Oferendas: comidas nordestinas como farofa, linguiça frita, abóbora com carne seca, queijo coalho, jiló, rapadura, coco, etc. Gosta de cerveja clara bem gelada, cigarro, moedas, cartas e velas.
Ebó para Zé Pelintra: passo a passo para a oferenda dar certo. Num prato de papelão de tamanho médio, coloque arroz com lentilhas e tiras de cebola frita, três fatias enroladas de presunto defumado e farofa de ovo. Tudo isso deve ser acompanhado de um copinho pequeno de papelão com um pouco de cachaça.
Zé Malandro era boa pessoa, mas malandro que nem ele só. Ao invés de trabalhar, como todo mundo, preferia passar a vida zanzando e jogando baralho. Ou então ficava deitado na rede, folgado, tocando viola de papo para o ar.
Amalá para as Malandras: 7 velas vermelhas/amarelas, cerveja branca, cigarros com filtro branco. As comidas são iguais às relacionadas no Amalá aos Malandros. Pode servir em uma folha larga e bonita num cais ou numa área reconhecidamente boêmia da cidade.
FEIJOADA DO SEU ZÉ PELINTRA NA COMUNIDADE ÒGÙN ONIRÊ
A feijoada do Seu Zé é um evento sempre muito esperado pela nossa comunidade de axé e ela já tem data e hora marcada. Sendo um prato tipo brasileiro, símbolo de nossas raízes, o que pode ser melhor do que nos reconectarmos à ancestralidade?
OFERENDA PARA MALANDRAGEM/Zé pilintra Maria navalha malandro do morro
O que oferecer para malandro?
Oferendas: comidas nordestinas como farofa, linguiça frita, abóbora com carne seca, queijo coalho, jiló, rapadura, coco, etc. Gosta de cerveja clara bem gelada, cigarro, moedas, cartas e velas.
Muitas vezes, eles não usam esse poder persuasivo, mas quando decidem usá-lo, podem causar grandes estragos. Quais são os nomes masculinos dos Malandros? Nomes masculinos: Zé Pilintra, Zé da Luz, Zé Malandro, Camisa Preta, Zé do Coco, Sete Navalhas, entre outros.
Monte o altar: Utilize uma toalha branca para forrar o altar. Coloque uma imagem de Zé Pilintra ou uma vela branca para representá-lo. Prepare os elementos da oferenda: Zé Pilintra aprecia oferendas simples, como cigarros, bebidas alcoólicas, flores, frutas, velas e alimentos como farofa, feijão preto e carne seca.
Zé pelintra é um espírito muito iluminado, tanto que também se manifesta nos centros espíritas kardecistas, mesmo sua grande maioria dizendo o contrário, porém ele não vem com aquelas características de malandro com que ele se apresenta na umbanda e sim como um mentor.
Zé Pelintra é homenageado no Rio: quem é o malandro de chapéu e terno? Há dois anos, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro instituiu na capital o Dia do Zé Pelintra, que será comemorado oficialmente pela segunda vez neste domingo (7).
Sua origem nordestina ninguém mais contesta. Mesmo considerado um mestre juremeiro, Zé Pilintra, ou simplesmente Seu Zé, é umas das representações mais populares das macumbas cariocas, de onde chegou aos terreiros de umbanda, tendo seu culto difundido em todo o Brasil.
Zé Pelintra acabou indo morar no Rio de Janeiro, onde se encaixou muito bem na boemia carioca. Em muitos casos, Zé Pelintra, por ser da rua, é associado ao Orixá Exu. Exu é o dono da rua, das encruzilhadas.
Malandros, também chamados Pernambucanos, são uma linha de trabalho de entidades de Umbanda, cujo maior representante é Zé Pelintra. Zé Pretinho, um representante da falange dos Malandros.
Zé Pilintra foi assassinado com uma punhalada nas costas, traiçoeiramente, lógico. Tinha que ser pelas costas, porque pela frente ninguém tinha coragem de enfrentá-lo. Não se sabe ao certo quem o matou. Alguns dizem que foi uma mulher enciumada, outros dizem que foi atingido por um desafeto.
Pode acender cigarro para Zé Pilintra dentro de casa?
Encontre um local tranquilo, acenda o cigarro sem fumar, e com respeito, mentalize ou fale com Zé Pilintra. Coloque o cigarro em um local adequado, agradeça sua presença e finalize o ritual.
Primeiramente, sabe-se que Zé Pilintra gosta de bebidas alcoólicas bem fortes. Também fala-se sobre sua preferência por bebidas de coco como batidas e caipirinhas. Aliás, ainda fazendo referência às suas características boêmias que adoram bares e botequins, outra bebida muito apreciada por Zé Pilintra é a cerveja.
As entidades da umbanda fazem parte de seres espirituais com características únicas, entre esses seres encontra-se Zé Pelintra, uma entidade cercada por peculiaridades, descrito como malandro, apreciador de bebidas e jogador de carteado, uma entidade negra que recebe várias interpretações.
José ou Seu Zé morreu em 1920 e está sepultado na cidade de Alhandra no Estado da Paraíba. As suas façanhas, o gosto pela vida noturna e o costume de estar sempre ao lado dos pobres e desvalidos, fizeram dele também uma entidade venerada em algumas religiões. Portanto meus amigos, o Zé Pelintra, não é um mito.