Isso porque, como possuem baixos níveis de umidade, se ficarem muito tempo dentro do aparelho, podem causar incêndio. Alimentos com pele, membrana ou casca, como tomate, linguiça, batata, pimentão, entre outros, devem ser perfurados antes de irem ao micro-ondas. Isso porque, caso contrário, eles podem explodir.
Se você aquecer um ovo com casca no eletrodoméstico, o vapor pode ficar preso, criando uma pressão e resultando em uma possível explosão ao romper a casca. Se quiser aquecer ovos no micro-ondas, é melhor retirar a casca e furar a gema para que haja uma liberação do vapor.
O fenômeno que permite que o micro-ondas aqueça os alimentos foi descoberto acidentalmente, em 1940. O micro-ondas aquece os alimentos de fora para dentro. Os metais não esquentam no micro-ondas, no entanto, metais com pontas podem produzir faíscas.
Isso pode acontecer por estes motivos: – Uso de utensílios metálicos, com frisos ou detalhes em metal, muito próximo às paredes do forno — a distância mínima deve ser de 5cm. – Uso de papel alumínio encostado na parede do forno para cobrir os alimentos — a distância mínima deve ser de 5cm.
Já garrafa térmica, papel alumínio, papel e papelão comuns, metais, isopor, panelas, saco de padaria e talheres nunca podem ser aquecidos no micro-ondas, viu?
Aconselha-se que não ponha o seu micro-ondas a funcionar sem nada lá dentro. Sem comida ou sem um líquido, o magnetrão, responsável pela transformação de energia elétrica em ondas magnéticas, acaba por absorver as ondas, o que pode estragar o microondas e até gerar um incêndio.
Quais os sete alimentos que não se deve colocar no micro-ondas?
Alimentos com pele, membrana ou casca, como tomate, linguiça, batata, pimentão, entre outros, devem ser perfurados antes de irem ao micro-ondas. Isso porque, caso contrário, eles podem explodir. Ovos não podem ser preparados ou aquecidos no micro-ondas.
“ O risco está na exposição do usuário à possíveis vazamentos dessa radiação que podem causar danos ao globo ocular, provocando o aparecimento de catarata”. Ele lembra que a catarata resulta da opacidade do cristalino que, como se fosse uma gema de ovo, ao ser aquecido, começa a ficar esbranquiçado.
Embora a radiação emitida pelo micro-ondas seja não-ionizante, a alta potência dessas ondas emitidas pelo magnetron pode provocar queimaduras nos tecidos do corpo humano da mesma maneira que acontece com os alimentos no interior do micro-ondas.
Um micro-ondas pode durar bastante tempo, de acordo com pesquisas, o prazo de duração é média de 10 anos. Mas para isso é preciso ter cuidado na limpeza e na manutenção do aparelho.
Ferve água no micro-ondas? Isso é perigoso e pode causar até explosões. Você é daquelas pessoas que quer ganhar tempo e faz chá no micro-ondas? Então tome cuidado, ferver água usando o eletrodoméstico pode causar alguns acidentes e situações complicadas.
Apesar de ser um eletrodoméstico essencial na cozinha, o micro-ondas é alvo de debates sobre seus possíveis impactos à saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando usado corretamente, não há risco relacionado à radiação do micro-ondas.
Quando são pedaços grandes, como as paredes do forno, eles geralmente suportam essa corrente elétrica. Mas no caso de pedaços finos, como o papel alumínio, eles podem ficar sobrecarregados, sofrer superaquecimento e causar faíscas que podem levar a um incêndio.
Peças e utensílios metálicos refletem as ondas emitidas pelo magnetron, que ao se chocarem com as ondas novas geram esses estalos e faíscas, portanto basta verificar se não há nenhum material metálico que foi deixado dentro do eletrodoméstico e evitar limpar internamente com esponjas de aço.
Como saber se está vazando radiação do microondas?
Dessa forma, pegue uma lâmpada pequena, sem ligar em nada. Passe ela por fora do micro-ondas com ele funcionando em máxima potência, em toda a sua superfície, especialmente na porta. Se estiver ocorrendo algum tipo de vazamento, a lâmpada irá acender levemente.
Soa como um cortador de grama – se o seu aparelho está emitindo sons altos e e ruídos barulhentos, parecendo um cortador de grama, há provavelmente alguns problemas graves que justifiquem a sua substituição.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os microondas não representam riscos significativos à saúde quando utilizados conforme as normas de segurança estabelecidas. Portanto, não é verdade que esquentar comida no microondas faz mal.
De um modo geral, o indicado é que o valor do conserto nunca ultrapasse 30% do valor do eletrodoméstico novo. Nesses casos, o recomendado é sempre optar pela compra. Porém, mesmo com o menor consumo de energia, vale lembrar que muitas vezes os eletrodomésticos novos têm menor resistência do que os antigos.
Os melhores micro-ondas para este ano são produtos de marcas confiáveis, como Brastemp, Toshiba, Panasonic, Electrolux, Philco e Midea. Por isso, agora que já conhece um pouco mais sobre os aparelhos, você pode ficar atento às variações dentro das linhas de produtos para encontrar o modelo ideal.
Mesmo se você evitar o uso de plástico, existem outros riscos potenciais de esquentar alimentos no micro-ondas — incluindo aquecimento irregular e as altas temperaturas usadas. Em primeiro lugar, pense em usar o micro-ondas para esquentar, em vez de cozinhar alimentos, pois eles podem cozinhar de maneira desigual.
quando aquecemos o leite em um fogão convencional. o líquido ele aquece de fora pra dentro. e a liberação do ar na forma de bolhas. quando aquecemos o leite no micro ondas. o líquido ele aquece de dentro pra fora. e essas bolhas de ar ficam presas dentro do líquido.