O que Platão tem a dizer sobre a morte?
A morte portanto é vista como purificação e futuro encontro com os Deuses. Platão assume tal elemento escatológico, ao inserir no Fédon, um Sócrates diante da morte que não a teme por acreditar que ao morrer, sua alma encontrar-se-á com os Deuses no Hades.O que é a morte para o platonismo?
Platão aqui evoca que a morte é um evento esperado por todo homem, para de fato se encontrar com todos aqueles que lhe fizeram falta. Muitos são movidos pela esperança de encontrar suas esposas, seus filhos e amigos para com eles estar em companhia definitiva.O que Sócrates e Platão pensavam da morte?
Razão pela qual o filósofo sustenta: "A morte nada significa para nós". Ao contrário do que acreditavam Sócrates e Platão, ele justifica sua convicção: "A morte é uma quimera: porque enquanto eu existo, ela não existe; e quando ela existe, eu já não existo".Qual filósofo fala sobre a morte?
Sócrates (Séc. IV A.C) defendia que a morte era fundamental, pois permitia que a alma se afastasse da matéria orgânica (corpo) e, assim, esta iria alcançar o verdadeiro significado. Só dessa forma é que o "ser" seria livre para atingir o saber na sua forma pura.COMO PLATÃO MORREU?
O que é a morte para Sócrates?
Para Sócrates, a alma é superior ao corpo e encontra-se nele como se encontra numa prisão. Assim, a morte liberta a alma desta prisão e lhe encaminha para uma vida melhor. Por isso, devemos cuidar mais da alma e não temer a morte.O que Nietzsche falava sobre a morte?
49 Logo, a morte não livre deve ser uma consequência lógica da vontade cativa diante do tempo que passa, pois é somente assim que a morte parece ser um acidente que assalta o homem. O tempo em que se morre covardemente é sempre o tempo errado quando o tempo mesmo é encarado como a causa da incompletude.O que Platão defendia?
Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.O que é a morte para Epicuro?
Fiel a este materialismo, Epicuro elabora suas reflexões quanto à morte. Acredita que somos um corpo formado por átomos e que, portanto, quando estes átomos chegam ao fim, morremos. Vivemos o tempo necessário de nossa existência. Para Epicuro não devemos temer a morte, porque ela nada significa a nós.O que Sócrates falou quando morreu?
Sócrates proferiu então: "Críton, somos devedores de um galo a Asclépio; pois bem pagai a minha dívida, pensai nisso". in Platão, Fédon, 116b _ fim. Críton ainda lhe perguntou se não teria mais nada a dizer, mas estas foram as suas últimas palavras.O que Platão queria dizer quando falava das 3 almas?
Platão argumenta que o logistikon seria a menor parte da alma (como os governantes seriam a menor população da República), mas que, no entanto, uma alma só pode ser declarada justa se todas as três partes concordarem que o logistikon deva reger.O que é a vida segundo Platão?
Em sua obra, Fédon, Platão vai abordar a teoria da imortalidade da Alma, ou a Vida Una. Segundo o filósofo grego, o corpo (transitório) é o veículo da Alma (permanente), ou seja, a Alma pré-existe ao corpo, existe no corpo e continuará a existir após a extinção do corpo.O que Platão acreditava?
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.Como os filósofos veem a morte?
O primeiro modo filosófico de considerar a morte é através da nadificação, ou seja, a morte é pensada como: “... uma porta aberta ao nada de realidade humana, sendo esse nada, além disso, a cessação absoluta de ser ou a existência em uma forma não humana.” (SARTRE.O que Platão fala da alma?
É através da alma que o homem conhece, segundo Platão. O corpo e as sensações explicam “como” são as coisas. A alma e a inteligência explicam “o que” são as coisas. É por isso que a alma é esse trânsito entre os dois mundos, inteligível e sensível, ainda que suas características sejam dadas pelo mundo inteligível.O que é a morte para os estóicos?
Os estoicos antigos pensaram e escreveram bastante sobre a infalibilidade da morte. Entretanto, ao contrário do que alguns pensam, eles não buscavam encurtar suas vidas, mas focaram em viver com qualidade cada dia. “Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida”.Porque não devemos temer a morte?
O medo da morte é o resultado da ignorância sobre o que ela realmente é. Ela não deve ser temida pois depois de você morrer, você não sente mais nada, você deve procurar um meio de auto superação, assim como você vem fazendo, sendo feliz.Qual é o fim último para Epicuro?
Epicuro, na Carta a Meneceu, abor- da a questão da moral, da maneira como o homem deve encarar a vida e da busca da felicidade. O bem último da vida humana, aquilo pelo qual a vida vale ser vivida, é a felicidade (eudaimonía).O que Platão pensava sobre a morte?
A morte portanto é vista como purificação e futuro encontro com os Deuses. Platão assume tal elemento escatológico, ao inserir no Fédon, um Sócrates diante da morte que não a teme por acreditar que ao morrer, sua alma encontrar-se-á com os Deuses no Hades.Qual a frase mais famosa do Platão?
“Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo.”Qual a causa da morte de Platão?
Essa não é a única história que temos sobre a morte de Platão. De acordo com Diógenes Laércio, autor de outra história da filosofia grega intitulada "Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres", Platão morreu em um banquete de casamento ou, alternativamente, por causa de piolhos.O que Sartre diz sobre a morte?
Para Sartre (2015) a morte tem a característica de individualizar o ser humano, pois é um fenô- meno da vida pessoal que o torna único, em que o indivíduo passa a ser responsável tanto pela vida como pela morte, não pelo fenômeno contingente, mas pelo caráter de finitude.Quais filósofos falam sobre a morte?
A morte no dicionário da filosofia
- Platão e Epicuro. ...
- Arthur Schopenhauer. ...
- Sören Kierkegaard. ...
- Friedrich Nietzsche. ...
- Martin Heidegger.