Melchior, Baltazar e Gaspar eram homens que estudavam as estrelas e, em particular, foram guiados pela 'estrela de Belém', uma grande estrela que tinham visto no oriente e estava posicionada no lugar onde estava o menino Jesus”, complementa o astrólogo e professor de Astrologia, Guilherme Schutz.
Além disso, a partir desse compilado de versões bíblicas, é possível concluir também que os magos que visitaram Cristo eram homens eruditos, possivelmente, astrólogos ou astrônomos, já que foram descritos como “homens que estudavam as estrelas”.
Os Magos são indivíduos voltados para o estudo de passagens e escrituras místicas. Eles se consagram integralmente ao aprendizado de formas arcanas de conhecimento.
Os magos partiram para Belém, chegando na casa, adoraram a Jesus e o ofertaram ouro, incenso e mirra. O relato diz que em sonhos foram avisados por Deus que não voltassem a Herodes, seguiram por outro caminho para a sua terra, então partiram para sua terra.
Os termos usados são “magos”, “sábios”, “homens que estudavam estrelas” e termos semelhantes. Isso nos permite sugerir que o termo “magos” poderia ser uma referência a homens estudiosos e, além disso, pode ser sugerido que os magos eram astrônomos ou astrólogos.
QUEM ERAM OS TRÊS REIS MAGOS? - LAMARTINE POSELLA E SARAH SHEEVA
O que os magos do Oriente faziam?
Os três reis magos são sábios que foram adorar Jesus após seu nascimento. A Tradição e as Escrituras Cristãs (Evangelho de São Mateus, 2º capítulo) afirmam que eles foram de terras distantes do Oriente para aclamar e servir Jesus em Belém.
Segundo a Bíblia, os magos tiveram um sinal divino sob a forma de uma estrela que lhes indicou o caminho até ao estábulo onde Jesus estaria abrigado. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
Os três reis magos buscavam o nascido rei dos judeus com o objetivo de adorá-lo e levaram como presente ouro, que representava a realeza, o incenso, que representava a divindade, e a mirra que representava a humanidade”, explica Guilherme.
Os Reis Magos são figuras que fazem parte da crença católica e se tornaram relevantes durante o nascimento de Jesus, de acordo com o que é contado pela bíblia cristã.
Os magos são mestres na arte de transformar a realidade, poderosos alquimistas e possuem como fonte de poder o universo e o conhecimento. Possuem grande sabedoria dos mistérios do mundo e por vezes detêm poderes clarividentes, mediúnicos e clauriaudientes.
Eles podem manipular e manusear eles e outras formas dos elementos, como o vento e gelo. Com os elementos, eles podem forjar o metal com a terra, moldar o ar em ilusões, o fogo em profecias, a terra em ligações e água em cura.
Um mago é um praticante de magia que utiliza seus poderes para realizar feitiços, encantamentos e rituais místicos. Os magos são conhecidos por sua habilidade de manipular energias sobrenaturais e canalizá-las para alcançar seus objetivos.
O Mestre dos Magos é uma espécie de mestre de RPG (Dungeon Master), atuando como guia dos garotos. Não se conhece seu nome verdadeiro, sendo Mestre dos Magos uma espécie de cargo. Suas informações cifradas ocultam suas reais intenções e por vezes seus motivos se demonstram dúbios.
Assim, uma relação que podemos fazer por meio dessas versões e baseando nos relatos de estudiosos é que o termo “mago” era utilizado para referir-se a sábios, homens estudiosos, eruditos. Acredita-se que os magos poderiam ser astrônomos ou mesmo astrólogos, pois algumas versões falam que eles estudavam as estrelas.
s. m. || sábio, perito no culto da religião. [Aplica-se aos antigos sábios e sacerdotes da Pérsia, que se dedicavam em geral a tudo que dizia respeito à religião e política do reino, e em especial ao estudo dos astros.] || Mágico, feiticeiro. || Os reis magos 1. .
Segundo a tradição cristã, três reis magos teriam viajado do Oriente a Jerusalém, em Israel, durante o reinado de Herodes. Ali, anunciaram o nascimento de seu futuro rei, Jesus, em Belém, e seguiram uma estrela no caminho para conhecer o recém-nascido, levando como presentes ouro, incenso e mirra.
Primeiro, ele recorre a uma explicação literal, dizendo para que servem o ouro, o incenso e a mirra: "Os magos tinham ouro, incenso e mirra: o primeiro, evidentemente, corresponde a um rei; o incenso é usado no sacrifício a Deus; a mirra, por fim, embalsama os corpos dos mortos."
O mais fascinante tesouro da catedral de Colônia é a arca com os restos mortais dos Três Reis Magos. Eles foram trazidos de Milão para Colônia no século 12, como presente do imperador alemão Frederico Barbarossa para seu chanceler, Rainald von Dassel, arcebispo de Colônia.
Conta a tradição que os Reis Magos eram na verdade iniciados que foram enviados pela hierarquia espiritual para ajudar a criança Jesus, tanto financeira como espiritualmente.
Os Magos guiados pela luz da estrela buscavam um caminho para um novo tempo, uma nova era de esperança e fé. Nós somos convidados, todos os dias, a seguir este caminho, contemplando a luz do amor que Jesus nos ensinou. Mas ainda parece que o amor verdadeiro está bem distante de nós, e, que não temos os olhos de ver.
Além disso, na crença cristã, o aparecimento da Estrela de Belém é a concretização de uma profecia hebraica que anunciava o nascimento de Jesus e o aparecimento do astro. Na questão do milagre, destaca-se que a estrela serviu de guia para que três sábios do Oriente fossem até a Judeia prestar culto ao menino Jesus.
Qual o significado dos 3 presentes dos reis magos?
Gaspar, cujo nome quer dizer “aquele que vai confirmar”, veio do mar Cáspio. É ele quem oferece o incenso; Baltazar, cujo nome quer dizer “Deus manifesta o Rei”, veio do Golfo Pérsico. É ele quem oferece a mirra.
Como os magos ficaram sabendo do nascimento de Jesus?
Havia alguns reis magos que viviam num outro país. Eles sabiam o que os profetas tinham dito sobre o nascimento de Jesus. Quando eles viram uma estrela nova no céu, souberam que um novo rei tinha nascido. Os reis magos foram falar com Herodes, rei dos judeus, em Jerusalém, e perguntaram a ele onde estava o novo rei.
O 6 de janeiro, conhecido no calendário cristão também como o dia da Epifania, é a data em que, de acordo com a Bíblia, os reis magos que viajaram desde o Oriente para visitar Jesus Cristo, chegaram, doze dias depois de seu nascimento, e tiveram a confirmação da chegada do filho de Deus.