O Apóstolo Paulo ensinou que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” ( Hebreus 11:1 ). Alma fez uma afirmação semelhante: “Se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não vêem e que são verdadeiras” ( Alma 32:21 ). A fé é um princípio de ação e poder.
O Apóstolo Paulo, na segunda epístola a Timóteo, declarou: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. (II Timóteo 4:7.) Tem sido sempre nossa responsabilidade guardar a fé até o fim.
Vamos compreender, neste artigo, que tanto a fé quanto as obras procedem de Deus. São Paulo, na sua carta aos Efésios 2,8-9, escreve assim: “É pela graça que fostes salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós: é dom de Deus!
Ou, como diz em Romanos 12:3: “ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter.” O último bastião de orgulho é a crença que somos os autores da nossa fé. Paulo sabia que a abundante graça de Deus era a fonte de sua própria fé.
Pregação e Estudo Bíblico sobre a Fé em Hebreus 11 | Pastor Paulo Seabra
O que Paulo quis dizer em Romanos capítulo 12?
Paulo queria que os santos vivessem de modo que o Espírito Santo pudesse influenciá-los e ajudá-los a servir ao próximo. Um dos mandamentos básicos que o Pai Celestial nos deu é o de amarmos nosso próximo, e nossa disposição de viver esse princípio afetará nossa salvação.
“Oração é o ato pelo qual a vontade do Pai e a vontade do Filho se tornam mutuamente correspondentes. O propósito da oração não é o de alterar a vontade de Deus, mas de obtermos para nós mesmos e para os outros as bênçãos que Deus já está disposto a conceder, mas que devemos pedir para obter.
O Apóstolo Paulo ensinou que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” ( Hebreus 11:1 ). Alma fez uma afirmação semelhante: “Se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não vêem e que são verdadeiras” ( Alma 32:21 ). A fé é um princípio de ação e poder.
Abraão, Justificado pela Fé - João Calvino. “Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, mas não em relação a Deus. Pois, que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado por justiça” (Romanos 4:2,3).
A fé é edificada quando colocamos à prova as promessas de Deus e, assim, vemos Suas bênçãos. Por exemplo, Deus prometeu que responderá nossas orações. Temos que orar primeiro, antes de vermos as bênçãos.
Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do Evangelho são: primeiro, Fé no Senhor Jesus Cristo; segundo, Arrependimento; terceiro, Batismo por imersão para remissão de pecados; quarto, Imposição de mãos para o dom do Espírito Santo.
São Paulo disse que ele recebeu do Senhor as coisas realizadas na última ceia (cf. 1 Cor 11,23). Ele não pertencia ao grupo dos apóstolos, mas ele viveu a alegria da conversão de modo que recebeu do Senhor a sua entrega pelo pão e o vinho dados para a salvação do mundo.
O combate da fé nada mais é que o esforço requerido para estar diariamente em íntimo contato e comunhão pessoal com o Senhor Jesus Cristo. O combate da fé abrange nossa vida devocional cotidiana. Ele abrange o frequente e constante contato com Jesus, que nos ajuda a combater pela fé contra o pecado.
24 Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.
18 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 19 Não apagueis o Espírito. 20 Não desprezeis as profecias. 21 Examinai todas as coisas; retende o bem.
7 O principal é a sabedoria; adquire, pois, a sabedoria, e com tudo o que possuis adquire o entendimento. 8 Exalta-a, e ela te exaltará; e abraçando-a tu, ela te honrará. 9 Dará à tua cabeça um diadema de graça, e uma coroa de glória te entregará.
A fé é a convicção da existência de coisas que não se vê. É acreditar em seres sobrenaturais que não podem ser vistos e nem apalpados. Alguns acreditam em Deus, bruxas, duendes, espíritos, diabo e outros seres.
Então, aprendemos que, viver pela fé é andar na direção do Senhor, ouvindo a Sua voz, obedecendo a Sua vontade e crendo que Ele vai nos abençoar. A fé nos leva a ouvir a voz do Senhor, a Palavra de Deus e obedecê-la. Quando exercitamos (praticamos) a fé em nossas vidas, agradamos ao nosso Deus.
Em Mateus 17:20 (ARC), Jesus declara: “E Jesus lhes disse: Por causa da vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.” Esta passagem nos encoraja a exercer a fé mesmo em meio às ...
Pedro mostra que Jesus era o profeta prometido por Deus a Israel; quem não ouvisse ao Profeta seria destruído. Todos os outros profetas de Deus haviam falado sobre aquele período no qual os judeus decidiriam obedecer ou não ao Messias de Deus, pois eles faziam parte da aliança com Deus.
Todos os dias, continuavam a reunir‑se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.
Em Atos 15 lemos a respeito de uma situação assim na Igreja primitiva. Muitos judeus que se filiaram à Igreja achavam que a lei de Moisés e a ordenança da circuncisão ainda eram necessárias. Eles chegavam a achar que os gentios que quisessem se tornar cristãos tinham que seguir esse costume judaico.