O que Platão diz sobre amor?

Segundo a Nova Acrópole, a ideia de Sócrates e, em sucessão, de Platão é a de que o amor é o caminho, o nexo de união com isso que a humanidade chama “perfeito e divino”. “Ele serve como conexão e comunicação que enchem o vazio que existe entre o visível e o invisível”, explica o site da instituição sobre o conceito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nationalgeographicbrasil.com

Como Platão pensava o amor?

Para Platão, no nível mais imediato, o amor refere-se à nossa sensibilidade e apetites, principalmente o sexual. Vemos, a partir de um corpo, a beleza, e o desejo de procriar nele. Isso significa, inconscientemente, que o desejo por um corpo belo é a tentativa da matéria de se eternizar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Quais os tipos de amor segundo Platão?

Eros. Em suma, com o genuíno amor platônico, a pessoa bonita ou o outro amável inspira a mente e a alma e direciona a atenção para as coisas espirituais. Pausânias, no Banquete de Platão (181b-182a), explicou dois tipos de amor ou Eros - Eros vulgar ou amor terreno e Eros divino ou amor divino.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

O que Aristóteles falava sobre amor?

A segunda definição é o amor Filos. Esse é defendido por Aristóteles como um amor vinculado à ideia de alegria. Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Significa que o amor só existe quando faz o casal feliz.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

O que é o amor para Platão no Banquete?

O CONCEITO DE AMOR NO BANQUETE E NO FEDRO, DE PLATÃO

O trabalho identifica os principais pontos da teoria platônica e constata que o amor é intrinsecamente o desejo do Bem, a possibilidade de voltar ao Mundo das Ideias Puras, cabendo ao homem exercitar se no seu processo de ascendência espiritual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicosonline.uems.br

O que PLATÃO fala sobre o AMOR? | Escada de Diotima | História da Filosofia

Como Platão define amor?

Segundo Platão, o que mais aproxima o homem das essências divinas é o amor, pois esse é o sentimento responsável por impulsionar a alma na direção da verdade. No Fedro o amor é o que mais aproxima os homens da essência do belo, mas desde que a alma desse esteja prepar a- da para compreendê-lo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ufsj.edu.br

Como Sócrates define o amor?

Para Sócrates, o amor é um processo de busca pela beleza, sabedoria e virtude. Ele acreditava que o amor era uma forma de ascender a um estado mais elevado de conhecimento e compreensão, e que era a partir desse processo que poderíamos alcançar a verdadeira felicidade e realização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

O que é o amor para Nietzsche?

O amor não é outra coisa que um derramamento, uma espécie de luxo e de dádiva daquilo que cada indivíduo conquistou por e para si mesmo e quer partilhar, alegremente, com um outro. Nesse caso, não há nada de carência, mas muito pelo contrário, de plenitude. Quanto mais pleno de si, mais capaz de amar será um indivíduo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Quais são os 3 tipos de amor?

  • Amor fraternal - Storge.
  • Amizade - Philia.
  • Amor romântico - Eros.
  • Amor incondicional - Ágape.
  • Referências.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Em que Platão acreditava?

O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

O que é o belo para Platão?

Para Platão (340 a.C.) o belo é o ideal da perfeição só podendo ser contemplado em sua essência por meio de um processo de evolução filosófica e cognitiva do indivíduo por meio da razão, que lhe proporcionaria conhecer a verdade harmônica do cosmo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em noticias.unb.br

Como saber se é amor platônico?

O amor platônico é uma forma de conexão afetiva que transcende o desejo sexual ou sensual, sendo fundamentado no conceito mais amplo de amor. Entretanto, a expressão “amor platônico” tornou-se comum, referindo-se a uma experiência na qual a intensidade do afeto não encontra correspondência mútua.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em telavita.com.br

Quais são os tipos de amor segundo Platão?

A tese platônica é a de que ao amor passional, escravizante, avassalador, contrapõe-se outro tipo de amor, o amor baseado no aprendizado, no saber. O amor que liberta. No Banquete, Platão reúne grande variedade de recursos e estilos literários revelando as diversas faces e falas do amor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em artepensamento.ims.com.br

Qual a frase mais famosa do Platão?

“Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

O que é o amor para Schopenhauer?

Na Metafísica do amor, Schopenhauer afirma que este sentimento é uma invenção literária. Para o filósofo alemão, o amor é uma criação humana que serve para mascarar o desejo, real e devastador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aim.org.pt

Qual foi o filósofo mais romântico?

Schelling é o considerado o principal filósofo do Romantismo, por ter construído uma Filosofia da Natureza que é também uma Filosofia da arte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Como Aristóteles via o amor?

Já Aristóteles, mais voltado para materialidade, via o amor como uma parte natural da vida humana, encarnada em nossas relações. Para Platão, o amor é a busca pelo bem supremo e pela união com a forma de beleza. Para Aristóteles, o amor é uma emoção complexa que pode ser experimentada e cultivada de diferentes formas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em filosofares.com.br

Como definir o amor?

Amor é um conjunto de emoções e comportamentos caracterizado pela intimidade, paixão e comprometimento. Ele envolve cuidado, proximidade, proteção, atração, afeto e confiança. O amor pode variar em intensidade e mudar com o tempo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em psymeetsocial.com

O que é o amor para Freud?

Relação entre o objeto e o amor

Segundo Signorini comenta, neste livro Freud indica que o amor é o estado que o sujeito atinge quando se sente igual à outra pessoa por quem se apaixona. “Ou seja, ao amar o sujeito passa a escolher um ideal que ele nunca conseguirá ter”, explica Signorini.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nationalgeographicbrasil.com

O que é o amor para Platão?

Segundo a Nova Acrópole, a ideia de Sócrates e, em sucessão, de Platão é a de que o amor é o caminho, o nexo de união com isso que a humanidade chama “perfeito e divino”. “Ele serve como conexão e comunicação que enchem o vazio que existe entre o visível e o invisível”, explica o site da instituição sobre o conceito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nationalgeographicbrasil.com

O que diz o estoicismo sobre o amor?

“Minha fórmula para a grandeza em um ser humano é amor fati: que ninguém queira que nada seja diferente, nem para a frente, nem para trás, nem para toda a eternidade. Não basta suportar o necessário, escondê-lo ainda menos — todo idealismo é mentira diante do necessário — mas amá-lo.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estoicismopratico.com

O que é o amor para Diotima?

A ação (do Amor) é o que garante aos mortais alcançar a imortalidade que lhes é possível. Diotima ressalta uma hierarquia sobre a concepção amorosa dizendo que há os que concebem na alma (belos pensamentos e virtudes) mais do que no corpo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em esdc.com.br

Qual filósofo falava sobre o amor?

Mas percebermos que nas consultas com psicólogos as perguntas mais habituais sobre o amor fazem referência a como nós podemos ser amados, e nunca como podemos aprender a amar. O tema é muito mais vasto do que nos parece a primeira vista. Diz Platão que o céu se move por amor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nova-acropole.org.br