Em quais situações eu perco meu seguro-desemprego?
O pagamento do benefício do Seguro-Desemprego será SUSPENSO nas seguintes situações: - Admissão do trabalhador em novo emprego; - Início de percepção de benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto o auxílio-acidente e a pensão por morte.
por comprovação de falsidade na prestação das informações necessárias à habilitação; por comprovação de fraude visando à percepção indevida do benefício do Seguro-Desemprego; por morte do segurado.
O que impede uma pessoa de receber seguro-desemprego?
Não possuir renda própria de qualquer natureza suficiente à sua manutenção e a de sua família; Não estar em gozo de qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente e pensão por morte.
SEGURO DESEMPREGO E AS CONSEQUÊNCIAS DE RECEBER E ESTAR TRABALHANDO.
O que cancela o seguro-desemprego?
Incompatibilidade com as qualificações do trabalhador; Incompatibilidade com o salário anterior; Estar cursando qualificação profissional; Incapacidade de trabalhar devido à doença.
Quanto tempo leva para o governo saber que estou trabalhando?
Quanto tempo leva? Em média 15 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Este é um serviço do(a) Ministério do Trabalho e Emprego .
Quando a parcela do seguro-desemprego é emitida pode ser cancelada?
Posso ter o seguro cancelado? Sim. A regra do seguro-desemprego é a de que o benefício deve ser pago somente para trabalhadores que não possuem nenhuma fonte de renda (formal ou informal). Caso seja identificada alguma fonte de renda pelo Ministério do Trabalho ou Receita Federal, o seguro-desemprego será suspenso.
Estou recebendo seguro-desemprego e comecei a trabalhar temporário.?
E se meu novo emprego for temporário? O trabalho temporário não cancela o benefício do seguro-desemprego, mas ele é suspenso. Deste modo, ao final do contrato temporário, o trabalhador pode receber novamente as parcelas faltantes, desde que esse prazo não se estenda por mais de 120 dias.
Porque aparece crédito bloqueado no seguro-desemprego?
O seguro-desemprego pode ser bloqueado caso haja alguma inconsistência nas informações fornecidas pelo trabalhador no momento da solicitação. Por isso, é importante preencher corretamente todos os dados e apresentar os documentos necessários.
Estou recebendo seguro-desemprego, posso trabalhar por contrato?
A prática de trabalhar ou realizar trabalhos temporários e, ao mesmo tempo, receber o seguro-desemprego é considerada uma fraude contra o INSS e configura estelionato contra a administração pública.
Como saber se meu seguro-desemprego foi bloqueado?
Você pode acompanhar a análise do seu recurso do seguro-desemprego pelo portal de serviços ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O tempo médio de análise de recurso seguro-desemprego dependerá do tipo de notificação, mas em regra a análise dura em torno de 30 dias.
Estou recebendo seguro-desemprego, posso trabalhar por contrato intermitente?
A medida provisória 808, editada pelo governo na terça-feira (14), inclui ajustes no chamado trabalho intermitente (ou esporádico), uma das novidades da nova lei trabalhista que entrou em vigor esta semana.
O Projeto de Lei 2761/22 aumenta de cinco para oito o número de parcelas do seguro-desemprego a ser recebida pelo trabalhador demitido sem justa causa após os 50 anos de idade. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei 7.998/90, que regulamentou o Programa do Seguro-Desemprego.
O processo é bastante claro: assim que o novo emprego é registrado na carteira de trabalho, as parcelas do seguro-desemprego são automaticamente bloqueadas. Portanto, não existe a possibilidade de receber sequer mais uma parcela do benefício após conseguir um novo emprego.
Quando aparece parcela emitida no seguro-desemprego, o que significa?
O que é? Esse serviço deve ser solicitado quando você fez a solicitação pelo aplicativo e finalizou o serviço. Na tela final, foram mostradas informações do valor da(s) parcela(s), data de recebimento, mas na data indicada no aplicativo o pagamento não caiu na conta.
É possível solicitar a retomada do seguro-desemprego nos seguintes locais: Delegacia Regional do Trabalho, no Sistema Nacional de Emprego e nas agências credenciadas da Caixa Econômica Federal.
Decisões da Justiça têm aberto exceções para reaver o pagamento de dívidas, como penhora de seguro-desemprego, de aposentadoria e do saldo do FGTS, além do bloqueio de cartões.
Estou recebendo seguro-desemprego e fui registrado.?
O que acontece com as parcelas do Seguro-Desemprego após novo emprego? Quando o trabalhador começa a receber o benefício do seguro-desemprego, que deve ser solicitado em período máximo de 120 dias, ele tem o direito de entrar para um novo emprego a qualquer momento.
O que acontece se não restituir a parcela do seguro-desemprego?
Aqueles que se negarem a devolver o valor poderão ter desconto nas parcelas do seguro-desemprego que for solicitado daquele período em diante. A legislação indica que no caso daqueles que receberam indevidamente o seguro, “sujeita-se à compensação automática do débito com o novo benefício”.
Estava recebendo o seguro-desemprego e começei a trabalhar e fui demitido.?
Se isso acontecer, o empregado só precisa pedir para a última empresa uma nova guia de recebimento do seguro-desemprego e levar a guia de seu emprego anterior em um dos postos do trabalhador. Assim, ele poderá solicitar o desbloqueio do restante das parcelas.
Além de poder consultar a Carteira de Trabalho pelo CPF através do site do Governo Federal, você também pode acessá-la através do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”.