A destilação costuma produzir uma água com condutividade até 10 µS/cm e é diferente da desmineralização – que remove os íons (cátions e ânions) dos minerais.
Existem vários métodos para obter água desmineralizada. O mais comum é a osmose reversa, que utiliza uma membrana semipermeável para remover impurezas e minerais da água. Outro método é a troca iônica, onde íons indesejados são substituídos por íons inofensivos, como hidrogênio ou hidroxila.
A água utilizada no sistema de arrefecimento, conhecida como água do radiador, deve ser desmineralizada ou destilada. A razão para isso é garantir o correto funcionamento do sistema e evitar danos ao motor.
QUANDO se PODE USAR a AGUA DESMINERALIZADA no RADIADOR? Veja o momento certo.
Como substituir a água do radiador?
A troca do líquido de arrefecimento deve ser realizada sempre com o motor frio e o carro desligado. Nessas condições, pode-se abrir a tampa de expansão do radiador e soltar a mangueira inferior, para que o líquido possa escoar. Se o nível do líquido estiver próximo ou abaixo do mínimo, está na hora de completar.
Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.
Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes. Água da torneira só em situações extremas quando já está saindo fumaça pelo capô para chegar até o mecânico mais próximo!
O ideal é água destilada e deionizada. Porém entre colocar a água da torneira e a do ar-condicionado, melhor a do ar condicionado... porém SEMPRE com um bom fluido de radiador na proporção certa!
Pode colocar apenas água desmineralizada no radiador?
O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.
Existem diversos métodos para produzir a água desmineralizada, mas os mais comuns são: Troca iônica: consiste em passar a água por uma resina que contém íons positivos e negativos que se ligam aos sais minerais da água, substituindo-os por íons de hidrogênio e hidróxido, formando assim a água desmineralizada.
Qual a diferença da água desmineralizada para água comum?
Na verdade, as duas formas de água são "puras" e de qualidade, e cada uma tem um uso específico. Enquanto a destilação retira os sais minerais, a desmineralização remove completamente os íons de minerais.
A mistura de produtos de tecnologia ou marca diferentes nunca é recomendada, tendo em vista que as formulações podem variar na quantidade dos componentes, ainda que tenham a mesma denominação, levando a uma desestabilização química, o que pode causar reação indesejada, como perda da eficiência dos produtos.
A água desmineralizada é essencial no funcionamento de equipamentos industriais e pode atuar como ingrediente em bebidas, alimentos e cosméticos. Na área hospitalar, é comum utilizar a água purificada para a esterilização de equipamentos.
Pode colocar detergente no reservatório de água do radiador? Não é recomendado usar detergentes comuns, pois podem conter substâncias que podem danificar componentes internos do radiador.
Água quanto mais pura melhor, de preferência, a destilada. Ou melhor ainda: como hoje deve-se usar 50% de água, 50% de um aditivo chamado etilenoglicol, o melhor é comprar o líquido pronto, que já existe no mercado, nos postos, nas casas de peças, nas concessionárias.
Pode colocar água de torneira no radiador do carro?
Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor).
Segundo o INMETRO, as cores são meramente comerciais e não influenciam nas propriedades ou no desempenho dos fluidos. Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis.
O fluido de arrefecimento, como o próprio nome sugere, é o responsável por resfriar o motor do carro. Devido à queima de combustível, a temperatura da unidade motriz pode ultrapassar os 100ºC, e o superaquecimento de seus componentes pode resultar em danos ou mau funcionamento do veículo.
Somente o aditivo puro e concentrado, não pode mesmo! O que deve ser utilizado no sistema é “líquido de arrefecimento”. O “líquido de arrefecimento” é composto por água (desmineralizada) e aditivo. O aditivo é aquele recomendado pelo fabricante do veículo e deve ser adicionado na proporção recomendada pelo manual.
O que colocar no reservatório de água do radiador?
Ao consultar o manual do proprietário de diferentes veículos, a orientação básica é a mesma: colocar água destilada ou desmineralizada em combinação com o aditivo recomendado pela montadora.
Se faltar líquido no radiador, o motor pode fundir e você terá que levar o carro para uma oficina para passar por um serviço de retífica, algo que não é nada leve para o bolso. A situação ideal é que você não se esqueça de ocar o líquido.
Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Pode usar água de chuva no radiador? Especial cuidado nas regiões onde existe a chamada água dura, que deve ser evitada devido ao seu alto teor de cálcio.