Curtos Circuitos. A sobrecarga elétrica e as instalações erradas podem ser mais um dos motivos pelos quais a bateria do seu carro pode não estar funcionando corretamente. Verifique se há muitos acessórios sendo utilizados ao mesmo tempo e se o alternador de seu automóvel tem capacidade para carregar a bateria.
Alguns aplicativos, vírus e até a luminosidade da tela são alguns conhecidos vilões desse tipo de problema. Se seu celular está descarregando rápido demais e você não quer ficar na mão quando mais precisar do aparelho, confira algumas dicas que podem ajudar a otimizar o tempo de duração da bateria!
O alarme pode ser um grande “ladrão” de carga da bateria automotiva. Se você deixar o carro na garagem da sua casa e o alarme disparando as luzes e com a sirene queimada, isso poderá prejudicar a duração da bateria.
Uma bateria fica descarregada por diversos motivos. Alguns deles podem ser: deixar a chave na ignição por um longo período ou esquecer faróis e rádios ligados, por exemplo. Por isso, tenha atenção ao sair do veículo para não ser surpreendido com uma bateria arriada!
Enquanto o veículo está desligado, a bateria continua fornecendo carga para os sistemas do automóvel. Os equipamentos elétricos, como alarme, rádio, relógio digital e painel demandam uma pequena alimentação que, em longo prazo, vão descarregar a bateria.
O que pode descarregar a bateria com o carro desligado?
Rádio ligado, motor desligado
Quando o rádio do carro é deixado ligado com o motor desligado, pode ocorrer a descarga da bateria. Nesse caso, o sistema de áudio do carro consome energia da bateria para funcionar e, se ele é deixado ligado por um longo período de tempo, a bateria pode se esgotar.
Uma forma de saber se há fuga de carga é desconectar os cabos da bateria e colocar um amperímetro entre o cabo negativo e o terminal negativo da bateria. Se a leitura for maior que 0,05 ampères, há fuga de carga.
Dos sinais que uma bateria fraca apresenta, o descarregamento constante é o mais óbvio. Isso pode acontecer por exemplo, quando uma das placas internas da bateria sofre curto e acaba consumindo a própria energia, mesmo quando o veículo não está ligado.
Como saber se o problema é a bateria ou o motor de arranque?
O motor de partida é alimentado pela bateria, ou seja, se não houver carga suficiente, o motor de partida não será acionado. Ao girar a chave, no primeiro estágio, a luz da bateria precisa acender no painel. Caso isso não ocorra, podemos afirmar que há problema na bateria.
Qual o tempo de vida útil de uma bateria de carro?
Em média, uma bateria de carro pode durar entre 3 e 5 anos. Mesmo assim, já atendemos clientes aqui na Baterias Líder que conseguiram manter a bateria ativa por mais de 10 anos! No entanto, é importante verificar periodicamente a bateria e substituí-la se necessário, para garantir o funcionamento correto do veículo.
Um bom teste para se certificar de que o problema é a bateria do carro é tentar acender o farol e buzinar ao mesmo tempo. Se ambos funcionarem normalmente, a bateria do carro provavelmente tem carga o suficiente para dar partida. O problema é a bateria do carro.
Dentre eles, o principal encarregado de consumir a bateria automotiva é o sistema de som. Não necessariamente pelo seu uso, mas principalmente pelo uso indevido ou inadequado. A verdade é que, por mais errado que seja, ainda é muito comum ligarmos o som do carro com o motor desligado, o que consome a bateria.
Uma bateria não segura carga, muitas vezes, por conta de um desgaste nos polos que conectam a bateria na bobina. Verifique se esses polos não estão com uma espécie de sal amarelado, chamado zinabre. Ele é uma corrosão causada pelo tempo e impede a passagem da corrente elétrica que recarrega a bateria.
Quantos quilômetros deve se rodar para carregar uma bateria arriada?
Depende do nível de carga, mas se ela chegar a ficar descarregada o ideal é rodar pelo menos uma hora em estrada com o mínimo de equipamentos elétricos (como faróis e rádio) ligados.
O que pode estar fazendo a bateria do carro descarregar?
Isso pode acontecer quando há consumo com o carro parado, como acontece ao esquecer os faróis ou o rádio aceso por exemplo, ou quando a validade da bateria é ultrapassada.
O alternador é uma peça extremamente importante para preservar a saúde da bateria. Ele tem a função de recarregá-la e transformar a energia mecânica do motor em elétrica.
Um dos motivos para a bateria não segurar a carga é justamente ter essa conexão prejudicada por desgaste, sujeira ou qualquer impureza que afete a transmissão de energia.
Como saber se o carro está com problema no alternador?
Quando há um problema com o alternador do carro, umdos primeiros sintomas que irá notar são pequenas falhas nos sistemas elétricos do veículo, como a diminuição da capacidade de iluminação dos faróis, os vidros elétricos funcionarem mais lentamente do que o habitual (ou até mesmo deixarem de funcionar) e o equipamento ...
Chamamos de bateria arriada quando este componente fica completamente descarregado, ou seja, não há carga elétrica adequada para fornecer a energia necessária para ligar o automóvel. A chave do carro gira, mas o motor não dá partida.
Quanto tempo tenho que andar com o carro para carregar a bateria?
Para que a bateria seja carregada deve deixar o carro ligado e a funcionar durante 20 minutos. Logo que passe este tempo, a bateria estará carregada e poderá voltar a utilizar o carro para ir onde quiser.