Piaget e Inhelder (1976) afirmam que o adolescente constrói uma nova forma de pensamento, que ele intitulou pensamento formal, cuja principal característica é a capacidade de construir sistemas e teorias.
Em seus estudos sobre a adolescência, Vigotski aponta que o surgimento do pensamento em conceitos constitui-se como o principal diferencial no desenvolvimento cultural dos adolescentes.
Qual a visão de Piaget e de Vygotsky da adolescência?
Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios.
Como Piaget descreve o modo de pensar do adolescente e qual a principal marca desse pensamento?
Piaget sugeriu que o desenvolviemnto cognitivo e afetivo, durante a adolescência são úteis para a compreensão de muitos aspectos do comportamento do adolescente, até então apenas atribuído `a puberdade ou o despertar da sexualidade.
As Fases Evolutivas da Infância a Adolescência de Piaget
Qual é a teoria que Piaget defende?
Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.
Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.
Piaget e Inhelder (1976) afirmam que o adolescente constrói uma nova forma de pensamento, que ele intitulou pensamento formal, cuja principal característica é a capacidade de construir sistemas e teorias.
Quais as principais características do desenvolvimento cognitivo dos adolescentes segundo as perspectivas de Piaget?
Enquanto desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget, os adolescentes chegam ao está- gio mais elevado das operações mentais, que é o das operações formais, quando são capazes de formular pensamentos abstratos.
Qual é o aspecto importante que ocorre nesse período segundo Piaget?
Nesta etapa de Piaget, a pessoa já é capaz de recorrer à sua capacidade total de abstração e ao uso da lógica para resolver problemas. É assim que o pensamento hipotético-dedutivo toma importância nessa fase da vida.
Adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelos impul- sos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social e pelos esforços do indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive.
Um dos mais emocionantes aspectos da adolescência é a capacidade do cérebro do adolescente de desenvolver novas habilidades de pensamento. Como sua capacidade de pensar em termos abstratos cresce, os jovens adoram debater, desafiar ideias ou valores estabelecidos e questionar a autoridade.
O que é desenvolvimento cognitivo na adolescência?
O desenvolvimento cognitivo está relacionado à nossa capacidade de aprender, reter informações e responder aos desafios cotidianos. Tal processo não é estático, mas continuamente aprimorado, desenvolvido ao longo de todas as fases da vida, da infância à velhice.
Em termos psicanalíticos, a adolescência é um processo de elaboração da castração, da falta no Outro, de perdas, de escolhas. Este processo tem como impulso fundamental o desligamento da autoridade dos pais, apontado por Freud como o principal e mais doloroso trabalho psíquico a ser realizado na adolescência.
Quais são as características cognitivas dos adolescentes segundo a teoria de Vygotsky?
Vygotsky analisa que as características princi- pais dos adolescentes referem-se ao desenvolvimento máximo das funções psicológicas superiores e a capacidade de formar conceitos mais complexos; tais fatos possibilitam aos indivíduos maior compreensão do mundo e também do próprio comportamento.
A adolescência é uma fase de amadurecimento: é um período de transição no desenvolvimento físico e psicológico, em que o ser humano deixa de ser criança e entra na idade adulta. O objetivo cultural da adolescência é preparar a pessoa para assumir o papel de adulto.
Nos estudos realizados por Vigotski sobre a adolescência, ele explica que, nesta fase da vida do homem, existe um maior desenvolvimento das funções psicológicas superiores e dos conceitos, tornando-o mais crítico e mais ativo tanto na relação com os outros homens quanto na superação da realidade que o cerca.
Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.
Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.
Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.
Para Piaget (1973), as crianças adquirem conhecimento por meios de ações sobre os objetos e de experiências cognitivas concretas. Elas constroem o seu conhecimento durante as interações com os outros e com o mundo.
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".