Quando a glicemia está alta nosso organismo tenta eliminar o excesso através da urina, nossa urina fica realmente doce e muitas vezes as formigas aparecem.
Por outro lado, se há presença de glicose na urina, isso pode ser um sinal de problemas no pâncreas, Síndrome de Cushing, doenças renais e até diabetes. Na diabetes mellitus e gestacional, um dos principais sintomas é a urina mais adocicada ou com odor semelhante ao do mel por conta da glicose.
Mas, que a urina também fica doce e atrai formigas muitos duvidam. Há casos de pessoas que foram diagnosticadas com diabetes depois de encontrarem formigas no vaso sanitário e procurarem ajuda médica. Isso ocorre porque o corpo encontra outras formas de eliminar a glicose do sangue, que está em um nível muito alto.
A urina adocicada sugere presença de níveis elevados de glicose na urina. Isso ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão muito elevados. Não tem relação com a metformina, porém sugere que provavelmente seu Diabetes não esteja adequadamente controlado. É necessário uma avaliação médica.
O Que Atrai Formiga Para o Banheiro? A umidade, rachaduras e fendas podem facilmente servir como porta de entrada. O suprimento de água prontamente disponível, os cabelos nos drenos e outras fontes de alimento são as razões prováveis pelas quais estas formigas estão entrando em seu banheiro.
É normal ter formigas no sangue da menstruação? Mesmo n tendo nenhum sintoma de diabete? Não é comum... as formigas são atraídas pelo açúcar, então você tem toda a razão em pensar em diabetes. Às vezes, o diabetes no início pode não ter sintomas, mesmo.
Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.
A glicemia alta também impacta a saúde renal, já que são os rins que regulam os níveis de açúcar no sangue, que é excretado pela urina. Em excesso, pode comprometer o funcionamento dos rins, que podem parar de funcionar adequadamente.
Além dos sintomas, existem exames de sangue que permitem o diagnóstico preciso e seguro do diabetes: glicemia em jejum, hemoglobina glicada e o teste de tolerância à glicose. Antes de tudo, o fundamental é conversar com seu médico para investigar o problema.
Mantenha-se hidratado. Beber água vai além de evitar a desidratação: é uma forma de eliminar o excesso de açúcar pela urina, o que controla e evita a concentração de glicose na corrente sanguínea. Portanto, tenha sempre uma garrafa d'água à disposição para hidratar-se de forma adequada.
Pessoas com Diabetes apresentam prurido na pele com taxas mais elevadas do que aquelas sem a enfermidade. Em última análise, a coceira pode levar a arranhões excessivos, o que pode causar desconforto e dor.
Na maior parte das pessoas saudáveis, a glicose do sangue filtrada pelos rins é completamente reabsorvida para o sangue. Nas pessoas afetadas pela glicosúria renal, a glicose pode ser eliminada pela urina mesmo que as concentrações de glicose no sangue estejam normais ou baixas.
A urina em excesso, chamada de poliúria, principalmente no período noturno, é um desses sinais. Isso acontece porque o corpo tenta eliminar o excesso de açúcar que está no sangue, o que é feito por meio da urina. Como consequência, o paciente vai diversas vezes ao banheiro.
A glicosúria é causada principalmente pela presença de altos níveis de glicose na urina, que pode ocorrer por diabetes mellitus ou gestacional, por uso de medicamentos e alterações renais e no pâncreas. Além disso, a glicosúria também pode se desenvolver devido à síndrome de Cushing ou por hereditariedade.
Qual a cor da urina quando o rim está com problema?
A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.
O diabético possui a pele mais frágil e seca, em decorrência das alterações provocadas pelo excesso de glicose no sistema nervoso autônomo – responsável pelo controle e produção de suor e sebo. Em casos extremos, o ressecamento excessivo pode até resultar em rachaduras.
Quem tem diabetes tem mais chance de ter pele seca, coceira e infecções por fungos e/ou bactérias, uma vez que a hiperglicemia favorece a desidratação – a glicose em excesso rouba água do corpo.
Cabe destacar que, a sonolência diurna excessiva é a queixa mais comum associada aos distúrbios do sono. Esta sonolência diurna pode ser confundida com preguiça, falta de interesse nas atividades ou embriaguez(15).
Para tentar resolver o problema, o organismo elimina o excesso de açúcar na urina, que passa a apresentar níveis altos de glicose. Como as formigas também são atraídas por açúcares, entre outros alimentos, a urina “doce” pode atrair as formigas.
Sede, boca seca, vontade excessiva de urinar, aumento da fome, sonolência, cansaço, visão embaçada, perda de peso não intencional, enjoos, dores de cabeça, infecções recorrentes, dormência ou formigamentos nas mãos e pés.
Com esse transporte de glicose para o cérebro prejudicado, além dos sintomas citados acima, pode-se destacar também o aumento do sono. Isso também é causado porque o cérebro fica sem energia para funcionar adequadamente e, para se preservar, reduz o metabolismo e desacelera os processos corporais, gerando sonolência.