O amor não é ciumento, não exalta a si mesmo, não é orgulhoso. O amor não é malcriado, não procura seus interesses, não se irrita facilmente, não guarda mágoas. O amor não se alegra com o mal, mas alegra-se com a verdade.
Pouco antes, Paulo tinha afirmado: “Deus é por nós”! 1 Para ele, o amor que Deus tem por nós é o amor do Esposo fiel, que jamais abandonaria a esposa, à qual se uniu livremente com um laço indissolúvel, à custa do próprio sangue.
1Coríntios 13:4-7 Nova Bíblia Viva Português (NBV-P)
O amor é paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é grosseiro, nem egoísta. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda rancor. O amor nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra quando a verdade triunfa.
A expressão o amor tudo suporta nos lembra que devemos amar incondicionalmente, assim como Cristo nos ama. Isso significa ser paciente, amável e bondoso com os outros, mesmo em situações difíceis.
Quais são as características do amor: 1 Coríntios 13 4 8?
Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno.
“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus, e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” “Não há temor no amor, antes o perfeito amor lança fora o temor.”
Amados, se Deus nos amou assim, também devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós. Desta forma sabemos que permanecemos nele, e ele, em nós: ele nos deu do seu Espírito.
O amor que Deus tem por nós é a saúde da alma. Uma alma sem amor está morta. Não podemos ver o Criador com tibieza enquanto Ele nos ama com tanto ardor. Se Deus nos ama, nos recorda São Bernardo, nós devemos amá-Lo, sabendo que isso nos faz felizes.
Ele nos ensina que – se guardarmos os Seus mandamentos, se guardarmos a Sua Palavra, se guardarmos os Seus ensinamentos, se colocarmos em prática aquilo que Ele nos ensinou a viver – o Seu amor irá permanecer em nós.
O Apóstolo Paulo diz que o amor de Deus nos constrange, e sabe por quê? Porque Ele nos amou primeiro, quando estávamos no pecado, Ele nos amou. Quando não éramos nada, Ele nos amou. Ele nos ama.
O amor não tem maus modos nem é egoísta. Não se irrita nem pensa mal. O amor não se alegra com uma injustiça causada a alguém, mas alegra-se com a verdade. O amor suporta tudo , acredita sempre, espera sempre e sofre com paciência.
12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia. 13 Não vos sobreveio tentação, senão humana; porém fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também meio de saída, para que a possais suportar. 14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta – 1 Coríntios 13:4-7; - Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor – 1 João 4:8; - Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
A palavra de Deus diz em 1 Corintios 13:7 que “O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Nossa fonte de amor vem de Cristo e nesse amor podemos construir as bases da nossa família para fazer diferença é impactar aqueles que estão a nossa volta.
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Colossenses 3:14: “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.” Cantares de Salomão 2:16: “O meu amado é meu, e eu sou dele.” 1 João 4:19: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” Mateus 19:6: “Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.
O amor não é malcriado, não procura seus interesses, não se irrita facilmente, não guarda mágoas. O amor não se alegra com o mal, mas alegra-se com a verdade. O amor aceita todas as coisas com paciência, tem sempre confiança e esperança, e se mantém sempre firme. O amor jamais acaba.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura os próprios interesses, não se ira, não guarda rancor.