Como remover riscos superficiais do piso de madeira? Uma ótima solução para disfarçar pequenos arranhões superficiais no piso de madeira é utilizar o renovador Bona Refresher. Ele é um produto de uso doméstico que recupera o brilho e proteção da superfície, além de preencher e disfarçar os indesejados arranhões.
Para tratar arranhões em pisos de madeira, existem algumas opções disponíveis. Uma opção é usar um produto de preenchimento de arranhões, que pode ser aplicado diretamente no arranhão e depois lixado para nivelar a superfície.
O que tira risco de piso porcelanato, mármore ou granito? O polidor e removedor da CeramiCure® Reparos é ideal para apagar pequenos riscos e arranhões em superfícies acrílicas e cerâmicas. Produto Incolor é muito fácil de ser aplicado e não tem cheiro ou materiais tóxicos.
Se seu piso de madeira ou laminado está manchado de café ou vinho, por exemplo, use uma mistura de 50% de água e 50% de álcool. Passe a solução no piso com um pano de limpeza e esfregue até remover a mancha. Em seguida, seque com um pano. Se a mancha for de gordura, você pode esfregar um pano molhado com detergente.
Misture partes iguais de vinagre branco e óleo de cozinha (como azeite de oliva) em um pequeno recipiente. Então, aplique a mistura sobre o risco com um pano macio e esfregue suavemente em movimentos circulares. O vinagre ajuda a limpar a área, enquanto o óleo reidrata a madeira, disfarçando os riscos.
Primeiro, lave a área somente com água para remover qualquer resíduo. Em seguida, use um pano de microfibra seco para remover a umidade. Passe a cera no carro com um pano macio, esfregando levemente sobre o risco ou mancha. Se não resolver, será necessário realizar o polimento.
Se os riscos forem, na verdade, marcas, como as que um lápis promoveria, por exemplo, poderão ser removidos com o simples uso de Refine LP. Basta aplicá-lo sobre os locais e esfregar com o lado macio de uma esponja. Em alguns casos (raros) é preciso usar PEK Rustout Gel.
Os riscos superficiais, que não ultrapassam o verniz, podem ser removidos usando cera, massa para polimento ou lixa --porém, os dois últimos são mais abrasivos e requerem muito cuidado.
A restauração é a solução ideal para reparar pisos altamente danificados ou mudar a cor da madeira. O processo consiste em lixar a madeira para remover todos os danos da superfície, em seguida aplicar um novo acabamento.
A principal recomendação nesse caso é utilizar salva piso, um produto feito de papel kraft laminado e plástico bolha, desenvolvido especialmente para proteção do revestimento e rodapés durante às reformas. Além de evitar arranhões e manchas, também ajuda a minimizar a sujeira.
Para remover riscos e arranhões bem leves, o detergente neutro pode ajudar. O processo de limpeza é igual ao do item anterior. Comece retirando a poeira com uma vassoura de cerdas macias e depois aplique o detergente diluído em água em um pano ou esponja macia. Esfregue, enxague e seque.
O verniz é um revestimento que tem a função de proteger a superfície do piso de madeira, fornecendo mais durabilidade contra manchas, umidade e desgastes. Além disso, ele também destaca a beleza natural da madeira, podendo criar uma camada transparente ou colorida, conforme a escolha para o ambiente.
Mistura partes iguais de vinagre branco e água morna e limpa o chão com um pano húmido ou uma esponja. O vinagre ajuda a remover a sujidade e a restaurar o brilho natural da madeira. Misture uma chávena de azeite com o sumo de meio limão.
Use água, soro fisiológico ou uma solução para limpeza de feridas; A limpeza pode ser feita sob água corrente para remover detritos que estejam presentes.
Tudo o que precisa ser feito é utilizar a lixa e esfregar com bastante cuidado a área danificada, retirando o verniz. Logo após, aplique a massa de polir sobre o risco e use o politriz para espalhar a solução. Por fim, lave bem a região visando retirar o excesso de verniz e tinta e faça o enceramento.
Você pode disfarçar ou cobrir pequenos riscos e arranhões de móveis de madeira com a aplicação de uma mistura feita à base de borra de café. Misture cerca de 1/2 xícara de chá de borra de café coado, 1/4 de xícara água morna e 1/4 de xícara de vinagre. Aplique nos riscos dos móveis com um pincel fino ou cotonete.
Bona Freshen Up: restaura e protege o piso de madeira semibrilho, o Freshen Up é um produto à base de água de pronto uso e indicado para aplicar em superfícies de madeira envernizada, assim removendo até 70% dos riscos e criando uma película protetora.
Os procedimentos que envolvem polimentos podem amenizar os riscos e ranhuras, porém a melhor solução é indiscutivelmente mais eficaz é lixar e envernizar novamente esse piso.
Para sanar esse problema, você pode usar vaselina líquida nas manchas de riscos. Para aplicá-la, use um pano seco e macio e passe o produto na área afetada. Após cinco minutos, limpe o local. A vaselina líquida também ajuda a hidratar o piso e a devolver o seu brilho.
O calor da água tende a amolecer o verniz, ajudando a suavizar a marca de riscado no móvel. Essa é uma das técnicas mais seguras de como tirar arranhões de móveis de madeira. Deixe secar por 12 horas pelo menos. Depois, passe uma lixa fina para conseguir o nivelamento da região afetada com o resto da madeira em volta.
Para arranhões superficiais, use um bastão de retoque de madeira da mesma cor que a madeira. Para arranhões mais profundos, misture partes iguais de óleo mineral e vinagre e aplique na área arranhada com um pano macio.
Com a ajuda de uma flanela, faça a limpeza do local do risco. Em seguida, jogue um pouco da água no local. Lixe o risco com movimentos firmes. Depois de o risco sumir, basta secar o piso.