O que Platão valorizava?

Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Qual era a ideia que Platão defendia?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

Qual a maior ideia de Platão?

O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Quais foram os principais ensinamentos de Platão?

Frases de Platão

“Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo.” “Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada uma.” “Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Qual a reflexão de Platão?

Platão acredita que acima de nós existe um mundo que é uma referência para a nossa projeção e formação em nosso planeta. Segundo ele, reproduzimos aquilo que já é existente, definindo o mesmo como a verdadeira realidade, assim, descreve em suas obras a relação do mundo inteligível (Ideia) e do mundo sensível (Matéria).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.uniube.br

Platão (resumo) | FILOSOFIA

Qual era o principal objetivo de Platão em sua teoria do conhecimento?

Ele acreditava que se deveria deixar os estudantes, sobretudo as crianças, à vontade para que pudessem se desenvolver livremente. Nesse ponto, a pedagogia de Platão se aproxima de sua filosofia, em que a busca da verdade é mais importante do que dogmas incontestáveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

Quem foi Platão e qual sua teoria?

348/347 a.C. Platão era um racionalista, realista, idealista e dualista e a ele tem sido associadas muitas das ideias que inspiraram essas filosofias mais tarde. Foi o inovador do diálogo escrito e das formas dialéticas da filosofia. Platão também parece ter sido o fundador da filosofia política ocidental.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Como Platão entende o ser humano?

Para Platão, o homem é a união de alma e corpo, e nunca está pronto, perfeito, havendo, portanto, a possibilidade de mudança. E uma boa educação, pensada cuidadosamente para fazer o homem agir com justiça e equilíbrio, é vista como a possibilidade de desprendimento da alma em relação às paixões do corpo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em propi.ifto.edu.br

Qual foi a frase mais famosa de Platão?

O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pensador.com

O que Platão idealizou?

Platão, nesse livro, propõe um Estado ideal, uma utopia. Nessa utopia, todas as peças da sociedade deveriam estar perfeitamente encaixadas no lugar certo, pois somente assim tudo funcionaria corretamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em proenem.com.br

Quais são os três pensamentos filosóficos de Platão?

Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). Física, entendida como o conjunto de todas as ciências naturais e psicológicas. Ética, o conjunto do comportamento moral.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

Como Platão divide a alma humana?

Nesse argumento, a alma é dividida em três partes: racional (λογιστικόν), irascível (θυμοειδής) e apetitiva (ἐπιθυμητικόν). Um dos problemas dessa teoria é descobrir se ela é própria de Platão ou se foi inspirada, de alguma forma, em outro tipo de ensinamento, de outro pensador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em puc-rio.br

Qual o lema de Platão?

O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em todamateria.com.br

Quem é o maior filósofo de todos os tempos?

O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em todamateria.com.br

O que diz o mito da caverna?

O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em significados.com.br

Como era a sociedade ideal para Platão?

Logo, a sociedade ideal de Platão é uma aristocracia, ou o governo por uma classe particular. Essas três classes alegavam ele, permanecerão em larga medida inalteradas graças à hereditariedade, mas testes especiais iriam promover algumas pessoas e rebaixar outras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.slideshare.net

O que Platão pensava sobre a educação?

Platão tem uma proposta educacional bem clara e que esta ligada ao Estado Ideal. Para ele a educação ideal deve estar atrelada a forma de governo, que ele mesmo vai conceber e idealizar. A concepção de educação deve estar no processo educativo feito a partir das etapas ou como ele mesmo propõem em períodos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

Qual a contribuição de Platão para os dias atuais?

Platão contribuiu de forma significativa para o pensamento humano ao elaborar obras em que discutiu temas de importância por meio de diálogos, o que, por si só já é um importante legado pois celebra a necessidade da troca, da interação, da comunicação e do embate inteligente de ideias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em plannetaeducacao.com.br

O que Platão queria dizer quando falava das 3 Almas?

O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em todamateria.com.br

Qual era a crença de Platão em relação a alma?

É através da alma que o homem conhece, segundo Platão. O corpo e as sensações explicam “como” são as coisas. A alma e a inteligência explicam “o que” são as coisas. É por isso que a alma é esse trânsito entre os dois mundos, inteligível e sensível, ainda que suas características sejam dadas pelo mundo inteligível.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

O que é o mundo sensível de Platão?

No Mito da Caverna o mundo sensível é aquele no qual os sentidos é que determinam a experimentação das coisas e o entendimento dos fatos enquanto o mundo inteligível é aquele no qual a razão é que determina o entendimento das coisas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em querobolsa.com.br

O que significa a saída da caverna?

A saída da caverna pode ser entendida como a busca pelo conhecimento verdadeiro. Já a caverna refere-se ao nosso corpo, nossos sentidos que, na época, era uma fonte de conhecimento considerada infalível.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Qual era o conhecimento de Platão?

O conhecimento em Platão está ligado à concepção de que o mundo real é o mundo das ideias, em que as experiências sensíveis não têm efetiva importância porque são subjetivas. O ideal (universal) é de fato, em Platão, o real. Nesse real, o conhecimento seria válido para todas as entidades.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacaopublica.cecierj.edu.br

O que Platão fala sobre a religião?

Não podendo invocar a religião tradicional, Platão tenta dar uma demonstração da existência dos deuses, bem como de sua providência e incorruptibilidade, tomando por testemunho a regularidade e a permanência do movimento dos corpos celestes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

O que Platão pensava sobre a vida após a morte?

O filósofo acredita, portanto, que sua alma continuará a viver do mesmo jeito enquanto estiver viva, e que irá se juntar no pós-morte ao que lhe é semelhante, deixando para trás os males humanos. Cebes, por outro lado, pensa que diante da ausência de prova da imortalidade da alma, é tolice não sentir medo da morte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em puc-rio.br