Em 22 de abril comemora-se o Descobrimento do Brasil. Foi nessa data, no ano de 1500, que os marinheiros de uma frota portuguesa, sob o comando do capitão Pedro Álvares Cabral, avistaram um monte, que chamaram de Pascoal, no litoral sul do atual Estado da Bahia.
Os portugueses avistaram primeiro o Monte Pascoal, que fica localizado na região atualmente conhecida como Porto Seguro, na Bahia. Eles deram o nome de Monte Pascoal em homenagem à Páscoa, pois foi avistado no dia 22 de abril de 1500, durante o período da Semana Santa.
O que os portugueses avistaram quando chegaram ao Brasil?
De toda forma, a expedição seguiu cruzando águas desconhecidas até que, no dia 21 de abril, os marinheiros avistaram sinais de terra: algas. Na manhã do dia 22 de abril, mais um sinal foi avistado: pássaros. Por fim, no final da tarde desse mesmo dia, os tripulantes avistaram terra.
Em geral, os europeus tinham uma visão eurocêntrica e muitas vezes consideravam os povos indígenas como "selvagens" ou "bárbaros", devido às diferenças culturais, tecnológicas e religiosas.
Em suas expedições à África, a coroa portuguesa buscava jazidas de ouro e praças de comércio de especiarias e escravos. Quando era necessário, alguns portugueses adentravam o território, buscavam os centros comerciais, fundavam feitorias, mas nunca estabeleciam um domínio político-militar.
A chegada dos portugueses ao Brasil (resumo) | História
O que os portugueses desejavam encontrar?
Com as explorações, a economia portuguesa buscava obter, principalmente, especiarias e ouro. Na questão geográfica, podemos mencionar que todo o litoral português era voltado para o oceano Atlântico e a posição geográfica do país colocava-o próximo de correntes marítimas importantes, tornando a navegação mais fácil.
Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, ...
Segundo os cronistas da época, os indígenas consideravam os europeus, amigos ou inimigos, conforme fossem tratados: amistosamente ou com hostilidade. Com o passar do tempo, e ante a necessidade crescente de mão-de-obra dos senhores de engenho, essa relação sofreu alterações.
Isso porque o grande interesse dos portugueses era a obtenção do ouro e esse metal precioso não seria fácil de achar, pois era preciso explorar a terra. Naquele momento, o comércio com as Índias era mais lucrativo e, por isso, tornou-se a prioridade portuguesa.
Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...
Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
A origem da Língua Portuguesa tem sua história conectada com a expansão do Império Romano. Os soldados do Império, ao se espalharem pela Europa, levaram sua língua, o Latim, aos novos territórios colonizados.
Cabral foi o primeiro português a chegar ao Brasil? Não. Em 1498, dom Manuel 1º, rei de Portugal, incumbiu o navegador Duarte Pacheco Pereira de uma expedição a oeste do Atlântico Sul. Suas caravelas atingiram o litoral brasileiro e chegaram a explorá-lo, à altura dos atuais estados do Amazonas e do Maranhão.
Até o século 12, a região em torno da cidade de O Porto era conhecida como Condado Portucalense, que então deu lugar ao Reino de Portugal. As raízes da era das navegações portuguesas vêm do final do século 15, quando exploradores como Vasco da Gama lançaram-se ao mar em busca de um novo caminho para chegar à Índia.
A Colonização foi o período em que o governo português instalou parte do seu reino no Brasil. A principal motivação foi a de proteger a terra recém-descoberta dos interesses de outros países. Além disso, havia a pretensão de civilizar, dominar e explorar o país.
Qual era a língua falada no Brasil antes do português?
Até a metade do século XVIII, o português era língua pouco conhecida da maioria da população do Brasil, basicamente formada por indígenas, negros ou mestiços. Falava-se a língua geral, de base tupi. Essa língua era também o principal instrumento dos jesuítas para catequizar indígenas nas aldeias, missões e escolas.
Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, o território era habitado por diversas nações indígenas, cada uma com sua cultura, língua e tradições únicas. Essas sociedades desempenharam um papel fundamental na formação da identidade brasileira e na interação com os colonizadores europeus.
Além de trazer a língua portuguesa, outras heranças foram deixadas pelos portugueses no Brasil. O catolicismo, crença da maioria das pessoas no Brasil, teve influência destes portugueses que vieram para cá. Duas famosas festas celebradas em nosso país também foram introduzidas por eles – o carnaval e a festa junina.
A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização.
Na cultura, podemos observar a influência portuguesa na música, na literatura e na arte em geral. Na arquitetura, podemos ver a influência em construções como igrejas e casas coloniais. Na culinária, pratos como o bacalhau e o cozido são exemplos de heranças portuguesas.