O Partido Comunista da União Soviética (PCUS) destruiu igrejas, mesquitas e templos, ridicularizou, perseguiu, indiciou e executou líderes religiosos, inundou as escolas e os meios de comunicação com ensinamentos antirreligiosos, e introduziu um sistema de crenças chamado "ateísmo científico", com seus próprios rituais ...
Para o catolicismo, o comunismo era encarado como um inimigo perigoso que ameaçava a ordem social existente e a sobrevivência da religião, pois destruía os princípios religiosos e morais da Igreja Católica.
Estima-se que, de abril a junho, 28 bispos e 1.215 padres foram mortos. Durante todo o ano de 1918, aproximadamente 8 mil pessoas foram executadas nessa estratégia de desapropriação dos bens da igreja.
A religião é o suspiro da criatura oprimida, o ânimo de um mundo sem coração e a alma de situações sem alma. A religião é o ópio do povo. A abolição da religião, enquanto felicidade ilusória dos homens, é a exigência da sua felicidade real.
Tendo em atenção que o Catecismo da Igreja Católica (1992) afirma que a Igreja rejeita as ideologias totalitárias e ateias, associadas, nos tempos modernos, ao "comunismo" ou ao "socialismo", e por outro lado, recusa, na prática do "capitalismo", o individualismo e o primado absoluto da lei do mercado sobre o trabalho ...
Comunismo e Cristianismo: Entenda por que são opostos!
O que é comunista na Bíblia?
O comunismo cristão é uma forma de comunismo religioso baseado no cristianismo. Ele é uma teoria teológica e política baseada na visão de que os ensinamentos de Jesus compelem os cristãos a apoiar o comunismo como o sistema social ideal.
Em sua forma moderna, o comunismo surgiu do movimento socialista na Europa do século XIX. Com o avanço da Revolução Industrial, os críticos socialistas culparam o capitalismo pela miséria do proletariado - uma nova classe de operários urbanos que trabalhavam em condições frequentemente perigosas.
Para Marx o ateísmo é algo bem claro, tão claro que não carece de nenhuma investigação mais apurada de sua parte. Deus não passa de uma projeção do homem, e assim a religião nada mais é que produção e alienação do homem; Berg diria que ela (a religião) seria uma legitimadora das questões humanas, logo, manipulável.
Porque o marxismo e o comunismo foram condenados pela Igreja?
Segundo os seus mentores, Karl Marx, Lenin e outros, “a religião é o “ópio do povo”, isto é, a droga que deixa o povo alienado e sujeito às explorações do capitalismo e dos ricos. A acusação vazia contra a Igreja é a de que ela só ensinava aos fiéis buscarem o céu, abandonando a Terra, sem lutar pelos direitos sociais.
era judeu. O que Marx faz é analisar a religião judaica do século XIX para demonstrar sua relação direta com os interesses e o aparelho ideológico do Estado.
China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.
Em relação às desigualdades sociais, os Papas criticavam os comunistas, pois eles queriam acabar com as classes e tornar a sociedade igualitária, e isso, seria um atentado contra as leis naturais.
Nossa Senhora das Graças começou a aparecer em Cimbres em agosto de 1936 e fez quase quarenta vezes. Sua mensagem era clara: “aproximavam-se tempos sérios” e, se o povo brasileiro não rezasse e fizesse penitência, “o comunismo chegará ao Brasil”.
Sob o comunismo, o desenvolvimento integral das pessoas será acompanhado pelo crescimento das forças produtivas com base no progresso contínuo da ciência e da tecnologia, todas as fontes de riqueza social fluirão abundantemente, e o grande princípio "De cada qual, segundo a sua capacidade; a cada qual, segundo as suas ...
No ano passado, o próprio papa Bento XVI, na encíclica Deus Caritas Est, afirmou que o marxismo ¿é uma filosofia desumana¿ por, segundo ele, ser contra a caridade. Na encíclica, o papa diz que o marxismo rejeita a caridade por ela impedir que as pessoas façam a revolução e, assim, manter as injustiças.
À frente do Vaticano, João Paulo 2º liderou uma vigorosa ação política contra o comunismo. A Polônia, terra natal de Karol Wojtyla, foi a primeira peça do "efeito dominó" que levou abaixo o comunismo no Leste Europeu no final dos anos 80.
Posição da Igreja Católica. O Magistério da Igreja Católica condenou igualmente o comunismo/socialismo e o capitalismo por serem incompatíveis com a doutrina católica: Sílabo dos erros (1864), condenou o socialismo, a democracia o liberalismo, a separação entre Igreja e Estado, o casamento civil.
O cristianismo é uma religião que prega a existência de Deus, bem como, de uma moral objetiva. Sendo assim, todas as relações cristãs estão diretamente ligadas à crença mística e em um relacionamento com a divindade. Já o marxismo é ateu, materialista dialético, não sendo ligado a questões transcendentes.
"Quem não paga o justo salário é um homicida"O filósofo cita depois uma passagem do livro bíblico do Eclesiástico: "O pão dos indigentes é a vida dos pobres; quem o tira é um homicida, quem não paga o justo salário é um homicida." Foi este texto que, lido por Bartolomeu de las Casas, o converteu num defensor dos índios ...
A oposição de Marx à religião foi baseada sobretudo no ponto de vista, em que ele acreditava, que a religião alienava os seres humanos da realidade, limitando eles de seu verdadeiro potencial. Ele considerou que a religião precisava ser eliminada da sociedade.
A principal forma de comunismo na história foi aquela concebida por Karl Marx e Friedrich Engels, que a definiu como "a doutrina das condições de libertação do proletariado".
A principal crítica feita ao marxismo na atualidade alega que este possui caráter simplista, seja na organização da sociedade em classes (capitalista e proletariado), seja nas diversas interpretações que Marx faz da interrelação direta entre os fatores sociais de consciência (como cultura, religião e política) e os da ...
Atualmente, os Estados comunistas existentes no mundo encontram-se na China, Cuba, Laos e Vietname. Estes Estados comunistas muitas vezes não afirmam ter alcançado o socialismo ou o comunismo nos seus países, mas sim estar a construir e a trabalhar para o estabelecimento do socialismo nos seus países.