Danos dos besouros As larvas de algumas espécies se alimentam das extremidades apicais e das raízes ou mastigam e perfuram os caules, e outras espécies também se alimentam das folhas. Os besouros adultos causam danos ao se alimentarem dos frutos, dos botões das flores e das folhas, dependendo da espécie.
Apesar de menos frequente quando comparados com os outros insetos, os besouros também podem eliminar substâncias, quando tocados ou esmagados, que desencadeiam reações alérgicas. Entre as reações, destacam-se a irritação da pele, vermelhidão, ardor, coceira e o aparecimento de bolhas no local.
As picadas por besouros conduzem a uma irritação local devido à toxina que estes libertam aquando da picada. Carateriza-se pelo aparecimento de pápulas, pápulo-vesículas ou bolhas.
Christmas Eye ou “doença do olho verde”: síndrome rara causada por besouro. “Doença do olho verde” é uma enfermidade monocular caracterizada por dor debilitante e úlcera uniforme grande e rasa, causada por um besouro.
As larvas de algumas espécies se alimentam das extremidades apicais e das raízes ou mastigam e perfuram os caules, e outras espécies também se alimentam das folhas. Os besouros adultos causam danos ao se alimentarem dos frutos, dos botões das flores e das folhas, dependendo da espécie.
É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi.
O que pode acontecer depois da picada de um besouro?
Algumas vezes, você pode ter: Uma ferida grande (úlcera) inchada e dolorosa. Sintomas de infecção, como vermelhidão e inchaço ao redor da picada. Muito raramente, sintomas de uma reação alérgica, como eritema, urticária e dificuldade em respirar.
Após a picada de inseto, pode-se passar gelo no local por até dez minutos, já que ajuda a aliviar os sintomas. É também indicado evitar coçar a área, uma vez que essa ação pode levar a aumento da irritação da pele.
A recomendação principal é desinfetar o local da picada com água e sabão. Depois de lavar e secar a área afetada, você pode aplicar compressas frias para aliviar sintomas como irritação, dor e coceira.
Diferente do que a maioria das pessoas pensa, o potó não pica a pele e não é a urina dele que causa ferimentos. Na realidade, ele libera uma secreção tóxica que causa queimaduras ao ter contato com o corpo.
Além da água parada, outros lugares podem atrair essas pragas. Entulhos e madeira amontoada, por exemplo, costumam abrigar baratas, besouros e até insetos peçonhentos como aranhas e escorpiões. Se não quiser esse tipo de surpresa desagradável, nunca deixe esses itens no seu quintal!
Atraídos pela luz, eles entram em casas e apartamentos, incomodando moradores. Instalar telas e apagar as luzes no início da noite ajudam a mantê-los do lado de fora. Eles são pequenos e inofensivos, mas incomodam muito.
“Não se deve tentar matar ou esmagar o inseto, porque isso pode aumentar o risco de infecção. Em lugar disso, é indicado pegá-lo com cuidado, protegendo as mãos com luva ou saco plástico e colocar em um pote fechado para entregar no PIT mais próximo ou para um agente de endemias ou de saúde da localidade.
O barbeiro transmite a doença de Chagas por meio de suas fezes ou urina infectadas com Trypanosoma cruzi. Os triatomíneos, popularmente conhecidos no Brasil como “barbeiros”, são insetos identificados como o principal transmissor da doença de Chagas na América Latina, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Desde as pequenas e coloridas joaninhas até os curiosos vaga-lumes e os escaravelhos, todos são besouros. O que sabemos hoje é que existe apenas uma espécie venenosa, o besouro-escorpião (Onychocerus albitarsis).
Sintomas: Os adultos se alimentam de folhas e frutos, causando redução da área fotossintética das folhas e perfurações nos frutos, danos que acarretam em redução da produção.
Besouros da terra gostam de saborear lesmas, caracóis, lagartas e outros insetos que passam o tempo rastejando no chão. Eles são incrivelmente vorazes também. Uma larva de besouro terrestre vai comer até cinquenta lagartas com facilidade. Como atraí-los: comece uma pilha de compostagem e plante muitas plantas perenes.
Certas espécies de besouros também produzem substâncias químicas defensivas que podem causar dermatites de contato, irritação ocular e, em casos mais graves, danos ao trato gastrointestinal se ingeridos.
Até agora, só conhecemos um besouro peçonhento em todo mundo, que é o besouro-escorpião. Ainda bem, né? Ele é um tipo de serra-pau, do tamanho de uma moeda de R$ 1, e tem dois ferrõezinhos nas pontas das antenas.
As picadas por besouros conduzem a uma irritação local devido à toxina que estes libertam aquando da picada. Carateriza-se pelo aparecimento de pápulas, pápulo-vesículas ou bolhas.