Defendia inicialmente que as palavras representam coisas, segundo acordo social. No entanto, acabou por rejeitar essa ideia. Passou a acreditar que o uso era mais importante do que a convenção.
Ele afirma, por exemplo, que a totalidade das proposições é a linguagem; que a proposição é uma figuração da realidade; que os limites do mundo são os limites da minha linguagem etc. Ou seja, ele não se limita ao que se mostra, mas pretende falar sobre como as coisas são em sua totalidade.
Ludwig Wittgenstein desdobrou-se para lá da filosofia, desconstruindo a matemática, a linguagem e a própria mente, discutindo-as à luz da lógica e das relações existentes entre as partes constituintes em cada conceito.
Para Wittgenstein, o significado de uma linguagem é dado em seu uso, e como são usos diferentes, ele fala em jogos de linguagem. Não aprendemos o nome das coisas, mas um comportamento expressivo que substitui o comportamento natural.
Ludwig Feuerbach defendeu uma filosofia que construísse e desenvolvesse o ser humano. Lutou contra a opressão do homem e queria uma vida digna, sem pobreza, mas aqui e agora na Terra.
Quais são as duas principais obras de Wittgenstein?
Ludwig Wittgenstein (1889-1951) produziu duas filosofias di- ferentes: uma no Tractatus logico-philosophicus (1921) e outra nas Investigações filosóficas (1953).
Ou seja, a linguagem verbal tem função de representar o real. A linguagem é um instrumento que se utiliza para dizer o real. Falar, para o filósofo, é, como qualquer outro verbo (como cortar ou comer), uma ação, e uma ação é uma coisa no mundo, ou seja, segue o modelo de uma essência situada no mundo das formas ideais.
A crítica realizada por Wittgenstein à filosofia é também uma crítica à necessidade indispensável de constatar o invariável, a natureza das coisas e o que de mais exato há, através de um distanciamento inescrupuloso da realidade, onde se encontra o objeto de estudo, ou o motivo do questionamento.
Com isso, Wittgenstein aponta a diferença entre “significado” e “compreensão”. O significado seria dado pela circunstância – descrição da dor, da vida ou do tempo, por exemplo –, enquanto a compreensão implica o domínio, o saber sobre alguma coisa, que acaba coincidindo com uma espécie de aprendizagem sobre algo.
Quais são as duas fases do pensamento de Wittgenstein?
Neste caso, são duas as fases: a do “primeiro” Wittgenstein, cuja obra central é o Tractatus Logico-Philosophicus, e a do “segundo” ou “último” Wittgenstein, cuja obra principal é as Investigações Filosóficas.
Wittgenstein postula, então, uma relação entre fato e proposição. O percurso acontece da seguinte maneira: ao fato corresponde uma realidade, por sua vez, a percepção da realidade proporciona uma imagem no pensamento e por último forma-se a proposição com a expressão do pensamento (a imagem).
Wittgenstein chama todas essas diferentes atividades de “jogos de linguagem”. O termo jogo de linguagem refere-se a qualquer uma das muitas e variadas atividades de uso da linguagem em que nos envolvemos, e serve de comparação à falsa idéia de que a linguagem tem uma única estrutura lógica subjacente.
Quais são os limites da linguagem para Wittgenstein?
Wittgenstein quis determinar os limites da linguagem de forma absoluta e definitiva. Mas os limites são relativos ao poder de expressão de cada linguagem e não existe uma linguagem privilegiada a partir da qual possamos julgar as capacidades de todas as outras (CABRERA, 2006, p. 381).
Qual a concepção de Wittgenstein da tarefa da filosofia?
Não há proposições filosóficas, logo, não há conhecimento filosófico e a filosofia, portanto, não é uma teoria. Os problemas filosóficos não são problemas teóricos que precisam ser resolvidos, mas problemas linguísticos que precisam ser dissolvidos.
Por que para Wittgenstein a pergunta sobre o sentido da vida?
Para Wittgenstein a pergunta pelo sentido da vida não faz sentido e nem deveria ser feita pois o sentido da vida é uma questão que não pode ser explicada ou comprovada por não ser teórica/racional.
O objetivo de Wittgenstein é percebido logo no início da obra, que é o de romper com a tradicional forma de se vê o mundo [23], não o aceitando mais como um mero agregado de coisas sem nexo e, assim, sem sentido, não sendo possível, pois, serem pensadas de forma independente uma das outras.
Deste modo, Wittgenstein quer contestar estas ideias de que a linguagem tem uma essência, que a única linguagem com sentido é a ostensiva e de que a verdade possui uma objetividade necessária. Para ele, a palavra não tem um limite fixo e não se pode dizer que existe algo comum às utilizações que se faz dela.
Filosofia da linguagem é o ramo da filosofia que estuda a essência e natureza dos fenômenos linguísticos. Uma das principais características da filosofia da linguagem é a maior diferença entre o ser humano e os outros seres que existem no mundo.
Qual a relação entre a linguagem e o mundo para Wittgenstein?
A linguagem em Wittgenstein pode ser entendida, em certo sentido, como uma realidade refratada do mundo, sobretudo das relações entre coisas, e esse ponto de vista implica que a linguagem não é redutível a dados de funcionamento interno independentes, mas da sua relação lógica com a realidade.
O que Wittgenstein entendia por linguagem privada em suas investigações filosóficas?
2. O que Wittgenstein entendia por "linguagem privada", em suas "Investigações Filosóficas"? a. ( ) Uma linguagem que se refere à verdade sobre o mundo conforme a pessoa o entende.
O que está pressuposto no Tractatus é a existência dos objetos para uma afiguração completa do mundo, tratando-se apenas das relações lógicas desses objetos, isto é, da forma lógica como são constituídos e do sentido da proposição complexa a partir do valor de verdade das suas proposições elementares.
A real origem da linguagem verbal pode ser rastreada em um período que vai a até pelo menos 50 mil anos atrás. Mas a maioria dos linguistas acha que a origem é bem mais antiga que isso. "Muitos de nós acreditam que começou há mais de meio milhão de anos", diz Tallerman.
O que significa "os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo"?
Assim, chegamos ao ponto em que Wittgenstein nos dá esta famosa afirmação, em 5.6: “Os limites da minha linguagem significam os limites do meu mundo.” Vemos que ele não quer dizer nada mais do que isso: uma vez que a linguagem é a totalidade de todas as proposições com valor de verdade sobre os fatos, e o mundo é a ...
Linguagem verbal é aquela que usa as palavras: veja como funciona. A linguagem verbal é a forma mais comum de comunicação. Ela é o tipo de linguagem que usa palavras – escritas ou faladas.