As principais causas de um transformador queimado são: Sobrecarga – A sobrecarga ocorre quando muita corrente está fluindo através do transformador do que foi projetado. Isso pode acontecer quando muitos dispositivos estão conectados a uma tomada ou quando um dispositivo está consumindo mais energia do que deveria.
O óleo dos transformadores de potência pode ficar contaminado com impurezas, como humidade, sujidade e partículas metálicas. O óleo contaminado pode levar à redução da rigidez dielétrica, aumento das perdas e envelhecimento acelerado do isolamento.
Sobrecarga, falhas internas, falhas externas, falta de manutenção e envelhecimento são alguns dos principais fatores que podem levar a essas explosões.
Se você tem um multímetro pode verificar a continuidade dos enrolamentos do transformador, saber se estão bons e até mesmo identificar o primário de alta impedância e o secundário de baixa.
LIGUEI O TRANSFORMADOR INVERTIDO - VEJA O QUE ACONTECEU.
O que causa a queima de um transformador?
As principais causas de um transformador queimado são: Sobrecarga – A sobrecarga ocorre quando muita corrente está fluindo através do transformador do que foi projetado. Isso pode acontecer quando muitos dispositivos estão conectados a uma tomada ou quando um dispositivo está consumindo mais energia do que deveria.
A vida útil técnica estimada de um transformador a operar em plena carga é de 20 anos, mas quando opera em sub carga, a sua vida útil técnica passa a ser superior a 20 anos e, quando opera em sobrecarga, a sua vida útil técnica torna-se inferior a 20 anos.
Ligue para a concessionária da cidade com urgência, informando sobre a explosão do transformador e o local exato, para que o deslocamento dos profissionais seja o mais breve possível.
O tempo médio de reparo é em torno de oito horas. Se tiver que trocar o transformador, pode levar um pouco mais. Por mais que a gente reforce, nesse período podemos ter um tempo um pouco maior", complementou Morais.
Certamente é normal. Se está tendo entrada de energia o aparelho vai esquentar. Segundo o fabricante ele tem um sistema de autodesligamento caso a temperatura suba demais. Particularmente, entendo que se não há nenhum aparelho ligado na saída de energia não se deveria deixá-lo conectado à tomada de distribuição.
Vazamentos de hidrocarbonetos provenientes de um transformador podem assim poluir as águas de drenagem que serão absorvidas pela terra. Do mesmo modo, a água da chuva que cai sobre o transformador também se carregará em hidrocarbonetos e corre o risco de poluir gravemente o solo.
Tem problema deixar o transformador ligado direto?
Tudo depende de sua potência, quanto maior for, mais irá absorver. Sendo assim, ele sugere que “não é uma boa ideia deixá-lo conectado à energia se não estiver usando. Isso porque ele vai esquentar através de sua bobina primária, consumir eletricidade e poderá, em casos mais extremos, danificar”.
Um dos métodos para combater o incêndio nos transformadores é resfriar o equipamento com o uso de água nebulizada através de spray ou linhas manuais com hidrantes.
Qualquer transformador consome ligado na tomada, mesmo sem carga ligada nele, por isso ele esquenta, o consumo dele depende de sua potência, quanto maior mais consumo, mas se for de baixa potência(Ex. 350Watts) seu consumo é despresível, e ele não funciona como estabilizador em qualquer condição.
É fartamente documentado que transformadores e fusíveis em pequenas distancias são perigosos e mortais em caso de explosão ou contato por proximidade. As redes aéreas com condutores nus são comuns em áreas urbanas no Brasil.
O problema da explosão de transformadores está relacionado com a instabilidade elétrica do transformador ao decorrer de sua vida útil bem como a falta de dispositivos que previnam seu curto-circuito.
Pode molhar o transformador? Alguns transformadores, como aqueles que ficam no alto dos postes, podem ser molhados, já que eles têm proteção para isso. A água da chuva não vai interferir no funcionamento dos enrolamentos e não vai criar descargas elétricas, já que há um isolamento previsto para essas situações.
O que acontece se eu usar um transformador mais forte?
Transformadores de baixa eficiência podem causar perdas de energia e aumentar a conta. Transformadores de alta qualidade são mais eficientes e têm menos perdas. A potência adequada é importante para evitar sobrecarga e consumo excessivo.
O que preciso saber antes de comprar um transformador?
Antes mesmo de comprar um transformador, é muito importante que você analise a procedência do equipamento. Isso quer dizer que você deve analisar o fabricante do transformador, a fim de avaliar se o produto realmente respeita todas as normas reguladoras vigentes.