Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomos duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear (carioteca) e é o início da mitose. Acontece duplicação dos centríolos e formação dos fusos e áster. É a etapa mais longa da mitose.
Prófase I – nessa etapa ocorre a condensação dos cromossomos; o sumiço temporário da carioteca; desaparecimento do nucléolo e a duplicação dos centríolos para os polos da célula. Na prófase também acontece a permuta de genes (crossing-over), por meio da troca de pedaços entre cromossomos homólogos.
→ Prófase. A primeira etapa da mitose. Nessa fase, algumas importantes modificações são observadas. Entre as alterações da prófase, destacam-se a condensação dos cromossomos, o desaparecimento dos nucléolos e o início da formação do fuso mitótico.
Na prófase ocorrem os primeiros eventos da divisão, tais como o início da migração dos centrossomos (que se dividiram na fase S) para pólos opostos; início da desestruturação do envoltório nuclear e da condensação dos cromossomos.
Prófase: inicia-se logo após a interfase, uma longa etapa na qual ocorrem aumento da célula, produção de organelas e a duplicação dos cromossomos. Na prófase, os cromossomos aumentam sua condensação, e o nucléolo, local onde os ribossomos são formados, desaparece.
MITOSE E MEIOSE | Divisão Celular | Quer que desenhe
Que fenômeno acontece na prófase?
A Prófase I é a primeira etapa da meiose I. Nela ocorre o pareamento dos cromossomas homólogos e pode acontecer um fenômeno conhecido como crossing-over (também chamado de permuta).
A meiose I inicia-se com a prófase I, fase marcada pela condensação progressiva dos cromossomos, troca de material genético entre cromátides não irmãs, formação do fuso (feixe de microtúbulos), quebra do envoltório nuclear e início da migração dos cromossomos homólogos em direção à placa metafásica.
Durante a prófase o nucléolo vai se tornando menos evidente, até desaparecer e ocorre a desintegração da carioteca (envoltório nuclear). Em torno do núcleo, organiza-se um conjunto de fibras (microtúbulos) originadas a partir centrossomos, o fuso mitótico.
Quais são os principais eventos que ocorrem durante a prófase 1 da meiose?
A prófase I é a primeira etapa da meiose I, e, assim como na mitose, observa-se a movimentação do centrossomo, formação do fuso, quebra do envelope nuclear e condensação progressiva dos cromossomos.
A chamada permutação cromossômica ou fenômeno crossing over diz respeito a uma troca entre as cromátides homólogas que ocorre de forma natural e recíproca. Esse tipo de translocação se dá durante a meiose I da divisão celular, na fase de prófase I, mais especificamente na subfase paquíteno.
Qual é a diferença entre a prófase que ocorre na mitose e a prófase I que ocorre na meiose?
Na mitose a prófase é curta, já na meiose é longa, sendo sua maior etapa. Recombinação e cruzamento – Na mitose não há recombinação, o cruzamento ocorre na prófase. Na meiose há recombinação e o cruzamento ocorre durante a prófase I.
Quais os principais eventos que ocorrem na prófase?
No estágio inicial da prófase, a célula começa a quebrar algumas estruturas e a formar outras, preparando o cenário para a divisão dos cromossomos. Os cromossomos começam a se condensar (o que facilita sua separação mais tarde). O fuso mitótico começa se formar.
Prófase: Nessa etapa, que é a mais longa da mitose, observa-se a condensação do DNA que foi duplicado no período da interfase. A membrana que envolve o núcleo desorganiza-se e forma vesículas que ficam no citoplasma até o final da mitose, momento em que o envoltório nuclear é reconstruído.
Prófase II: as células iniciais são as células haploides produzidas na meiose I. Os cromossomos condensam-se e o envelope nuclear é rompido, se necessário. Os centrossomos se separam, o fuso é formado entre eles, e os microtúbulos do fuso começam a capturar os cromossomos.
Prófase: observa-se a presença dos cromossomos duplicados como duas cromátides-irmãs unidas pelo centrômero. Inicia-se a formação do fuso mitótico, formado por microtúbulos que partem do centrossomo e são responsáveis por garantir a movimentação dos cromossomos durante a mitose. Nessa fase os nucléolos desaparecem.
A mitose consiste em quatro fases básicas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Essas fases ocorrem em uma ordem estritamente sequencial, sendo que a citocinese – processo de divisão dos conteúdos das células para formar duas novas células – começa na anáfase ou na telófase.
O Crossing Over ou permutação cromossômica consiste em uma troca entre as cromátides homólogas de maneira natural e recíproca. É um tipo de translocação que acontece durante a meiose I da divisão celular, na fase de prófase I, na subfase paquíteno.
A prófase é a primeira fase da mitose e da meiose, onde os cromossomos se condensam, os nucléolos e a carioteca se desfazem, dispersando seus componentes no citoplasma.
O núcleo celular é a região da célula eucarionte em que ocorre o controle das atividades celulares. É nesse local que encontramos os cromossomos, estruturas que consistem em DNA e em moléculas proteicas associadas.
Portanto quando se considera apenas uma célula com 2n=4, são produzidos dois tipos de gametas a cada meiose. Porém, o número de células que sofrem meiose em cada organismo é muito grande, levando- nos a perceber que haverá em um indivíduo duplo heterozigoto (2n=4), quatro tipos diferentes de gametas.