Vetores são segmentos de retas usados para representar alguma grandeza vetorial. Apesar de ambas ações precisarem de força, puxar e empurrar são coisas distintas, uma vez que a força é representada por vetores. Vetor é um segmento de reta orientado que apresenta módulo (tamanho), direção e sentido.
Os vetores são representados geometricamente por flechas. Geralmente eles partem da origem, e as coordenadas de seu ponto final são escritas para identificá-lo. Na imagem abaixo, o vetor v = (a,b), pois (a,b) é o ponto final do vetor v. Exemplo: Para calcular a norma do vetor v = (3, – 4), utilize: |v| = √(a2 + b2).
Vetores são um artifício matemático utilizado para informar o módulo, direção e sentido das grandezas físicas vetoriais, como velocidade e aceleração. As setas servem de representação para os vetores.
Os vetores desempenham um papel importante na física: velocidade e aceleração de um objeto e as forças que agem sobre ele são descritas por vetores. Os componentes de um vetor dependem do sistema de coordenadas usado para descrevê-lo.
- A direção do vetor é a reta onde o vetor atua. podemos classificar essa direção como sendo horizontal, vertical diagonal e ainda podemos dar a direção pelo ângulo em relação a um eixo de referência. - O sentido do vetor é dado pela ponta da flecha. O sentido indica para que lado o vetor atua.
Porém, elementos em vetor são idealmente utilizados em textos, pois sua estrutura permite maior definição no processo de impressão, principalmente para fontes pequenas e/ou muito detalhadas.
A grande vantagem de usar vetor é poder trabalhar com muitas variáveis utilizando um único nome para esse "agregado" de variáveis. Para isso existe uma sintaxe especial para pegar cada elemento do vetor, em posições específicas, como o primeiro elemento ou o décimo elemento.
Você sabe o que é vetor de imagem? É a imagem que não é construída em gráficos bitmap, ou seja, construída por pixels. Essas imagens são construídas por linhas, curvas, retângulos e outras formas preenchidas.
Ele é usado para representar e analisar fenômenos em diferentes áreas, como mecânica, física, engenharia e ciência da computação. Como elemento de um espaço vetorial, os vetores podem ser usados para representar e analisar grandezas físicas como velocidade, aceleração e força.
A água e seu armazenamento, o clima, a temperatura, a umidade, a densidade, a vegetação e as condições das habitações são fatores determinantes para a proliferação destes vetores.
Quais são as principais características de um vetor?
Definição: Um vetor (geométrico) no espaço R3 é uma classe de objetos matemáticos (segmentos de reta) que tem a mesma direção, mesmo sentido e mesma intensidade. Esta classe de equivalência de objetos com as mesmas características é representada por um segmento de reta desta família (representante).
Para o que nos interessa, podemos conceituar vetor como o ente matemático que representa o conjunto dos segmentos orientados de reta que têm o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.
Em outras palavras, os vetores (na Física) representam as grandezas vetoriais — que apresentam um valor numérico, direção e sentido — por meio de segmentos de retas. Como principais exemplos, podemos citar a força, a velocidade, a aceleração e o movimento.
Os vetores são representados por segmentos de retas em formato de seta e têm como função caracterizar as grandezas físicas vetoriais com módulo, direção e sentido. Módulo: também chamado por valor numérico, norma, intensidade ou tamanho da grandeza vetorial, é representado por |→v| ou v.