Uma nuvem só libera chuva quando se acumula gelo demais em seu topo. Nesse caso, as nuvens ficam mais pesadas e começam a cair sobre a superfície da Terra. Durante a queda, o gelo se derrete, transformando-se em gotas.
O que acontece quando a água contida nas nuvens se transforma em chuva?
No processo de evaporação, quando o vapor de água atinge temperaturas baixas, se transforma em estado líquido. Quando as nuvens estão saturadas, ocorrem as precipitações (chuvas, granizo ou neve). Quando atingem a superfície terrestre, é absorvida pelos solos e abastece o lençol freático.
Em quase todos os casos, a chuva se forma nas nuvens, mas em certos lugares, também é possível cair chuva sem a presença de nuvens. E nem toda a chuva que sai das nuvens atinge o solo, pois algumas vezes, ela se evapora na atmosfera bem antes de cair sobre a superfície.
Quando as nuvens estão bem carregadas acontece o quê?
Quando essas nuvens ficam carregadas, ocorre a precipitação (chuva), que pode ocorrer na forma líquida ou nas formas de granizo e neve. A água da chuva, então, retorna para a Terra, podendo seguir diferentes caminhos, como voltar para lagos e rios ou infiltrar-se no solo.
O que acontece quando as nuvens ficam mais pesadas e encontra o ar mais frio?
Quando as gotas ficam pesadas demais, elas caem na Terra. Se uma nuvem estiver mais fria, como ocorre em altitudes mais elevadas, as gotículas de água podem congelar e formar gelo. Esses cristais de gelo, então, caem na Terra como neve, granizo ou chuva, dependendo da temperatura na nuvem e na superfície da Terra.
O que acontece quando as nuvens ficam pesadas e não consegue mais segurar água?
Uma vez que uma nuvem se encontra muito densa e pesada, esse efeito perde sua utilidade e a nuvem, de certa forma, "cai". Mas não de maneira direta, e sim como chuva e neve, dependendo da concentração de água ou de gelo.
Com base na altitude, as nuvens mais comum na troposfera são agrupadas em quatro famílias: Nuvens altas, médias, baixas e nuvens com desenvolvimento vertical.
Como as partículas, as gotículas de nuvem são tão pequenas que não caem no chão (a menos que a nuvem esteja liberando chuva). O ar ascendente ao seu redor empurra-as para cima, a gravidade as puxa para baixo e elas acabam flutuando no céu.
Como as nuvens geralmente têm milhares de metros de altura na atmosfera, esse pequeno deslocamento para baixo não é perceptível ao olho humano. Mas algo contraria essa descida lenta, que é aí que entra a ilusão. Correntes ascendentes de ar ascendente mantêm as gotículas suspensas, mesmo quando elas caem gradualmente.
Para saber quanto pesa uma nuvem, é necessário multiplicar o valor da densidade e do volume da água que a constitui. A massa resultante pode chegar a mais de 500 toneladas. As nuvens são formadas por minúsculas partículas de água ou gelo que flutuam sobre camadas de ar quente.
Na verdade é o atrito das moléculas de ar com cada gotícula de água que as mantém suspensas. Esse acúmulo de gotículas, com o passar do tempo, faz com que a nuvem aumente de densidade, se tornando cada vez mais pesada.
O que cai no solo quando as nuvens se tornam muito pesadas?
Neste momento, ocorre o processo de Condensação, ou seja, a transformação do estado gasoso da água para seu estado líquido, sendo as nuvens, as gotículas de água líquida suspensas no ar. suspensas no ar se tornam pesadas e caem no solo na forma de chuva.
As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande.
Através da evaporação, durante o ciclo da água. O calor irradiado pelo sol aquece a água dos rios, lagos, mares e oceanos ocorrendo o fenômeno da Evaporação. Nesse momento, ocorre a transformação do estado líquido da água para o seu estado gasoso, à medida que se desloca da superfície da Terra para a atmosfera.
Nuvens são formadas por pequenos cristais de gelo e gotículas de água em suspensão na atmosfera. Os diferentes tipos de nuvens são determinados pela altitude e aparência. As nuvens são formadas por gotículas de água, cristais de gelo e núcleos de condensação.
Quando as nuvens ficam muito carregadas ocorre às?
Quando as nuvens ficam carregadas de água, podem provocar precipitação em forma de chuva, neve ou granizo, que é a etapa seguinte do ciclo da água. A precipitação recarrega os reservatórios de água na Terra, como rios, lagos e aquíferos, e ajuda a manter o equilíbrio natural do planeta.
O Atlas Internacional de Nuvens da OMM reconhece atualmente dez tipos de nuvens, descrevendo o local do céu onde se formam e a sua aparência. São eles: Cirrus (Ci): são nuvens separadas que se apresentam sob a forma de delicados filamentos brancos ou de estreitas faixas também na cor branca.
Não sabemos se as nuvens afetam o clima da terra esquentando-o ou esfriando-o. As nuvens podem influenciar de duas maneiras. Elas refletem os raios solares, impedindo que eles cheguem a superfície, resfriando a Terra. Por outro lado, a presença de nuvens durante a noite tende a elevar a temperatura.
O que acontece quando as nuvens ficam sobrecarregadas?
Quando estas nuvens ficam sobrecarregadas e atingem altitudes elevadas ocorrem as chuvas. Estas se formam, pois a temperatura cai e a água transforma-se em líquido (condensação). Esta água que cai nas chuvas vai parar nos oceanos, rios e lagos.
Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Prende as águas nas suas nuvens, todavia a nuvem não se rasga debaixo delas. Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens.
A principal razão para essa cor é que as nuvens de chuva são bem espessas. Quando elas alcançam vários quilômetros de altura, os raios de sol não conseguem atingir as gotículas que ficam na parte baixa. Como elas não recebem luminosidade, sua cor acaba sendo negra.