O que Pilatos mandou escrever na cruz de Jesus Cristo?
Mas o Evangelho de São João 19,19 informa que a frase foi colocada completa, sem abreviação ou acrônimo algum: “Pilatos mandou escrever e colocar na cruz esta inscrição: Jesus, Nazareno, Rei dos Judeus”.
Mt 27,37 Acima de sua cabeça colocaram por escrito a sua causa: “Este é Jesus, o rei dos judeus”. Mc 15,26 Havia a epígrafe de sua causa. Estava sobrescrito: “O rei dos judeus”. Lc 23,38 Havia, pois, também uma epígrafe sobre ele: “Este (é) o rei dos judeus”.
Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.
Pilatos mandou escrever um letreiro e colocá-lo na parte de cima da cruz. Nesse letreiro estava escrito em hebraico, latim e grego: “Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus”. Muitas pessoas leram o letreiro porque o lugar em que Jesus foi crucificado ficava perto da cidade.
O que estava escrito na Cruz de Jesus em três idiomas? Hebraico - Grego - Latim. Prof• PH 2023
O que Pilatos escreveu?
João 19:19-20 ARA
Pilatos escreveu também um título e o colocou no cimo da cruz; o que estava escrito era: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. Muitos judeus leram este título, porque o lugar em que Jesus fora crucificado era perto da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego.
Eles tinham forçado a mão de Pilatos para condenar Jesus. Então ele mandou registrar que o Homem condenado era o rei dos judeus. Apesar de seus protestos ele se recusou alterar o que estava escrito: "O que escrevi escrevi". Deus agiu para proteger a verdade.
João 19:21-30 Nova Versão Internacional - Português (NVI)
Pilatos respondeu: ― O que escrevi, escrito está. Tendo crucificado Jesus, os soldados tomaram as roupas dele e as dividiram em quatro partes, uma para cada um deles, restando a túnica. Esta, porém, era sem costura, tecida em uma única peça, de alto a baixo.
Lucas 23:3 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Então Pilatos lhe perguntou: “Você é o rei dos judeus?”. Jesus respondeu: “É como você diz”.
15 E da sua boca saía uma afiada espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias. O cristão de hoje só defende Israel porque acredita que os judeus gostam de Jesus.
Originalmente, as letras representavam os nomes dos quatro elementos na cabala judaica (água, fogo, ar e terra), mas acabaram sendo associadas à frase "Jesus Nazareno, Rei dos Judeus".
Ele carregou a própria Cruz até um lugar chamado Gólgota (lugar da caveira). Ali foi crucificado entre dois ladrões. Acima da Cruz, constava o motivo: “O Rei dos Judeus” (INRI = Iēsus Nazarēnus, Rēx Iūdaeōrum).
Pilatos é levado como prisioneiro com ela a Roma para ser julgado, mas toda vez que o imperador vê Pilatos para condená-lo, sua raiva se dissipa. Isso se revela porque Pilatos está vestindo o casaco de Jesus; quando o casaco é removido, o imperador o condena à morte, mas Pilatos comete suicídio primeiro.
Devia ter noções de grego, porque esse povo deixou marcas na região na época da ocupação dos macedônios, e de latim, o idioma dos conquistadores romanos. Mas, no dia a dia, ele falava aramaico mesmo, que era a língua do povo judeu.
Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima te não fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.
Jesus, com o dedo, escreve duas vezes na terra. Isto faz lembrar, no Êxodo, Deus escrevendo duas vezes nas Tábuas da Lei. Jesus escreve a nova Lei, a lei do amor e do perdão. Na cena são colocadas frente a frente a humanidade pecadora e a onipotência divina; a miséria e o perdão.
“Elí, Elí, lama sabactani? Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mateus 27:46 e Marcos 15:34) “Tenho sede.” (João 19:28) “Está consumado.” (João 19:30)
O que os Pilatos mandaram escrever na cruz de Jesus?
Mas o Evangelho de São João 19,19 informa que a frase foi colocada completa, sem abreviação ou acrônimo algum: “Pilatos mandou escrever e colocar na cruz esta inscrição: Jesus, Nazareno, Rei dos Judeus”.
O nome hebraico Yeshua (ישוע/ יֵשׁוּעַ) é uma forma abreviada de Yehoshua (יְהוֹשֻׁעַ) (Josué) e é o nome de Jesus em hebraico: Yeshua Hamashiach (יֵשׁוּעַ הַמָּשִׁיחַ) transliterado em grego fica: Ἰησοῦς Χριστός, ["Iesus Khristos"].
Nela, ocorre uma epifania: justamente quando Jesus está no pretório romano de Jerusalém, entregue pelos chefes dos judeus, ele se confessa diante de Pilatos como “Rei dos judeus”, isto é, o Messias deles, ungido e enviado por Deus ao seu povo.
Os judeus tinham lei antiga que proibia mais de 40 (quarenta) chibatadas. Os fariseus, para terem certeza que esta lei não seria desobedecida, ordenava apenas 39 chibatadas para que não houvesse erro na contagem.
Que sentido têm a placa ? PT «JNJR» significa “Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus”. Essas palavras foram escritas em uma placa que foi colocada na cruz de Jesus. Isto era a acusação feita pelo povo Judeu ao encontro de Jesus e que Pilatos mandou escrever numa placa.
A tradição conta ainda que São Bartolomeu foi martirizado por esfolamento. Após ser torturado, teve a pele arrancada aos poucos e por fim morreu decapitado.