O que pode ser alegado na impugnação a contestação?

A impugnação à contestação é cabível sempre que o réu apresentar a alegação de inexistência de pressupostos processuais ou de condições da ação. Assim, a impugnação à contestação serve para permitir a refutação dessas alegações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em peticionamais.com.br

O que deve ser alegado na impugnação?

525, VII ao afirmar que na impugnação o executado poderá alegar qualquer causa modificativa ou extintiva da obrigação, como pagamento, novação, compensação, transação ou prescrição, desde que supervenientes à sentença.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

O que deve ter na impugnação a contestação?

Apesar da mudança de prazo, os requisitos para a impugnação à contestação (réplica) no Novo CPC se mantiveram as do CPC/73. São elas: Alegação de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Alegação de matérias importantes que modifiquem o rumo da ação, vide art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Pode juntar provas na impugnação a contestação?

Em contrapartida, havendo o momento da impugnação à contestação, o autor processual possui o direito de juntar novos documentos à sua defesa. Todavia, não poderá alterar o pedido feito ou apresentar desistência sem que o réu aceite a mesma.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.advbox.com.br

O que escrever em uma impugnação?

A impugnação é uma forma de refutar questões intrínsecas no processo jurídico, sejam elas objetos (provas), pessoas, argumentos ou decisões. Também pode ser entendida como um ato de mostrar oposição, contradição ou contestação a ideias apresentadas pela parte contrária por meio de provas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

RÉPLICA À CONTESTAÇÃO

O que pode ser alegado na réplica?

No momento de fazer a réplica, o profissional do Direito pode alegar a total controvérsia dos fatos apresentados pelo réu. É nesse momento que pode ser alegado o princípio da presunção de veracidade conforme previsão do Artigo 344 do CPC. A réplica é uma faculdade, mas a sua ausência não é recomendada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

Pode alegar preliminar em impugnação?

A defesa pode ser Preliminar ou de Mérito. Momento em que o autor tem a chance de impugnar o que o réu alegou na contestação. Após a 4º etapa, o processo encaminha para a Fase Saneatória ou Instrutória do procedimento comum.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em eutenhodireito.com.br

Pode juntar novos documentos na impugnação?

É possível a parte autora juntar aos autos documento em impugnação à contestação ou contestação à reconvenção, quando busca contrapor fatos e alegações somente aduzidas pelos réus em sede de contestação e reconvenção, nos termos do artigo 435 do Código de Processo Civil .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode apresentar novas provas na réplica?

É permitida a juntada de documentos com a réplica, especialmente quando visa contrapor alegação de fato impeditivo, modificativo ou extintivo de seu direito deduzido pela parte adversa na contestação, à luz do disposto no art. 350 do CPC .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Até quando posso juntar novas provas no processo?

(2) Como visto no art. 435 do Novo CPC, as partes podem juntar prova documental aos autos a qualquer tempo, conforme as condições estabelecidas em lei. No entanto, sempre que o requerimento de juntada de documento for realizado, a parte contrária deverá ser ouvida no prazo de 15 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Sou obrigado a impugnar a contestação?

A falta de impugnação específica na contestação de fatos alegados na petição inicial acarreta a presunção de veracidade daqueles, eximindo o autor de comprová-los. A indenização por perdas e danos abrange apenas os prejuízos efetivos e os lucros cessantes direta e imediatamente decorrentes do evento danoso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quanto tempo demora para o juiz julgar uma impugnação?

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o prazo para resposta à impugnação?

Por regra, a parte tem o prazo de 15 dias úteis para apresentar a impugnação. Lembrando que o prazo pode ser dobrado (para 30 dias) caso existam mais executados no processo, sendo esses representados por profissionais do direito de escritórios distintos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quais matérias podem ser arguidas na impugnação?

Matérias que podem ser alegadas na impugnação ao cumprimento da sentença
  • Inciso I: falta ou nulidade da citação se, na fase de conhecimento, o processo correu à revelia. ...
  • Inciso II: ilegitimidade de parte. ...
  • Inciso III: inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.advise.com.br

O que cabe contra impugnação?

Caso a decisão proferida julgar improcedente a impugnação, caberá agravo de instrumento. Inicialmente, é importante registrar que a sentença, pôs fim ao processo, julgando extinta a execução e, dessa forma, o recurso cabível é o recurso de apelação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como responder a uma impugnação?

Antecipadamente, responda a impugnação somente após alguns minutos de ter entendido o motivo da sua proposta ter sido rejeitada. Evite responder na sequência, reflita sobre tudo e depois parta para a ação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periciaeletrica.com.br

Precisa ser intimado para apresentar réplica?

É obrigatória a intimação para do autor para apresentação de réplica quando na contestação tiverem sido suscitadas preliminares ou quaisquer fatos impeditivos, modificativos ou extintivos da pretensão do autor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que acontece se o autor não apresenta réplica a uma contestação?

A ausência de réplica não gera presunção de veracidade dos fatos aduzidos na contestação, tampouco obsta o direito de produção de prova oral, pois não se trata de peça obrigatória.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando a contestação é inepta?

330, §1°, do Código de Processo Civil, que “considera-se inepta a petição inicial quando: I – lhe faltar pedido ou causa de pedir; II – a parte for manifestamente ilegítima; III – da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão; IV – contiver pedidos incompatíveis entre si”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sedep.com.br

Pode fazer uma réplica para duas contestações?

Uma vez ofertada a peça de contestação, é defeso ao réu refazê-la, praticando o mesmo ato processual duas vezes, por força da preclusão consumativa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Até quando a parte pode juntar documentos?

O artigo 435 , do Código de Processo Civil , permite a juntada de documentos a qualquer tempo, desde que se trate de documento novo ou que reste comprovado o motivo que impediu a parte de juntá-los.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é considerado documento novo?

Documentos novos: são aqueles que poderão ser juntados em qualquer momento do curso processual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando a impugnação tem efeito suspensivo?

A atribuição de efeito suspensivo à impugnação ao cumprimento de sentença é medida excepcional, a qual deve ser deferida tão somente nos casos em que a execução possa causar à parte executada grave dano de difícil ou incerta reparação e estejam cumpridos os requisitos legais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode impugnar o valor da causa na contestação?

O novo código introduziu a figura da "incorreção do valor da causa" no artigo 337, permitindo ao réu impugnar o valor atribuído pelo autor diretamente na contestação ou na reconvenção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Como impugnar o valor da causa na contestação?

A impugnação ao valor da causa pode ser feita pelo réu, no período de contestação. Para isso, é necessário que seja acrescentado ao processo uma peça jurídica a parte. Depois da apresentação do documento, o autor do processo tem o prazo de cinco dias para expor seus argumentos a impugnação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em peticionamais.com.br