O que os cachorros pensam quando falamos com eles?
Os cães não pensam em palavras e símbolos como os humanos. No entanto, a inteligência canina se manifesta de outras maneiras. Não é à toa que os cachorros são plenamente capazes de aprender comandos de adestramento e às vezes parecem compreender o que falamos.
Segundo os estudos, os cães possuem uma imagem mental multimodal, ou seja, pensam em objetos e familiares levando em consideração as características sensoriais como cheiro e aparência.
Cachorros entendem o que a gente fala? A resposta é parcialmente sim. Os cachorros podem não entender o idioma humano da mesma forma que nós, mas eles são surpreendentemente bons em captar pistas que lhes permitem compreender parte do que dizemos. Ou seja, eles têm uma capacidade de entendimento.
Publicado na revista Animal Cognition, os cientistas analisaram que os cães possuem uma imagem mental multimodal. Em outras palavras, são capazes de pensar em elementos, como objetos e familiares, considerando características sensoriais (cheiro e aparência).
Um outro estudo feito pela Universidade de Vienna revelou que os cachorros olham para os seus donos da mesma forma que uma criança olha para os pais. Ou seja, quando eles estão com fome ou medo, por exemplo, olham para os seus donos para resolver esse problema e lhes dar apoio emocional.
Como funciona a mente dos cães? Será que eles pensam?
Como se diz eu te amo para um cachorro?
O balançar de rabo diz mais do que mil palavras
Se você ainda se pergunta “como saber se meu cachorro me ama”, repare na cauda! A forma mais comum e conhecida de demonstração de contentamento dos cães é o balançar do rabo.
Até pouco tempo, pensava-se que os cães enxergavam seus humanos como chefes. Estudos recentes, no entanto, têm ido de encontro a essa suposição. Atualmente, médicos veterinários e adestradores têm defendido a ideia de que os cães os enxergam como membros do mesmo grupo, com os quais devem compartilhar carinho e amor.
Os animais possuem consciência de si mesmo, alguns, como os cães por exemplo, podem inclusive se reconhecer no espelho. Além das sensações físicas, como frio, calor e dor, eles possuem também emoções, como medo, afeto, felicidade e tristeza.
"O olfato talvez seja o sentido mais apurado nos cães. A anatomia e quantidade de células sensoriais permitem efeitos impressionantes como localização de pessoas e objetos perdidos, drogas, e detecção de tumores".
Com a proximidade entre humanos e cães, ficou claro que os pets compreendem os sentimentos básicos e reagem a eles de acordo com cada situação específica: alegria, tristeza, raiva e comemoração.
Eles também aprendem frases como: “vamos fazer xixi”, “faz coco”, “xixi é aqui”, por isso no começo, cada vez que eles fizerem xixi ou cocô devemos repetir as mesmas palavras e dar recompensas quando acertarem o lugar.
O resultado do trabalho identificou padrões de atividade específicos da linguagem na região do córtex auditivo secundário. Isso, segundo os pesquisadores, indica que os cachorros foram capazes de distinguir entre espanhol e húngaro.
Esse é o gesto mais comum de “eu te amo” realizado com cachorros e que realmente é uma forma que eles reconhecem como uma expressão de afeto. É também uma das formas mais simples, que não demandam muito tempo. Por exemplo, quando você está assistindo televisão e seu cachorro está perto.
Crianças dessa idade sentem emoções, mas não as mesmas nem da mesma forma que um adulto. Isso também acontece com os cães: eles conseguem sentir emoções básicas e universais, como alegria, raiva, medo, nojo, tristeza e, sim, cachorro sente amor, principalmente quando nos olha.
A pesquisa baseou-se na capacidade que os cachorros têm em aprender palavras, sinais e gestos. Assim como uma criança de 2 anos, eles conseguem aprender em em torno de 165 palavras. Alguns mais inteligentes chegam a entender até 250 palavras.
Isso sugere que os cachorros possuem uma “memória episódica”, que é a habilidade de viajar mentalmente no tempo e relembrar de experiências e eventos específicos, como momentos, lugares e emoções associadas. Além disso, a memória episódica também é um possível sinal de autoconsciência dos cães.
As orelhas são um dos órgãos mais importantes e sensíveis para o animal. Então, para fazer a limpeza, utilize chumaços de algodão e limpe apenas o que estiver visível, evitando um contato mais profundo com os ouvidos. Lembre-se: O peludo depende da audição para te ouvir chegar e pular de amores.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que sim, os cães não enxergam tudo em preto e branco. Eles são capazes de identificar algumas cores, porém não veem tão colorido quanto os humanos. Devido a formação ocular, os cachorros conseguem enxergar, principalmente, os tons azulados e os amarelados acinzentados.
Uma das formas de como saber se o cachorro ama o dono é verificar se ele se apoia no seu colo, pois esse gesto significa que ele se sente seguro ao seu lado e deseja todo o seu carinho. Portanto, mesmo que ele possua uma caminha confortável, sempre vai buscar o seu colo para descansar tranquilo.
Nas últimas décadas, a ciência se debruçou sobre os encantos dos seres mais leais do mundo, e descobriu que o cérebro dos cães é surpreendentemente parecido com o nosso: tem um repertório emocional quase idêntico ao de uma criança de dois anos. É fato: são animais que evoluíram para se relacionar com humanos.
“Na realidade, o cão não consegue interpretar os pensamentos e sentimentos do homem, apenas responde aos sinais externos emitidos por ele”, disse à VEJA o psicólogo americano David Premack, especialista em comportamento animal da Universidade da Pensilvânia.
Pets conseguem formar uma imagem mental do significado das palavras que conhecem. A análise dos impulsos elétricos no cérebro dos cães indica que eles conseguem formar uma imagem mental do significado das palavras que conhecem, aprendendo os nomes de pelo menos alguns objetos, diz um novo estudo.
Cães com ansiedade de separação costumam ficar muito agitados quando percebem que o dono está para sair, latem ou choram para chamar a atenção, além de seguirem o dono pela casa inteira e às vezes até começarem a tremer e puxar pelas roupas dos humanos para “convencê-los” a ficar.
Por que o cachorro fica olhando fixamente para o dono?
Claro, muito do encarar também é uma expressão de amor. Assim como os humanos encaram os olhos de alguém que eles amam, os cães vão encarar seus donos para expressar afeto. Na verdade, o encarar mútuo entre humanos e cães libera ocitocina, conhecida como o hormônio do amor.
aquele nome que cê chama. ele é o nome dele. Ele não associa a ele, mas ele associa aquele nome que. ele conhece através do seu timbre vocal, do jeito da entonação que cê fala, ele associa aquilo com algo bom.