Importante entendermos: A identidade de Paulo estava vinculada a lei, suas atitudes, pensamentos, enfim toda a sua vida girava em torno a lei. Paulo teve um encontro com Cristo “Atos 9:5 Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor? " Ele respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você persegue.”
O nosso corpo é templo do Espírito Santo, então como está escrito 1 Coríntios 6: 19-20, não pertencemos a nós mesmos, pois fomos comprados por um alto preço e com isso devemos honrar a Deus através dele, o que começa na nossa identidade.
Identidade em Cristo é a consciência de quem somos em Deus, de onde viemos e para onde vamos. É o reconhecimento de que somos criados à imagem e semelhança de Deus, que somos amados, aceitos e perdoados por Ele, que somos chamados e capacitados por Ele para cumprir o seu plano e propósito.
Ela está atrelada à nossa natureza espiritual. Nós fomos criados à imagem e semelhança do nosso Pai. Porém, o pecado atrapalhou esse plano divino e o homem passou a carregar uma imagem deturpada a respeito de si mesmo e a se ver como alguém indigno do amor e do favor de Deus.
Nesse sentido, compreendemos que identidade cristã é a apreensão de todo um conjunto de experiências presentes nos conteúdos da nossa tradição e prática em seguir a pessoa do Senhor Jesus Cristo em seu seguimento (João 13:15; 1 Coríntios 2:16; Romanos 15:5).
Pare de Viver uma MENTIRA: Encontre a Sua REAL Identidade
O que diz coríntios 5:17?
17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 18 E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação.
Como cristão, sua identidade está fundamentada na crença de que você é amado, valorizado e resgatado por Deus. Isso pode inspirar um propósito de vida que inclui viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, amar e servir aos outros, e trabalhar para o avanço do Reino de Deus.
Nós não precisamos ter dúvidas sobre nossa identidade de filhos de Deus. Se temos a Jesus como Senhor e Salvador, somos feitos filhos de Deus ( Jo 1.12). E conforme a Palavra de Deus em Romanos 8, os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus.
Por fim, Efésios 1 garante que eu e você fomos selados pelo Espírito, para o dia da redenção. O selo é a marca de propriedade de Deus colocada em nosso coração. Antes, éramos trevas, agora, somos da Luz. Antes, éramos filhos do diabo, agora, de Deus.
Efésios 1:1–4:16 Paulo aborda a questão da preordenação dos santos para receber o evangelho; a dispensação da plenitude dos tempos; o selamento pelo Santo Espírito da promessa; a salvação pela graça; a união entre os santos gentios e judeus na Igreja; um só Senhor, uma só fé e um só batismo; o propósito da Igreja; a ...
É a manifestação de Deus nas Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo, constituindo um verdadeiro gesto de amor, que engloba toda a humanidade na via da salvação.
Ser "Filho", "imagem do Deus invisível", Messias, Filho do homem, é isto. "Cristo" quer dizer rei, é claro, mas seu poder real não se exerce sobre nós que, com Ele, somos "herdeiros do Reino" (cf., entre outros, Romanos 8,17), mas sobre a morte e tudo o que é contra nós, tudo o que vai no sentido da decadência.
A verdadeira identidade é a essência da criatura humana. É aquilo que somos aos olhos de Deus e que, a partir da nossa formação e amadurecimento, vai aflorando. É aquilo que não pode ser mudado, pois a essência não muda, transforma-se.
🎼 Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou 🎼 Eu tenho o que a Bíblia diz que eu tenho 🎼 Eu faço o que a Bíblia diz que eu posso fazer Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
A identidade é construída ao longo de nossa vida, a partir das coisas e experiências que passamos, ou seja, através das nossas relações sociais. É pensar sobre si, julgar-se a partir dos valores em que se vive como bom ou ruim, melhor ou pior, igual ou diferente, etc.
Qual o versículo bíblico que fala sobre identidade?
Conheça alguns versículos que revelam a nossa identidade em Cristo: Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, João 1:12. Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. 1 Coríntios 12:27.
15 Já não vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
Como sabemos, identidade é o conjunto de características próprias e exclusivas com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados, uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes.
Você interpreta absolutamente tudo que acontece em sua vida através da identidade que acredita ter. Não só isso, tudo o que você pensa, faz, fala e sente é direcionado pelo que acredita sobre Deus e sobre você mesma. Por isso é fundamental acreditar certo, com base na Palavra de Deus.
Uma apresentação honesta e sem rodeios da verdade bíblica, Nossa identidade em Cristo demonstra para o crente que ele pode e deve, com todo o direito, lançar mão de um fundamento pessoal, inabalável e vitalício e confiar em somente uma verdade: o evangelho do nosso Salvador ressurreto e vitorioso.
A filiação evidenciada no céu é a de que você é filho de Deus. Há a data do seu nascimento e, no lugar da data da expedição da carteira, há a data do seu batismo, pois, por meio desse sacramento, você adquiriu a identidade de filho de Deus.
Em Gênesis 27 nós vemos o Jacó enganando seu pai para receber a bênção de primogenitura que por direito era do seu irmão. Jacó assume a identidade de Esaú, uma identidade que não era sua e por isso ele paga um alto preço. Ele engana para receber uma bênção da qual ele não vive porque precisa fugir do seu irmão.
O Evangelho de Mateus fala que Ele é também “filho de Abraão”, conforme a genealogia, onde diz ser quatorze gerações de Abraão até Davi (cf. 1,17). José, da descendência de Davi, recebe Maria como esposa, da qual nasce Jesus, concebido nela, pelo Espírito Santo, sendo o agente principal na identidade do Filho de Deus.