Algumas doenças podem ser confundidas com o HPV devido a sintomas semelhantes, como o molusco contagioso, outro tipo de infecção viral que causa lesões parecidas com as verrugas do HPV. Também as lesões benignas, como os acrocórdons e os nevos melanocíticos, podem ser confundidas com HPV.
A confusão entre Glândulas de Tyson e HPV tende a ser motivada pelos sintomas que ambos apresentam, ou seja, o surgimento de pequenas bolinhas brancas na glande, que correspondem ao acúmulo de células da pele.
Nem todas as formações verrucosas na região genital são causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). Existem outras condições que podem levar ao desenvolvimento de lesões que parecem verrugas, como molusco contagioso, acrocórdons ou pólipos fibroepiteliais.
Nem toda verruga na área genital é HPV. Cada caso deve ser avaliado com seu médico ginecologista/urologista, que pode pedir exames mais detalhados (como biópsia) para investigar melhor.
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O HPV (O que é ? Quais os sintomas? Como prevenir e tratar ?)
Como saber se a verruga é HPV ou não?
Tamanho das verrugas – a infecção pelo HPV pode não apresentar sintomas, mas é comum que cause verrugas de tamanhos variáveis. Mas, nem sempre elas são visíveis ao olho humano. Aspecto das verrugas – pode ser da cor da pele ou ligeiramente mais escuras.
O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus.
Em grande parte dos casos, assim como ocorre com os homens, o HPV não apresenta sinais nas mulheres. Quando eles surgem, os sintomas de HPV nas mulheres que ocorrem com maior frequência são as verrugas com aparência de couve-flor, que podem surgir na vulva, vagina, colo do útero e ânus.
Condiloma é o nome dado às lesões com aparência e formato de verruga que ocorrem na região do ânus, seja ao redor do órgão, no interior do canal anal ou mesmo nas regiões próximas, como períneo, nádegas e virilha. Já o HPV – Papiloma Vírus Humano – é o vírus que leva ao desenvolvimento das lesões verrucosas.
Em condições habituais, o HPV demora em média cerca de 12 meses (de 8 meses a 24 meses) para ser eliminado do organismo. Na infecção latente, não existe risco de passar o vírus para outras pessoas.
Portanto, ter uma verruga na mão ou um “olho de peixe” no pé não significa que houve contágio sexual nem que haja infecção por um dos subtipos de HPV que trazem o risco de câncer. O diagnóstico é feito rapidamente pelo médico, que vai indicar o tratamento adequado para o tipo de verruga do paciente.
Manchas de sangue irregulares ou sangramento leve entre períodos em mulheres em idade reprodutiva; Mancha ou sangramento pós-menopausa; Sangramento após a relação sexual; Aumento do corrimento vaginal, às vezes com mau cheiro.
Geralmente, as verrugas são como uma pequena protuberância ou grupo de protuberâncias na região genital. Elas podem ser pequenas ou grandes, planas ou proeminentes, ou com aspecto de couve-flor. Se não tratadas, as verrugas genitais podem desaparecer, permanecem e não mudar ou aumentar em tamanho ou número.
Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico de HPV é clínico, podendo ser analisado visualmente pelo médico responsável. Na mulher, são também realizados exames laboratoriais como Papanicolau, colposcopia e, se necessário, biópsia. No homem, são realizados exames urológicos.
Algumas doenças podem ser confundidas com o HPV devido a sintomas semelhantes, como o molusco contagioso, outro tipo de infecção viral que causa lesões parecidas com as verrugas do HPV. Também as lesões benignas, como os acrocórdons e os nevos melanocíticos, podem ser confundidas com HPV.
O exame preventivo contra o HPV, o Papanicolau é um exame ginecológico preventivo mais comum para identificar de lesões precursoras do câncer do colo do útero. Esse exame ajuda a detectar células anormais no revestimento do colo do útero, que podem ser tratadas antes de se tornarem câncer.
Fato: a transmissão do HPV acontece geralmente por meio de relações sexuais sem proteção, mas também pode ocorrer pelo contato com a pele ou mucosas infectadas.
A maioria das pessoas não apresenta sintomas, no entanto, quando surgem, os sintomas mais comuns do HPV em homens são as lesões verrucosas, ou seja, verrugas na região genital com aspecto de couve-flor e tamanhos variados, conhecida popularmente como "crista de galo", "figueira" ou "cavalo de crista".
O diagnóstico se faz através do exame colpocitológico de Papanicolaou, usado para rastrear o câncer de colo do útero. Consiste em um esfregaço ou raspado das células esfoliadas da região cervical e vaginal [3].
Quanto tempo a pessoa demora para manifestar o HPV?
As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem, aproximadamente, entre dois e oito meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção. As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa.
As lesões são mais macias e, quando localizadas nas mucosas, podem ser úmidas. A coloração varia de esbranquiçada a escura e o tamanho varia de pequeninos pontos a grandes lesões com aspecto de couve-flor. Mais comum em adultos, pode ser adquirida por transmissão sexual.
Em geral, as verrugas são ásperas e da cor da pele, mas também podem ser planas, macias e/ou escuras. Em alguns casos, uma verruga pode regredir espontaneamente (geralmente em crianças); em outros, pode durar anos e causar bastante incômodo. Existem diferentes tratamentos para essas lesões.
A sífilis tem cura, o HPV tem apenas controle. De qualquer forma é importante consultar seu ginecologista regularmente para avaliação do seu estado de saúde já que muitas vezes essas doenças podem ser silenciosas: a pessoa pode estar contaminada e por não sentir nada diferente acha que está tudo bem.
O exame de sorologia HPV é realizado através de um exame de sangue capaz de detectar os anticorpos contra o vírus no organismo. No entanto, esse tipo de exame não é encontrado para ser realizado em nosso país. Atualmente é realizado na maioria dos casos apenas para estudos científicos.