O Ministério da Cultura define um artista profissional como: “Um indivíduo que vive exclusivamente da produção artística ou cultural, seja por meio da venda de obras e/ou serviços artísticos ou pela prestação de consultorias e assessorias culturais."
Quem é considerado um artista? Pode ser considerado artista uma pessoa que realiza ou produz obras de arte. Seja qual for a concepção dessa pessoa sobre o que é a arte, ou a concepção do lugar e da cultura em que ela vive.
Artista, segundo o dicionário, é aquele que cultiva as belas artes, que tem vocação artística, é talentoso ou engenhoso. É claro que essas palavras fazem parte da definição do que é um artista.
Um artista é, de modo geral, uma pessoa envolvida na produção de arte, no fazer artístico criativo. No entanto, essa definição tem variado imensamente ao longo dos séculos e nas diferentes culturas, e seu conceito está diretamente ligado ao conceito de arte, igualmente controverso e variável.
O artista é o profissional dedicado à manifestação criativa por meio de diversas formas de arte. Sua principal tarefa é criar expressões artísticas, que podem incluir pinturas, esculturas, música, dança, teatro, cinema, audiovisual entre outras possibilidades.
Se você faz isso, não pode ser considerado um artista!
O que caracteriza um artista?
O Ministério da Cultura define um artista profissional como: “Um indivíduo que vive exclusivamente da produção artística ou cultural, seja por meio da venda de obras e/ou serviços artísticos ou pela prestação de consultorias e assessorias culturais."
Assim como um profissional que tem um capricho especial para entregar algo bem feito, alguém que se realiza em fazer um cliente se sentir satisfeito, enfim, alguém que se dedica a, de qualquer forma, transformar positivamente a vida de outras pessoas pode, sim, ser considerado um artista.
Na prática ser artista tem a ver com um modo ético de criar trabalho, pensar o fazer, pensar a relação e abrir a sensibilidade para misturas esquisitas, para mundos diferentes se contaminarem.
“Uma das características mais importantes para um artista é uma vontade, mas também uma necessidade de experimentar coisas novas. É a capacidade de sentir novas sensações e emoções, de se jogar em coisas novas e tentar fazer coisas familiares de maneiras diferentes.
Um artista é uma pessoa que pratica qualquer uma das artes criativas, como pintura, escultura, poesia, canto, filmagem, desenho, composição e criação de música.
1 Indivíduo que se dedica às artes ou faz delas meio de vida: ator, bailarino, cantor, desenhista, escritor, escultor, fotógrafo, gravurista, músico, pintor etc. 2 O que revela sensibilidade artística ou gosto pelas artes.
Qualquer indivíduo que se destaque em seu campo ou especialidade pode se qualificar para um visto O-1. Artistas, intérpretes, cantores, dançarinos, comediantes, produtores ou designers, por exemplo, podem solicitar o visto para trabalhar em período integral caso cumpram os critérios estabelecidos pela lei de imigração.
A arte pode ser representada através de várias formas, expressões, movimentos, sons e linguagens. Denominadas “artes clássicas”, a pintura, a escultura, a música, a literatura, a dança e a arquitetura, se destacam pelo apelo emocional e valor estético que provocam a quem as observa.
Não é estritamente necessário frequentar uma faculdade para se tornar um ator, mas muitos atores escolhem seguir programas de teatro ou artes cênicas em instituições de ensino superior para obter treinamento formal e desenvolver suas habilidades.
É chamado de artista aquela pessoa que se ocupa de realizar ou produzir obras de arte, ainda que, isso também dependera da concepção de que em cada lugar e cada pessoa em particular tenham da arte, já que o que para um é arte pode não ser para outro, então não é considerado um artista para essa pessoa.
As expressões artísticas concentram-se no desenvolvimento de experiências sensoriais, e são baseadas na sensibilidade criativa. Nas diversas experiências a criança expressa sentimentos, emoções, ou seja, demonstra sensibilidade nos distintos espaços sociais.
O perfil artístico costuma gostar e valorizar atividades criativas. Por conta disso, com frequência, busca oportunidade de autoexpressão através de criação e tende a se comunicar de maneira enérgica e aberta. De forma geral, preferem flexibilidade e ambiguidade e podem nutrir certa aversão à convenções e conformidade.
Logo, o artista é aquele que encarrega de fazer arte usando esses e outros meios para expressar seus sentimentos, expressar os sentimentos de outras pessoas, representar algo, etc. e para isso ele é conhecedor de diferentes técnicas.
Um bom artista é aquele que reconhece que sempre precisa se adquirir mais conhecimento. Existe, portanto, um mundo de novas possibilidades técnicas que podem ajudar incrementar seu trabalho.
Ninguém nasce um artista completo, mas é possível batalhar para alcançar esse patamar. Os pais e a escola têm um papel importante: desde cedo é preciso mostrar para as crianças que além de um emprego formal, no escritório, é possível ganhar a vida fazendo arte.
Como ser um artista completo: A liberdade criativa x a responsabilidade ética. Um artista de sucesso precisa ser engajado com os temas sociais? No dinâmico cenário artístico do Brasil, a responsabilidade dos artistas em suas criações é um tema central que atravessa questões éticas, sociais e políticas.