São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
Existem várias formas de gerar energia alternativa. Ela pode ser obtida por meio da captação dos raios solares, da força do vento, da movimentação da maré ou, até mesmo, do calor emitido no centro da Terra.
Confira quais são as melhores fontes de energia para seu negócio
Energia solar. Os raios solares podem gerar tanto a energia térmica, normalmente utilizada para aquecimento de água e outros fluidos, quanto a fotovoltaica. ...
Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se divide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual dois ou mais núcleos se unem para produzir um novo elemento.
A energia nuclear é obtida por meio de reações de fusão ou fissão nuclear. Uma de suas principais aplicações é a geração de eletricidade no interior das usinas termonucleares. A energia nuclear é gerada por meio de fontes não renováveis, como o urânio.
A energia nuclear é a energia liberada pelo núcleo de átomos que sofrem a ação de desintegração de suas partículas. O Urânio é comercialmente um dos principais elementos de onde podemos obter esta energia.
O futuro da energia pede fontes renováveis. Com elas, será possível suprir a demanda energética da população mundial, sem impactar negativamente o meio ambiente. As fontes solar, eólica e da biomassa (cana-de-açúcar) são as principais apostas para o futuro da energia elétrica.
A energia hidrelétrica é a fonte limpa e renovável com a maior capacidade instalada do mundo. No final de 2021, de acordo com o relatório IRENA, a capacidade global de geração renovável era de 3.064 GW. A energia hidrelétrica representa a maior parcela do total global, com uma capacidade de 1.360 GW (44,39% do total).
A energia solar e a energia eólica são consideradas as fontes de energia mais baratas do mundo, segundo a Lazard, pois são provenientes de fontes gratuitas e inesgotáveis, além de terem seus custos diminuindo cada vez mais com o avanço da tecnologia.
São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).
O funcionamento da energia nuclear se dá mediante a utilização de elementos químicos, especialmente o urânio, como fornecedores de energia para a produção de eletricidade. A reação química envolvida nesse processo ocorre no núcleo dos átomos por meio de um processo chamado fissão nuclear.
Nesse caso, investir em energias renováveis e limpas que não geram impactos ambientais negativos é uma alternativa. Consumir energia 100% limpa é o jeito mais eficiente de compensar as emissões de gases do efeito estufa.
Na América Latina, além do Brasil, Argentina (3) e México (2) têm usinas nucleares. Dos três, o Brasil é o que tem maior potência. No mundo há 58 reatores em construção em 17 países.
Técnicas e Práticas: Existem várias técnicas e práticas que podem ser usadas na limpeza energética. Algumas das mais comuns incluem a queima de ervas sagradas como sálvia ou incenso, a utilização de cristais, a prática de meditação e visualização, o uso de música calmante e a organização e limpeza física do espaço.
Entre as formas de energia que atendem a esses requisitos, podemos citar: energia eólica, energia solar, energia maremotriz, energia geotérmica, energia hidráulica e energia nuclear.
A energia solar e a energia eólica podem ser consideradas as fontes de energia renovável mais limpas. Ambas utilizam recursos inesgotáveis para gerar energia (luz solar e ventos, respectivamente), possuem um impacto ambiental mínimo e não emitem poluentes.
Ao acordar todas as manhãs, podemos ver e sentir a maior fonte de energia para o planeta Terra: o sol! O sol faz a água do mar e dos rios evaporar e formar as nuvens de chuva. Ao aquecer a Terra, ajuda a formar os ventos. As plantas utilizam o sol para crescer.
Ainda em 2023, a Renova Energia teve receitas de R$ 227,8 milhões, um crescimento anual de 10,4% A Renova Cotação de Renova Energia apresentou lucro líquido de R$ 125,8 milhões no quarto trimestre, representando uma queda anual de 83,2%.
O processo físico fundamental para a geração da energia nuclear, a fissão nuclear, foi descoberto por Otto Hahn, Lise Meitner e Fritz Strassman, em 1938-9. Quando o urânio é bombardeado por nêutrons, os núcleos dos átomos absorvem as partículas e tornam-se instáveis, partindo-se em dois pedaços espontaneamente.
Quais são os tipos de energia nuclear? Existem dois tipos de reações nucleares que transformam massa em energia: Fissão nuclear: quando o núcleo do átomo se divide em duas ou mais partículas; Fusão nuclear: quando dois ou mais núcleos atômicos são unidos para produzir um novo elemento.
Se nos atermos à potência instalada, a maior usina nuclear do mundo é a Kashiwazaki-Kariwa, que está localizada na cidade de Niigata, 368km a noroeste de Tóquio (Japão).