O que pode ser considerada prova nova?

Súmula nº 402 do TST I – Sob a vigência do CPC de 2015 (art. 966, inciso VII), para efeito de ação rescisória, considera-se prova nova a cronologicamente velha, já existente ao tempo do trânsito em julgado da decisão rescindenda, mas ignorada pelo interessado ou de impossível utilização, à época, no processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www3.tst.jus.br

O que é considerado prova nova?

Prova nova é aquela preexistente ao processo cuja decisão se procura rescindir. Não é prova nova aquela que se formou após o trânsito em julgado da decisão".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

O que pode ser considerado uma prova?

Conceito de prova: todo e qualquer elemento material dirigido ao juiz da causa para esclarecer o que foi alegado por escrito pelas partes, especialmente circunstâncias fáticas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é prova nova no processo penal?

621 , III , do Código de Processo Penal é a existência de prova nova, ou seja, a existência de prova surgida após a condenação, é descabido e incoerente exigir que, para que seja considerada como prova nova, tenha sido ela submetida a contraditório prévio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é considerado prova?

Prova: é todo elemento pelo qual se procura mostrar a existência e a veracidade de um fato. Sua finalidade, no processo, é influenciar no convencimento do julgador. Elemento de prova: todos os fatos ou circunstâncias em que reside a convicção do juiz (Tourinho). Ex.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stf.jus.br

AR 5196: Definição de "prova nova" para cabimento de ação rescisória com base no art. 966, VII, CPC

Quais são os 3 tipos de prova?

Prova Documental - Prova Pericial - Prova Testemunhal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que caracteriza uma prova?

A prova, em sua acepção de base, indica algo que possa servir ao convencimento de outrem. Objeto da prova é o fato que se pretende provar, constante na alegação da parte, ao passo que o conteúdo corresponde ao que se conseguiu provar, ou seja, ao fato demonstrado no suporte físico documental.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

Pode apresentar prova nova em recurso?

É permitida a apresentação de novas provas em qualquer fase processual, desde que não versem sobre conteúdo já anteriormente conhecido, necessitando haver um fato novo após o ajuizamento da ação, ou que fora descoberto e acessado pela parte em momento posterior.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cmartins.com.br

O que diz o artigo 435 do CPC?

435, parágrafo único, do CPC, é lícito às partes a juntada extemporânea de prova documental para demonstrar fatos supervenientes ou quando se tratar de documento novo, sendo, ainda, admitida nos casos em que a apresentação anterior dos documentos não foi possível por motivo de força maior.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o artigo 966 do CPC?

A ação rescisória pode ser proposta visando à rescisão de apenas parcela da decisão de mérito, desde que aí exista um juízo decisório autônomo (art. 966, § 3.º, CPC)– esse é o significado de capítulo da decisão para efeitos de propositura de ação rescisória.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como o juiz se convence para aceitar as provas?

O juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, ainda que não alegados pelas partes; mas deverá indicar, na sentença, os motivos que lhe formaram o convencimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando o juiz pede para especificar as provas?

282, VI); na segunda, após a eventual contestação do réu, o Juiz chama à especificação das provas, que será guiada pelos pontos controvertidos na defesa (CPC, Art. 324).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quais fatos não precisam de prova?

Art. 374. Não dependem de prova os fatos: I – notórios; II – afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária; III – admitidos no processo como incontroversos; IV – em cujo favor milita presunção legal de exis- tência ou de veracidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsp.jus.br

Pode apresentar provas nas alegações finais?

De acordo com a jurisprudência do STJ, é possível a juntada posterior de documentos, desde que seja respeitado o contraditório, não exista má-fé e não se refiram a prova essencial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz a súmula 429 STJ?

Subscrito o aviso por outra pessoa que não o réu, o autor tem o ônus de provar que o réu, embora sem assinar o aviso, teve conhecimento da demanda que lhe foi ajuizada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Até quando é possível juntar provas no processo?

(2) Como visto no art. 435 do Novo CPC, as partes podem juntar prova documental aos autos a qualquer tempo, conforme as condições estabelecidas em lei. No entanto, sempre que o requerimento de juntada de documento for realizado, a parte contrária deverá ser ouvida no prazo de 15 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

O que diz o artigo 274 do Código de Processo Civil?

O atual parágrafo único do art 274 prevê que as intimações enviadas ao endereço da parte constante do processo seja considerada válida, pois é dever da parte informar eventual mudança de endereço durante a tramitação processual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

O que diz o artigo 726 do CPC?

§ 1º Se a pretensão for a de dar conhecimento geral ao público, mediante edital, o juiz só a deferirá se a tiver por fundada e necessária ao resguardo de direito. § 2º Aplica-se o disposto nesta Seção, no que couber, ao protesto judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

O que diz o artigo 513 do CPC?

513. O cumprimento da sentença será feito segundo as regras deste Título, observando-se, no que couber e conforme a natureza da obrigação, o disposto no Livro II da Parte Especial deste Código.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode juntar prova nova depois da sentença?

Não se admite a juntada de documentos após a sentença, salvo quando se tratar de documento novo, isto é, referente a fato ocorrido posteriormente ou, ainda, quando aquele se tornar conhecido, acessível após a petição inicial ou contestação, nos termos do art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é considerado um documento novo?

Documentos novos: são aqueles que poderão ser juntados em qualquer momento do curso processual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode apresentar novas provas na réplica?

A réplica é o articulado ou peça processual pela qual o autor responde à contestação do réu quando nela tenha sido formulado um pedido reconvencional, isto é, um pedido formulado pelo réu contra o autor. Ou seja, é durante essa fase que o autor pode apresentar novas provas e evidências que reforcem a sua tese.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em advbox.com.br

Quais são os 3 tipos de provas?

Assim, as provas documental, testemunhal e pericial são as formas mais comuns usadas pelas partes no processo com o intuito de convencer o juiz. Esses meios, portanto, servem como um conector entre as provas e a demanda judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em expermed.com.br

O que pode ser considerado prova?

Podem ser definidas como os meios pelos quais as partes demonstram a veracidade de suas alegações e alegam sua pretensão em juízo. No ordenamento jurídico brasileiro, os tipos de provas são diversos e abrangem desde a prova documental, testemunhal, pericial, até a prova testemunhal e depoimento pessoal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são os tipos de provas no CPC?

O CPC descreve como meios de prova: depoimento pessoal; confissão; exibição de documento ou coisa; prova documental; prova testemunhal; prova pericial e inspeção judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br