Direção elétrica fazendo barulho: o que pode ser? A direção elétrica, diferente da hidráulica, utiliza um motor elétrico para auxiliar na movimentação do volante. Problemas nesse sistema, como falhas na conexão elétrica ou desgaste das peças internas, podem gerar ruídos ao virar o volante.
A batente do amortecedor é uma peça que absorve os impactos e as vibrações durante a condução. Quando essa peça está danificada, ocorrem ruídos ao virar o volante. Substituir a batente do amortecedor é necessário para eliminar esses ruídos e garantir um passeio tranquilo e silencioso.
Barulho seco vindo de um dos lados do eixo dianteiro é um dos sintomas mais comuns de que há folga na caixa de direção . Falando especificamente dos carros equipados com direção hidráulica , que são a maioria hoje, além da folga, o vazamento de fluido de cor avermelhada já é um alerta para ir ao mecânico.
Uma das principais causas de barulho no volante é o defeito no rolamento do coxim do amortecedor, que fica nas torres dos batentes hidráulicos na parte interna do coxim, localizada nas partes externa e interna da caixa de roda.
Ela utiliza um sistema de fluido pressurizado para auxiliar o motorista a movimentar o volante com mais facilidade. No entanto, se houver um problema nesse sistema, como vazamento de fluido ou falta de lubrificação, pode ocorrer um barulho metálico ao esterçar o volante.
Barulho ou Ruído ao Esterçar o Volante..veja o que pode ser!!
Como é o barulho da junta homocinética?
Pode soar como um clique alto, estalo ou clunks conforme o dano piora. Uma junta homocinética defeituosa também causa vibração sentida no volante e no assoalho do carro. Uma junta homocinética desgastada também emite sons de estalo ao colocar o veículo em marcha-ré.
Uma causa bem comum para barulho no carro é defeito no rolamento do coxim do amortecedor. Essa peça se encontra nas torres dos batentes hidráulicos na parte interna do coxim, que por sua vez fica entre a parte externa e interna da caixa de roda.
Como o desgaste dessa peça é gradual, fica difícil notar que há um aumento na resistência de rolagem. O sintoma mais fácil de identificar é o barulho feito por um rolamento gasto. Quando ele precisa de troca é comum dizer que está “roncando”.
Pode andar com a caixa de direção fazendo barulho?
Caso ouça barulhos e ruídos ao rodar o volante, é um sinal de que a sua caixa de direção pode estar com problemas. As direções manuais, mais antigas e firmes, podem produzir um barulho devido ao mecanismo mais antigo, mas é bom fazer uma checagem para garantir que não há nenhum defeito.
Com o tempo, peças como buchas e terminais de direção podem se desgastar, resultando em folgas que causam estalos ao virar o volante. Nestes casos, substituir essas peças desgastadas é essencial para eliminar o ruído.
Se, ao dirigir, o volante estiver pesado, apresentando dificuldade para manobrar o veículo, há problemas na caixa de direção. O que pode estar acontecendo é o vazamento de óleo ou falha na bomba de direção hidráulica assistida.
Como saber se o carro está com problema na direção?
Um dos sinais de problemas no sistema e na caixa de direção do seu automóvel é sentir o volante duro ou dificuldade para manobrar. Se ele se encontra bastante rígido ou não está conseguindo realizar balizas, por exemplo, é importante levar em uma oficina mecânica de confiança para dar uma olhada.
Vamos relembrar quanto custa consertar a direção hidráulica? Para fazer este serviço, o motorista precisará desembolsar, em média, entre R$ 750,00 e R$ 900,00. Fora isso, ainda ficará sem carro entre dois e três dias. Já o valor de uma caixa de direção nova, dependendo do modelo, pode custar a partir de R$ 1.100.
É possível ouvir um som fino e alto enquanto o volante é usado, principalmente em balizas. Caso você tenha dúvidas, a melhor maneira de perceber esse problema é esterçando o volante até o final por pelo menos cinco segundos, se ouvir qualquer barulho, pode ter certeza que é a caixa!
Por se tratar de uma peça mecânica, que faz uso de diversos rolamentos para se movimentar, qualquer poeira ou detrito que adentrar no sistema pode ocasionar ruídos – os conhecidos estalos – ou desgate – este que leva a folgas, exigindo a troca da peça.
Ignorar ou negligenciar esse ruído do rolamento pode levar à completa deterioração da montagem de todo o rolamento e do cubo de roda. As esferas rotativas do rolamento, que deveriam se movimentar livremente, ficam presas dentro da carcaça apertada. Isso é resultado do acúmulo de sujeira, falta de lubrificação ou ambos.
Junta homocinética desgastada: um dos problemas mais comuns que podem causar estalos ao virar o volante é o desgaste da junta homocinética. Essa peça é responsável por transmitir a energia do motor para as rodas, permitindo que elas girem enquanto você vira o volante.
Fazer a troca do fluido hidráulico de acordo com o fabricante. Fazer revisão periódica na bomba da caixa de direção hidráulica. Fazer revisão no conjunto de suspensão. Alinhar o carro periodicamente, recomenda-se o alinhamento do veículo entre 5.000 e 10.000 km.
Qual a diferença entre barulho de rolamento e pneu?
Quando o contratempo é no rolamento da roda, um ruído costuma aparecer acima dos 40 km/h. No caso de um pneu deformado, o barulho ocorrerá em qualquer velocidade.
É perigoso andar com a junta homocinética estalando? Pode ser perigoso andar com uma junta homocinética estalando porque ela pode romper causando além da parada do veículo danos em componentes do sistema de suspensão e direção do veículo.
Fique atento. Quando um caminhão ou ônibus chega na oficina com ruídos na roda, um "ronco" ou trepidação do eixo dianteiro, é provável que o problema esteja nos rolamentos. Isso pode causar acidentes no caso de uma quebra enquanto o veículo está rodando, já que a roda pode cair sem que o motorista nem ao menos perceba.