Fundada pelo padre Antonio Sepp, um polímata que dominava a música, arquitetura, urbanismo, relojoaria, pintura e escultura. Foi seguido por 2 832 pessoas oriundas da redução de São Miguel. Os trabalhos na igreja iniciaram em 1708, quando já havia 3 400 pessoas habitando o aldeamento.
O que eram produzidos nas terras dos Sete Povos das Missões?
As reduções jesuíticas abrigavam milhares de indígenas convertidos ao catolicismo, sendo que eram praticados várias atividades prósperas de agricultura, pecuária e artesanato, além de lutarem contra as expedições dos bandeirantes paulistas que invadiam essas terras para capturar os indígenas e depois vender-los como ...
O declínio dessas reduções se deu pelas divergências das políticas entre Portugal e Espanha, principalmente após o Tratado de Madri, de 1750, em que as reduções do Sul do Brasil ficaram com os portugueses em troca da Colônia do Sacramento para os espanhóis.
Território situado no atual estado do Rio Grande do Sul, a leste do rio Uruguai, foi constituído por sete povoações indígenas (São Nicolau, São Luís, São Lorenzo, São Borja, Santo Ângelo, São João Batista e São Miguel) controladas por jesuítas espanhóis.
O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses. Para que adotasse a fé cristã, a população indígena tinha de ser instruída e ganhava conhecimentos de leitura e escrita.
OS SETE POVOS DAS MISSÕES ORIENTAIS - EDUARDO BUENO
O que acontece com os índios das missões?
As missões jesuíticas acabaram sendo um local onde os indígenas poderiam ser abrigados da violência dos colonos. Isso porque, em muitas partes do Brasil, os colonos procuravam, de todos os meios, escravizar os indígenas e, ainda, eram comuns os sequestros de indígenas pelos bandeirantes, por exemplo.
A Guerra Guaranítica: o levante indígena que desafiou Portugal e Espanha. São Paulo: Terceiro Nome, 2014. GOLIN, Tau. A Guerra Guaranítica: como os exércitos de Portugal e Espanha destruíram os Sete Povos dos Jesuítas e índios Guaranis no Rio Grande do Sul (1750-1761).
Eram, em larga medida, autossuficientes, dispunham de uma completa infraestrutura administrativa, econômica e cultural que funcionava num regime comunitário, onde os nativos foram educados na fé cristã e ensinados a criar arte às vezes com elevado grau de sofisticação, mas sempre em moldes europeus.
Conhecido como a “Capital das Missões”, por ser o município mais populoso da região, o nome Santo Ângelo tem origem na Missão Jesuítica de Santo Ângelo Custódio, ou como consta em alguns documentos espanhóis da época, Sant”Angel da La Guardia e Sant”Angel Custódio.
Porque ocorreu a Guerra dos Sete Povos das Missões?
A causa principal da guerra foi o Tratado de Madri, que determinava a transferência dos índios e jesuítas do lado brasileiro do Rio Uruguai para o espanhol. Os colonizadores derrotaram os índios, mas tiveram que estabelecer outros acordos para determinar as fronteiras entre os dois dominadores da América do Sul.
As missões acabaram após a expulsão dos jesuítas em 1759 pelo Marquês de Pombal, por conta da sua influência e domínio da educação, além da sua autonomia própria, desvinculada do Estado de Portugal.
Dos antigos Sete Povos das Missões localizados no Rio Grande do Sul, destacam-se as ruínas de São Miguel, um dos aldeamentos, chamados de redução, fundados por padres jesuítas, entre o final do século XVII e meados do século XVIII, para abrigar e catequizar os índios guaranis.
Qual o legado das missões jesuíticas nos dias atuais?
Hoje, nove antigas reduções da América do Sul são listadas como Patrimônio da Unesco, uma delas no Brasil, outra na Bolívia, cinco na Argentina e duas no Paraguai. A 485 quilômetros de Porto Alegre, a pacata São Miguel das Missões abriga um dos maiores sítios sul-americanos, as ruínas de São Miguel Arcanjo, de 1687.
Quais são as principais características das reduções jesuíticas dos Sete Povos das Missões estabelecidas no Rio Grande do Sul durante o período colonial brasileiro?
No Sul, a maior e mais conhecida foi a redução Sete Povos das Missões. Nas reduções existiam casas, igrejas e uma organização social definida pelos padres jesuítas. Os padres e os índios trabalhavam para o bom funcionamento da redução. Em algumas reduções era utilizada também a mão de obra escrava de origem africana.
Eles eram liderados por Manuel da Nóbrega e tinham como principal missão a cristianização dos nativos e zelar pela Igreja instalada no Brasil colonial.
No Brasil, foram destruídas porque representaram um entrave ao expansionismo europeu, devido ao alto grau de desenvolvimento e autossuficiência que adquiriram ao longe de 200 anos, além de serem acusadas de promoverem a subversão contra o domínio português no Brasil.
Os índios se recusaram a fazer a mudança. E foram mortos empunhando seus arcos e fechas contra o exército fortemente armado português. Era o fim da utopia missioneira. Dos povoados que faziam parte da rota missioneira brasileira, aquele que ficava onde hoje está a cidade de São Miguel das Missões é o mais conservado.
Era uma reunião de grupos catequizados jesuítico-guaranis situados no nordeste do atual Estado do Rio Grande do Sul, em território brasileiro, às margens do rio Uruguai.
Uma curiosidade é que as missões eram compostas basicamente de igreja, colégio, oficinas, cemitério, cotiguaçu (casa grande das viúvas que, entre outras atribuições, cuidavam dos órfãos) e hospedaria. Em volta da missão, as casas dos nativos formavam a redução indígena.
A ordem foi criada no contexto da Reforma Protestante, da Contrarreforma e da expansão marítima europeia. A partir da década de 1540, os jesuítas foram enviados para diversas regiões do mundo, com o objetivo de catequizar as populações nativas.
Os indígenas brasileiros são conhecidos por sua habilidade em criar joias e acessórios elaborados. Utilizando materiais como sementes, conchas, penas, ossos, pedras e miçangas, eles produzem colares, brincos indígenas, pulseiras e outros ornamentos que refletem sua identidade cultural e conexão com a natureza.
Que produtos agrícolas eram cultivados nas missões?
A principal atividade econômica nas reduções era comunitária. Os Guaranis preferiam trabalhar juntos. No Tupambaé (propriedade da comunidade ou de Deus) cultivava-se trigo, milho, algodão, cana- de-açúcar e outros produtos possíveis de armazenagem.
Por intermédio de Rondon obteve-se o conhecimento mais exato da localização dos subgrupos encontrados por ele: habitavam o planalto denominado Parecis, desde o rio Arinos e cabeceiras do Paraguai até as cabeceiras dos rios Guaporé e Juruena.