Neste sentido, Mateus 3 destaca a mensagem de João Batista, que pregava o arrependimento como condição para a remissão dos pecados. Esta passagem bíblica reforça a ideia de que a fé, aliada ao arrependimento genuíno, é fundamental para a salvação.
O tema principal em Mateus é de que Jesus Cristo veio estabelecer Seu reino na Terra. Mateus mencionou “o reino dos céus” inúmeras vezes e ele é o único autor dos evangelhos a incluir ensinamentos de Jesus que mencionam a “igreja” (ver Mateus 16:18; 18:17).
Ele disse às pessoas que sua missão era pregar o arrependimento e batizar com água; mas Aquele que viria depois dele é que iria batizar com fogo e com o Espírito Santo [ver Mateus 3:11].
Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus. Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus.
João devia preparar o caminho para o Messias (Jesus Cristo) declarando arrependimento e batizando com água. De que maneira, na opinião de vocês, declarar arrependimento e batizar com água ajudou a preparar o caminho do Senhor?
Mateus 3 Estudo: NÃO Passe À FRENTE DE DEUS (Bíblia Explicada)
O que Mateus 3 nos ensina?
Jesus Cristo veio pessoalmente para ensinar o caminho e como devemos andar rumo ao nosso lar celestial, Ele deu o Seu exemplo para que pudéssemos seguir. Mesmo não precisando ter sido batizado assim Ele fez para que se cumprisse toda a justiça.
O que quer dizer o versículo 9 do capítulo 3 de Mateus?
Não pensem que podem dizer uns aos outros: 'Estamos a salvo, pois somos filhos de Abraão'. Isso não significa nada, pois eu lhes digo que até destas pedras Deus pode fazer surgir filhos de Abraão. Agora mesmo o machado do julgamento está pronto para cortar as raízes das árvores.
2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus; 3 Porque é este o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto; preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
Em Mateus (Mt 3,13-15), Jesus vem da Galiléia ao encontro de João Batista para ser batizado por ele. Ao pedir o batismo, Jesus diz que “é assim que devemos cumprir toda a justiça”.
São João Batista é o maior (dentre os nascidos de mulher) no sentido de que recebeu um ministério único e incomparável dentro da ordem do Antigo Testamento.
Ensinou as pessoas a respeito de justiça, misericórdia, honestidade, moralidade, jejum, oração, arrependimento e confissão dos pecados, batismo por imersão, ressurreição e o Juízo Final (ver Mateus 3; Lucas 3).
O livro começa com a genealogia de Jesus, mostrando suas raízes judaicas e sua conexão com Abraão e Davi. Em seguida, narra o nascimento de Jesus, incluindo a visita dos magos e a fuga para o Egito. A partir daí, o livro se concentra na vida e ensinamentos de Jesus, incluindo suas parábolas, milagres e discursos.
Estava sempre disposto a ensinar a prática do amor, mesmo antes que as pessoas se mostrassem arrependidas. Para Jesus, o poder de Deus era maior que o pecado, e Ele ensinava que o arrependimento e a fé podiam salvar os homens.
Ele queria uma nova vida que só Jesus poderia oferecer. Ele era tão especial para Jesus, que além de ter sido chamado para ser seu discípulo, posteriormente foi escolhido para ser apóstolo (Lucas 6:15).
Em última análise, Mateus 3 nos convida a celebrar o batismo como um símbolo poderoso do amor de Deus por nós e de sua obra redentora em nossas vidas. Que possamos, como Jesus, nos submeter humildemente à vontade de Deus e nos entregar completamente à sua obra de transformação e salvação.
A “pá” mencionada em Mateus 3:12 é um dispositivo movido a vento, usado para atirar o trigo no vento. (…) Os grãos de trigo caem de volta ao chão, enquanto o vento sopra para longe a palha, que é leve. O trigo era então recolhido em uma tenda, ou armazém, e a palha era queimada com fogo.
Frequentemente interpreta-se este texto no sentido de que Jesus ao vir sobre a terra traria um batismo com o Espírito Santo e com FOGO, sendo que o elemento Fogo teria um significado de poder ou manifestação do Espírito Santo.
16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. 17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
O que significa Vigiai e orai para não cair em tentação?
Por isso que Jesus Cristo disse: “Vigiai e orai”. No dicionário a palavra vigiar significa: guardar, velar e observar atentamente. Jesus pediu isso aos discípulos para que não caíssem em tentação. A tentação existe e ser tentado não é pecado.