Nesse período, os japoneses realizaram estupros sistemáticos e indiscriminados contra as mulheres chinesas em Nanquim. Acredita-se que o número de mortos em Nanquim possa ter chegado aos 300 mil, e o de mulheres estupradas, a aproximadamente 20 mil. Esse episódio ficou conhecido como o Grande Estupro de Nanquim.
A partir de 1933, o Japão invadiu a China com a intenção de anexar a Manchúria oficialmente ao Império do Japão. A invasão japonesa na China resultou na Segunda Guerra sino-japonesa (1937-1945), na qual o Japão cometeu inúmeras atrocidades contra a população civil chinesa.
Foi responsável pela maioria das baixas civis e militares na Guerra do Pacífico, com entre 10 e 25 milhões de civis chineses e mais de 4 milhões de militares chineses e japoneses desaparecidos ou morreram devido à violência relacionada à guerra, fome e outras causas. A guerra foi chamada de "holocausto asiático".
Por que os japoneses invadiram o território chinês?
Assim, pode-se dizer que a invasão de 1937, iniciada em 7 de julho, foi o resultado lógico de uma política crescentemente expansionista que mobilizava o governo de Tóquio desde os finais do século 19. Todavia, para os estrategistas do estado-maior nipônico, a guerra contra a China tinha que ser rápida.
A Segunda Guerra Sino-Japonesa foi um conflito entre Japão e China iniciado em 1937 como consequência da expansão imperialista dos japoneses sobre o território chinês. Esse conflito, iniciado no Incidente da ponte Marco Polo, estendeu-se até 1945 com a rendição incondicional dos japoneses aos Aliados.
A rivalidade e desconfiança da relação entre China e Japão são resultantes dos desdobramentos de eventos na escala mundial da passagem do século XIX para o século XX. E, nesse período, o imperialismo europeu que se desenvolvia desde o século XVI precisava de maior expansão para sua manutenção.
Sendo a maior potência do futebol asiático nos últimos anos, o Japão chega como grande favorito a garantir a liderança do Grupo C nas eliminatórias. Seu primeiro oponente, China, dificilmente conseguirá realizar este feito.
Os japoneses tomavam as terras produtivas até então ocupadas pelos coreanos e faziam coreanos a prestar trabalhos forçados (e muitos eram enviados ao Japão exatamente para cumprir essa finalidade). Além disso, a ocupação japonesa ficou marcada por diversos crimes sexuais cometidos contra coreanas.
Os portugueses foram os primeiros europeus a entrar em contato com o Japão, em 1543, depois que uma tempestade fez um navio chinês com comerciantes atracar na Ilha de Tanegashima, na província de Kagoshima (sul do Japão).
Depois que os portugueses fizeram o primeiro contato com o Japão, em 1543, o trafico de escravos se desenvolveu em grande escala no qual os portugueses compravam japoneses como escravos no Japão e vendiam para os diversos locais no exterior, incluindo no próprio país, durante os séculos XVI e XVII.
Após a descoberta do caminho marítimo para a Índia, os portugueses continuaram as suas explorações para oriente. Assim, em 1513, Jorge Álvares chegou à Ilha de Ling-Ting, onde ergueu um padrão, e onde foi enterrado em 1521. Em 1515, Rafael Perestrelo chegou ao Rio da Pérola.
O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.
A conquista de Nanquim, então capital da República da China, provocou em dezembro de 1937 massacres, assassinatos, estupros e saques por parte das tropas japonesas. O Japão reconhece que o "assassinato de um grande número de não combatentes, saques e outros atos", mas que o número de vítimas é "difícil de determinar".
Por que o Japão era aliado da Alemanha nazista? Porque, devido às circunstâncias, ambos tinham inimigos comuns naquele momento. Do ponto de vista do Eixo, a aliança entre Japão e Alemanha tinha a vantagem de obrigar os Estados Unidos a dividirem suas forças.
O Japão iniciou a ocupação da Coreia em 1910, no contexto da crise do Império Coreano (1897-1910): em 1876, os japoneses iniciaram uma aproximação política e econômica com a Coreia, com o objetivo de integrá-la ao Império do Japão, o que aconteceu efetivamente a partir de tratados assinados em 1905 e 1910.
Qual é a diferença dos chineses japoneses e coreanos?
A inclinação, porém, costuma ser um fator de diferenciação. Olhos japoneses costumam ser inclinados para cima, e os chineses, para baixo. Os coreanos tendem a ter olhos menores. Existem ainda diferenças entre altura, formato do rosto, que tende a ser mais redondo nos chineses, e até mesmo na cor da pele.
O governo japonês sobre a Coreia foi um processo que, na verdade, começou após a assinatura do Tratado de Ganghwa, de 1876, onde uma coalizão de representantes e autoridades militares, econômicas e do governo Meiji buscaram integrar a Península Coreana política e economicamente ao Império do Japão.
Em relação à parceria Japão-EUA, Uehara (2003) denomina-a como "Bilateralismo dominante", porém explica que a atitude passiva do Japão para com os EUA é importante para a sua segurança e é um fator de estabilidade regional.
O crescimento econômico japonês nas décadas de 1960 e 1970 foi baseado na expansão rápida da indústria pesada em áreas como automotiva, aço, construção naval, química e eletrônica. O setor secundário (indústria, construção e mineração) expandiu para 35,6% da força de trabalho em 1970.
Os japoneses são descendentes de povos jomon, yayoi e ainus que se estabeleceram no arquipélago nipônico durante milhares de anos. Os Jomons foram os primeiros a desenvolver civilização no arquipélago, o povo nômade Yayoi se estabeleceu na região Central do Japão, e os Ainus ao Norte do país.
No Japão os chineses tem a maior comunidade de estrangeiros, com 656.403 pessoas, não incluindo os taiwaneses. Esses são em 45.209, minoria perto dos chineses. As Chinatown mais famosas do Japão ficam em Kobe (Hyogo) e Yokohama (Kanagawa).