O que faz queimar a placa de um celular? O principal motivo para queimar é oxidação dos líquidos, esse tipo de dano é geralmente causado quando derrubamos o celular na água. Por isso, se seu celular caiu na água e parou de funcionar, muito provavelmente é um problema na placa.
Explicando: Qualquer exposição (breve ou prolongada) do produto a umidade excessiva pode causar a oxidação da placa (fazendo com que o aparelho tenha suas características operacionais comprometidas).
Desgaste: os componentes de sua placa podem se desgastar e causar problemas pelo tempo de uso, necessitando a troca das peças por novas unidades; Danos acidentais: deixar cair seu telefone ou fazer movimentos bruscos pode causar danos físicos que interferem no funcionamento da placa.
O custo para consertar uma placa de celular pode variar de R$100,00 a R$1.000,00, ou até mais. Essa diferença de preço existe, pois há algumas questões específicas que tendem a tornar o serviço mais caro ou mais barato.
Normalmente, quando uma placa eletrônica queima, todo o aparelho deixa de funcionar, não sendo possível nem ligá-lo. É exatamente isso que acontece com o celular da Apple. Assim, se você está se perguntando como saber se a placa do iPhone queimou, a resposta é fácil.
Diferença Entre Tela Original, OLED, Incell e Paralela (Ultra Explicado)
O que causa Curto-circuito na placa do celular?
🔥 ⚡️ Efeito Joule e curtos-circuitos ⚡️ Os curtos-circuitos em smartphones estão relacionados ao Efeito Joule. Esse efeito ocorre quando a corrente elétrica flui por um caminho com resistência, e parte da energia elétrica é convertida em calor devido à resistência encontrada nos componentes do circuito.
Quando o display queimou, os componentes que dependem dele automaticamente param de funcionar. Alguns desses componentes inclusive podem queimar junto com o display. É comum que o componente seja de difícil acesso ou, então, não esteja disponível para compra.
A placa de celular é um bom exemplo disso. Trata-se da superfície na qual são fixadas as peças que tornam possível o seu smartphone ser o que ele é. É como se esse componente fosse o “esqueleto” do seu celular. Sem essa estrutura, as peças não teriam onde se encaixar, por isso ela é tão importante.
Caso a resposta da loja ou do fabricante não seja satisfatória, o consumidor pode procurar o Procon de sua cidade, que além de intermediar a resolução do caso, poderá multar a empresa que descumprir a determinação. O consumidor também pode recorrer à Justiça.
O superaquecimento de celulares ocorre devido à liberação de energia durante o uso, mas pode ser agravado por fatores como a exposição ao calor, uso durante o carregamento e aplicativos pesados. Embora o aquecimento seja normal, em dias mais quentes o desempenho do dispositivo pode ser afetado.
Existem pequenas coisas que você pode fazer em casa para descobrir se o seu display queimou, mas o ideal é sempre levá-lo a uma assistência técnica. Uma das partes mais caras de um celular é a tela. Deixar o telefone cair e então ela ficar preta, desligar e não responder, pode indicar que o painel queimou.
Isso porque o acúmulo de sujeira entre os componentes acaba impedindo que o ar circule entre eles, consequentemente causando um acúmulo de calor e superaquecimento. Isso pode afetar o desempenho desses componentes e até causar danos irreversíveis, como queimar de vez.
O que faz queimar a placa de um celular? O principal motivo para queimar é oxidação dos líquidos, esse tipo de dano é geralmente causado quando derrubamos o celular na água. Por isso, se seu celular caiu na água e parou de funcionar, muito provavelmente é um problema na placa.
Como as baterias de lítio não precisam, como falamos, chegar a 0% para fazer uma carga adequada, não existe problema em tirar o celular da tomada antes de 100%.
Não há um tempo mínimo, basta deixar o aparelho carregar até 100%. Posso usar o celular enquanto ele está carregando? Não é recomendável, pois usar o celular durante o carregamento pode aumentar o tempo de recarga do dispositivo.
Se o aparelho não liga com uma bateria nova ou diferente do habitual, é porque a placa está queimada. Esse teste é simples, porém eficaz, já que às vezes a bateria pode estar com a vida útil comprometida. A bateria também pode ser uma das causas de a placa queimar.
O serviço de RECUPERAÇÃO DE PLACA DANIFICADA se torna necessário quando algum circuito ou componente interno do equipamento está com problemas e afeta diretamente a sua performance no dia a dia. Curtos-circuitos ocorrem com facilidade em dispositivos que estejam com placas danificadas.
Os principais fatores que contribuem para a ocorrência de um curto-circuito são fios desencapados e soltos e o contato físico entre a placa e estruturas metálicas da carcaça. Nessas ocasiões, evite abrir o aparelho para tentar resolver o problema se não tiver o devido conhecimento para isso.
Dessa maneira, quando a corrente elétrica que deve passar pelo fio condutor e chegar no ao seu destino final atinge uma intensidade muito elevada, somada a um circuito pequeno ou danificado, ocorre um superaquecimento dos condutores, resultando no curto-circuito.