Cebolas e Alhos. Qualquer coisa na família das cebolas - de alho a chalotas e cebolinha - é tóxico para os cães. Eles contêm compostos que podem causar gastroenterite, anemia e sérios danos aos glóbulos vermelhos. O alho é considerado cinco vezes mais potente que as cebolas.
Doces, balas, pães, pasta de dentes e alguns produtos diet são adoçados com xilitol. Essa substância pode causar um aumento na insulina que circula no corpo do cachorro. Isso pode diminuir o açúcar do sangue e levar à insuficiência hepática (problemas renais). Sintomas iniciais: vômito, letargia, perda da coordenação.
Os cães são curiosos por natureza e isso pode fazer com que tenham acesso a substâncias tóxicas de alimentos, objetos, produtos de limpeza e até mesmo plantas tóxicas.
Os principais sintomas são salivação excessiva, agitação, dor abdominal, vômito, diarreia, alterações neurológicas, tremores, convulsões. O quadro pode evoluir de forma negativa e de forma rápida dependendo do tipo de veneno ingerido ou sob contato, podendo ser fatal.
Alguns dos medicamentos que podem causar intoxicações em cães e gatos, são: Ácido acetil salicílico (Aspirina) Paracetamol (Tylenol®) Piroxican (Feldene®, Inflamene®)
Que frutas cachorro não pode comer? Há algumas frutas que são extremamente prejudiciais à saúde dos cães. As três principais frutas que não podem ser oferecidas de jeito nenhum são carambola, uva e abacate. O mais recomendável pelos veterinários é sempre oferecer alimento específico para cães, por serem seguros.
Disponível em farmácias veterinárias, trata-se de uma substância adsorvente que ajuda a evitar a completa absorção das toxinas pelo organismo do cachorro. “Por ter uma superfície porosa, ele atua aderindo às toxinas e aos venenos”, esclarece o Dr.
O sódio provoca aumento da pressão arterial sistêmica em cães e gatos. Mito! Estudos demonstram que, ao contrário do que frequentemente se acredita, o sódio não está relacionado ao aumento da pressão arterial em gatos e cães, diferente do que ocorre em seres humanos.
Uma das coisas que os cachorros odeiam é interações forçadas com visitas, crianças e outros animais. Eles podem ser muito desconfiados e precisam confiar antes de se aproximarem. Desse modo, deixe que seu cão se aproxime gradualmente, no tempo dele.
Pode dar arroz para o cachorro? O arroz pode ser uma adição segura e benéfica à dieta dos cachorros, oferecendo uma fonte de energia e auxiliando na digestão. No entanto, deve ser preparado sem temperos e servido como um complemento à alimentação regular, e não como substituto.
Recomenda-se não dar leite para cachorros adultos porque a produção de lactase está menor nessa fase da vida. Essa recomendação também existe porque a industrialização do leite de vaca não fornece nenhum benefício ao animal.
Ibuprofeno: Este medicamento é usado para reduzir a inflamação, é metabolizado e eliminado pelos rins; portanto, quando é ingerido por nossos pets, ele se concentra nesses órgãos, causando danos significativos e tornando-os incapazes de continuar suas funções.
Dentre os principais causadores de intoxicação em cães e gatos estão os alimentos, pesticidas, medicamentos, animais venenosos e peçonhentos, plantas tóxicas e produtos de limpeza.
A resposta é sim. A dipirona para cães com dor ou a dipirona para cães com febre pode ser dada, porém somente quando receitada pelo médico veterinário. Vale lembrar que os cães possuem dificuldade em metabolizar alguns medicamentos, como paracetamol e ibuprofeno, portanto nunca devem ser administrados!
Alimentos Chocolate, pimenta, alho, cebola, café, carambola, macadâmia, cascas e folhas de abacate, sementes de maçã e pera são alguns dos alimentos que podem envenenar cães e gatos. Animais Aranha, algumas espécies de formiga, vespa, abelha, escorpião e cobra são exemplos de animais nocivos para os pets.
Alimentos como cafés, chás, refrigerantes e energéticos possuem cafeína, uma substância que pode ser letal para o seu animal de estimação. Consumir qualquer quantidade dela afeta os sistemas nervoso, cardíaco e urinário. O principal efeito da cafeína do organismo do animal é causar o aumento dos batimentos cardíacos.
Mercepton Oral é indicado para cães e gatos, é um produto colagogo e colerético, utilizado como estimulante do processo digestivo e da eliminação de toxinas oriundas de alimentos deteriorados ou de plantas tóxicas acidentalmente ingeridas.
Os sintomas que os cachorros envenenados apresentam podem variar, mas entre os principais estão: salivação extrema (podendo até espumar), diarreia, vômito, convulsões, contração ou dilatação excessiva da pupila, alta sonolência, tremores, dificuldade para respirar etc.
O leite é uma substância de pH neutro, bem mais alto que o pH do estômago. Se o seu pet ingerir um veneno ácido, o leite irá neutralizar e retardar a absorção. Mas, se o veneno for de caráter básico, o leite irá potencializar o efeito e acelerar a absorção, podendo matar o animal rapidamente.