O Fio Dental Ortodôntico GUM® vem com um dispensador de uso fácil e é projetado para fazer a limpeza ao redor e embaixo de aparelhos ortodônticos, implantes dentários e pontes fixas sem irritar a gengiva de modo eficaz.
O irrigador oral é um substituto do modo tradicional de passar fio dental, podendo ser uma opção para as pessoas que têm dificuldade no manuseio do fio dental ou, por exemplo, para quem usa aparelho, já que o uso do fio dental neste caso acaba sendo mais complicado.
Utilize escovas interdentais ou interproximais. Elas são mais finas que as escovas normais e são próprias para serem usadas entre os dentes. Utilize o palito de dentes.
Como Passar Fio com o Conduíte Amassado (Macete da Elétrica)
O que usar para passar fio dental com aparelho?
Você também pode encontrar super floss no mercado, um utensílio específico para quem usa órtese que possui uma estrutura mais rígida em uma das extremidades, de forma a suportar a passagem do fio.
O que acontece se não usar fio dental com aparelho?
A importância do Fio Dental
Com o aparelho, os alimentos têm mais espaços para se alojar, aumentando o risco de placa bacteriana e cáries. O fio dental é a única maneira de alcançar essas áreas de difícil acesso e manter uma boca saudável.
O que acontece se ficar muito tempo sem passar fio dental?
Pular o uso do fio dental pode abrir espaço para a gengivite induzida pela presença do biofilme próximo ou nos espaços entre a gengiva e o dente (sulco gengival), a causa principal desse tipo de enfermidade. Com a proliferação de bactérias no local o risco de ter inflamação aumenta.
Ainda de acordo com a profissional, o ideal é utilizar o fio dental todas as vezes em que se escovar os dentes, após cada refeição. Quem usa aparelho ortodôntico deve redobrar a atenção e, se possível, ter sempre um fio dental consigo.
Para efetuar a limpeza, primeiro enrole a toalha em volta do dedo indicador. Depois, umedeça-a e coloque um pouco de pasta de dente (se tiver), esfregando nos dentes como se estivesse com uma escova. Comece pela gengiva e depois esfregue a toalha em movimentos circulares por cada dente.
Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
Após todas as refeições, vários restinhos de comida costumam ficam grudados entre os dentes. Para tirá-los de lá, só usando o fio dental mesmo. Mas não é preciso usar em toda higiene bucal. Segundo a dentista, uma vez ao dia é o bastante para restabelecer a saúde gengival e dentária.
Aparelhos- A água sob pressão de um irrigador oral é uma das melhores formas de retirar os resíduos de alimentos do aparelho, sem ter de passar o tradicional fio dentário entre os dentes.
O que fazer quando o fio dental não passa entre os dentes?
A presença de tártaro entre os dentes ou sob a gengiva faz com que o fio dental enrosque e desfie. Nesse caso é fundamental a remoção do tártaro, caso contrário, é certo que a doença periodontal se instalará com força total.
"Quem tem dentes muito juntos e sofre no momento de colocar ou retirar o fio, pode usar o fio dental com cera que irá deslizar com mais facilidade entre os dentes. Esse modelo é mais fino e achatado, com filamento único e com total resistência, evitando desfiar durante o seu uso”, diz.
"Com o dente bastante mole, podemos usar uma gaze ou pano limpos, fazer movimentos circulares suaves até que ele se desprenda da gengiva", orienta a profissional.
O ideal é que seu uso seja feito antes da escovação, para que a escova termine de limpar os dentes e leve os resíduos embora. Você pode, até mesmo, passar um pouquinho de pasta no fio antes de utilizá-lo, ajudará a levar a pasta nos lugares mais difíceis, além de deixar um gostinho bem agradável.
Porque os dentes doem depois de passar fio dental?
Se você passar o fio dental e sentir dor, pode ser um sinal de que você tem gengivite ou outra doença periodontal. Neste caso, não foi o fio dental que causou a doença. O melhor caminho é ir ao(a) dentista para que você entenda melhor o seu caso e como tratar essa dor.
Contudo, não há nenhuma obrigatoriedade de usar o fio dental antes ou depois de escovar os dentes. O importante é que ele seja utilizado sempre em todas as escovações.
Após passar a agulha por trás do fio metálico do aparelho, passe o fio no espaçamento lateral entre os dentes, segurando cada ponta com uma mão. Movimente o fio suavemente pela área de contato dos dentes até a linha gengival.
A placa bacteriana é formada na base do dente exposto, provocada pelo acúmulo de bactérias e resíduos de alimentos. No entanto, o uso da escova e do fio dental pode removê-la. Se não for removida, endurece e se transforma em tártaro, provocando o amarelamento dos dentes e deixando-os mais propensos a cáries.
O fundamental é passar todos os dias! Sendo assim, podemos fazer o uso do fio dental pelo menos uma vez por dia, preferencialmente na última higienização, antes de ir dormir.
Uma das razões frequentes para o fio se soltar é a mastigação de alimentos duros, pegajosos ou fibrosos, que podem exercer pressão excessiva sobre o aparelho.