“O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores", explica o dr. Gutemberg Santos, neurologista do Centro Médico do Hospital São Lucas Copacabana.
A sonolência excessiva e o cansaço extremo, podem ser sintomas de doenças sérias que podem afetar a sua qualidade de vida. Pode estar relacionado com doenças neurológicas (Alzheimer, Parkinson e Depressão), psiquiátricas (esquizofrenia) e/ou aos distúrbios do sono.
Porque sonolência durante o dia é sinal de alerta?
Maus hábitos de sono, estresse e condições que perturbam o ritmo interno das pessoas de dormir e acordar (como o trabalho por turnos) causam muitos casos de insônia e sonolência excessiva durante o dia. No entanto, às vezes, a causa é um transtorno, como a apneia do sono obstrutiva ou um problema mental.
O cansaço excessivo geralmente indica falta de tempo para descansar, mas também pode ser sinal de doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Normalmente, nos casos de doença a pessoa sente-se cansada e sem forças, mesmo após ter uma noite de descanso.
Portanto, é normal sentir isso, desde que em um nível moderado. Se sentir cansado ou com pouca energia pode ser um sinal de algum problema no organismo, e consequência de uma série de fatores, como má alimentação, noites mal dormidas ou, até mesmo, hipotireoidismo.
Entre as principais estão a Vitamina D, B6 e B12. Os problemas ocasionados pela deficiência delas afetam o sono de diversas formas, mas principalmente na duração e na dificuldade de adormecer. A vitamina D possui uma importância muito grande em nossa saúde, como um todo.
Se você marcar menos de 11 pontos, mas já “pescou” ao volante ou cochila regularmente em aula ou reuniões, também é necessário buscar um profissional de saúde do sono. Ambos os casos são sinais de alerta para sonolência diurna.
Por que isso acontece?" Esse problema pode ter diversas causas. A mais comum é o que os especialistas chamam de cronoruptura, ou seja, a quebra do ritmo circadiano do corpo. Esse ciclo nada mais é do nosso relógio biológico, responsável por nos dizer quando devemos dormir ou acordar.
Todo cansaço injustificado é um sinal de alerta. Ele pode ser um sintoma de enfermidades, deficiências hormonais ou distúrbios comportamentais, como veremos mais à frente. Como se vê, são causas bastante heterogêneas e que demandam acompanhamento médico rigoroso.
O cansaço ou fadiga geralmente é causado por esforço físico ou mental. Na maioria dos casos, significa que a pessoa está sobrecarregada e precisa de um bom tempo de descanso. Mas, saiba que cansaço em excesso também pode ser indicativo de alguns problemas de saúde que merecem atenção redobrada.
No entanto, se esse sentimento persistir por um longo período de tempo e começar a afetar a sua vida diária, pode ser um sinal de um problema de saúde mental. A falta de motivação pode ter várias causas, como estresse, ansiedade, depressão ou simplesmente cansaço físico e mental.
Demorou mais de uma década, mas ela conseguiu descobrir o problema: narcolepsia. Uma doença rara que é um distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva durante o dia, mesmo quando a pessoa dormiu bem à noite. A causa é uma alteração no equilíbrio existente entre algumas substâncias químicas do cérebro.
Fatores nutricionais também podem desempenhar um papel no sono excessivo. Por exemplo, pesquisas recentes relacionaram baixos níveis de vitamina B com dormir demais. E o abuso de substâncias, seja álcool, tabaco ou drogas ilícitas, também está relacionado ao sono excessivo, de acordo com o NIH.
“O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores", explica o dr. Gutemberg Santos, neurologista do Centro Médico do Hospital São Lucas Copacabana.
Sentir sono excessivo durante o dia pode estar ligado a muitas causas, geralmente relacionadas à privação do sono. Quem possui apneia do sono, por exemplo, acorda várias vezes durante a noite devido à falta de ar, o que prejudica – e muito – a qualidade do sono.
A doença do sono ocorre somente na África equatorial. Pode formar-se um caroço ou ulceração dolorida no local da picada da mosca, seguida de febres, calafrios, dores de cabeça, linfonodos inchados, às vezes uma erupção cutânea e, por fim, sonolência, problemas para caminhar e, se não tratada, coma e morte.
Por exemplo: as vitaminas do complexo B são muito participativas na função mental e cognitiva. Sem falar que ainda contribuem com a redução da fadiga a do cansaço — caso da vitamina B6, especificamente —, enquanto as vitaminas B1 e B12 têm ampla importância na manutenção do sistema nervoso.
Quais os sintomas de quem está com a vitamina D baixa?
A deficiência de vitamina D pode causar dores musculares, fraqueza e dor óssea em pessoas de todas as idades. Os espasmos musculares (tetania) podem ser o primeiro sinal de raquitismo em bebês. Eles são causados por baixos níveis de cálcio no sangue em pessoas com deficiência de vitamina D grave.
Alguns dos remédios que podem ser recomendados em casos de transtornos do sono e que causam o excesso de sono são armodafinil, metilfenidato, oxibato de sódio, melatonina e medicamentos agonistas dos receptores dos benzodiazepínicos.
Acordar cansado é um sintoma que pode estar relacionado com hábitos inadequados ou problemas de saúde, como apneia do sono, ansiedade, depressão, exposição à luz azul, consumo de cafeína e bebidas alcoólicas ou alimentação inadequada.
Ter muito sono durante o dia pode ser consequência de uma má qualidade do sono, consumo de alimentos ou plantas medicinais com propriedades relaxantes ou uso de alguns medicamentos. No entanto, o sono excessivo pode ser também sinal de depressão, narcolepsia, hipotireoidismo ou apneia do sono.
Alguns remédios caseiros para combater o cansaço físico e mental são a vitamina banana com guaraná em pó, o suco verde ou um shot de maca peruana, pois possuem vitaminas e minerais que favorecem as conexões neuronais, além de terem propriedades energizantes, que ajudam a aumentar a disposição.