Tem algum documento que substitui a nota fiscal?
Atualmente a legislação nacional permite que a NF-e substitua apenas a chamada nota fiscal modelo 1 / 1A, que é utilizada, em regra, para documentar transações comerciais com mercadorias entre pessoas jurídicas.O que vale como documento fiscal?
Sim, tanto o recibo fiscal quanto a nota fiscal são exemplos válidos de comprovantes de pagamento. Isso porque, um comprovante nada mais é do que um documento emitido pelo fornecedor e entregue ao cliente como forma de atestar o recebimento de dinheiro, em troca do serviço ou produto que foi vendido.Quando não tem nota fiscal?
A falta de emissão de notas fiscais, quando devida, é considerada sonegação de impostos e, dependendo da situação, o responsável pode ser preso! Não emitir nota fiscal é prevista como crime na Lei 8.137, que diz em seu artigo 1º, inciso V: Art.Como comprovar uma compra sem a nota fiscal?
Resumidamente, o CDC diz que basta uma etiqueta, embalagem, fatura do cartão, por exemplo, para que o cliente comprove a relação de compra.Saiba como substituir uma Nota Fiscal de Serviço de Eletrônica
O que acontece com mercadoria sem nota fiscal?
Além da multa de até 10 vezes o valor da nota e prisão de até cinco anos, existem outros sérios riscos da venda sem nota fiscal ou compra de matéria-prima ou produtos para revenda sem o documento.O que pode ser usado como comprovante de compra?
A prova de compra pode ser um recibo de venda (Nota Fiscal) ou uma Declaração de Compra, e deve atender aos seguintes requisitos.Como comprovar uma venda?
Um recibo de venda (ou recibo de pagamento) é um documento em duas vias usado para comprovar o pagamento na venda de produtos e serviços. É um documento comum no Brasil para registrar que um negócio, como a compra e venda de um automóvel, foi quitado pelo cliente.Como emitir recibo sem nota fiscal?
O que pode substituir a nota fiscal? Fica claro que o recibo não pode substituir a nota fiscal quando se trata de comércio de bens: é necessária a emissão da nota para dar posse do produto. O que tem valor similar à nota fiscal, para casos de varejo, é o cupom fiscal.É necessário nota fiscal?
A emissão da nota fiscal no ato da compra por parte do comerciante é obrigatória, independente do valor do produto ou serviço, prevista na Lei Nº 8.846/94.É necessário emitir nota fiscal?
A emissão (eletrônica ou não) para empresas que não são MEI é obrigatória para todas as transações. Os prestadores de serviços devem se adequar aos padrões das prefeituras de suas cidades (que pode ser o NFS-e ou não) para o documento. Já quem vende produtos, aos Estados (que pode ser o NFe ou não).Como fazer um comprovante fiscal?
Pessoas físicas podem emitir nota fiscal, com: CPF, RG e comprovante de residência. Pessoas jurídicas precisam do CNPJ, Identidade do Titular e Cadastro Fiscal. Preenchimento do formulário da nota, que deve incluir informações como o produto ou serviço, e todos os dados de quem comprou, quem vendeu, etc.Quando emitir recibo ou nota fiscal?
Saiba quando usar recibo ou nota fiscalAlguns exemplos são o pagamento de um serviço realizado em sua casa ou o pagamento do aluguel para o proprietário de um imóvel. Ou seja, ele deve ser emitido sempre que houver a necessidade de comprovar um pagamento, mas a transação não envolve a transferência de posse de um bem.
É possível emitir nota fiscal só com CPF?
A nota fiscal avulsa é a modalidade ideal para emitir nota fiscal como pessoa física. Basta ter um certificado digital, preencher um formulário eletrônico e informar dados como CPF, RG e comprovante de residência. Após aguardar a análise e aprovação, o usuário pode imprimi-la e armazená-la.Como fazer um recibo de venda simples?
Etapas de elaboração de um Recibo
- Dê um nome ao documento. Coloque um nome no cabeçalho da folha em branco: “Recibo”, “Recibo de pagamento”, ou “Declaração de pagamento”.
- Descreva o recebimento. ...
- Valores em números e por extenso. ...
- Não esqueça do local, data e assinatura.
Como fazer um recibo de compra e venda simples?
A seguir, você vê o que não pode faltar em um recibo padrão:
- Data de realização do pagamento ou da transação.
- Dados do vendedor (nome, endereço e CPF ou CNPJ)
- Dados do comprador (quem realizou o pagamento)
- Serviço realizado ou bem adquirido.
- Quantidade ou número da parcela.
- Forma de pagamento.
- Valor recebido.
Tem documento de compra e venda?
O principal documento de compra e venda é o Certificado de Registro de Veículo (CRV), o antigo Documento Único de Transferência (DUT). Há muita gente que ainda não o conhece com o novo nome.Como emitir um comprovante de compra?
Nesse caso, é possível exigir uma segunda via do documento. Para comprovante de compras com cartão, a opção mais rápida e prática é ir até o estabelecimento e relatar o ocorrido.O que é um comprovante não fiscal?
O que é um cupom não fiscal? O cupom não fiscal é um documento comprobatório de venda, amplamente utilizado no comércio, que atua de forma diferente do tradicional cupom fiscal.Como emitir nota fiscal de pessoa física?
No entanto, de forma geral, os passos que você deve seguir para emitir sua nota fiscal pelo CPF são:
- Consulte a viabilidade. ...
- Reúna os documentos necessários. ...
- Adquira um Certificado Digital. ...
- Cadastre-se na Prefeitura. ...
- Acesse o sistema e preencha a nota. ...
- Emita sua nota.
O que acontece se eu comprar sem nota e vender com nota?
Vender sem nota fiscal é crime, mas comprar sem esse documento também é errado, especialmente quando se trata de uma empresa. Uma empresa pode vender produtos com nota fiscal, quando ela compra com nota fiscal. Portanto, os empreendedores que compram sem nota fiscal estão correndo os mesmos riscos descritos acima.Precisa de nota fiscal para vender produto usado?
Exija nota fiscalQualquer que seja a compra, você sempre precisa de uma nota fiscal para usar a garantia ou mesmo comprovar a posse do produto. Ou seja, mesmo que você compre de uma pessoa física e não de um lojista, peça a nota fiscal e o documento de garantia de fábrica.