de norepinefrina e dopamina (são dois tipos de neurotransmissor, mensageiro químico que é liberado pelos neurônios) e aumenta a sua liberação para o espaço extraneuronal.
Deve ser usado cedo pela manhã, pois seu efeito terá entre 8-9 a 12 horas de duração no máximo. Se tomado mais tarde, a presença da droga no organismo poderá se estender durante a noite. Como resultado, o sono será significativamente prejudicado.
Por isso, seu uso em pacientes que não sofram com TDAH ou compulsão alimentar não é indicado, já que não promoverá os benefícios buscados, pode causar dependência e, sem o acompanhamento correto, pode provocar ainda efeitos colaterais importantes. Além disso, é doping, em caso de atletas.
A dose inicial e recomendada de Venvanse é de 30 mg uma vez por dia pela manhã. A dose pode ser aumentada até o máximo recomendado de 70 mg uma vez por dia pela manhã, conforme orientado pelo médico.
No geral, as diretrizes psiquiátricas recomendam que a descontinuação seja feita de forma gradual, num período de 2 a 4 semanas, nas quais se reduz devagar a dose terapêutica mínima. Por exemplo: se a dose recomendada era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante.
Enquanto a Ritalina apenas bloqueia a recaptação de noradrenalina e dopamina, o Venvanse além de ter esse mecanismo, ainda consegue entrar pelos transportadores, ocupar as vesículas e induzir a exocitose de mais neurotransmissores, aumentando ainda mais a ofertas deles nas sinapses.
Quanto tempo o Venvanse fica no organismo toxicológico?
O Exame toxicológico consegue detectar as drogas consumidas nos últimos três meses (90 dias), a partir da coleta de cabelos. Em pelos do corpo, o tempo para detectar as drogas no organismo é de seis meses (180 dias).
O consumo de café com o uso de Venvanse 70mg pode gerar dúvidas quanto ao impacto nos efeitos desejados ou se pode gerar reações adversas, porém não é uma informação relatada na bula do fabricante.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Venvanse são boca seca, perda do apetite, insônia, dor de cabeça, dor no estômago, náusea, vômito, diarréia, prisão de ventre, ou sensação de nervosismo.
🛌 Crie um ambiente propício para o sono: Mantenha seu quarto escuro, fresco e silencioso. Estabeleça uma rotina de relaxamento antes de dormir, como tomar um banho morno, ler um livro ou praticar técnicas de respiração e meditação.