A performance art ou performance artística é uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que surgiu na Europa e nos EUA na década de 1960. O termo descreve uma arte que é viva, mas que opera fora das convenções tradicionais de teatro ou música.
A performance, como falamos, está ligada ao seu desempenho e sucesso em uma função ou tarefa. Além disso, também pode se referir a produtividade, competição e superação. Já a alta performance é quando você atinge todo o seu potencial.
Alta performance é o estilo de vida de quem quer manifestar o seu potencial. Viver em alta performance não é apenas mostrar mais resultados no trabalho, ou tornar seu tempo mais produtivo. Alta Performance é um estado de equilíbrio verdadeiro e altamente produtivo.
A performance pode ser considerada “fronteira” exatamente por se dar num interstício, num limiar. Algo que termina (a representação, que é abolida nas artes visuais, na música, na dança e nas artes cênicas) e algo que começa (uma outra concepção de arte, de prática artística e de linguagens/processos criativos).
“Performance é uma construção física e mental que o artista executa num determinado tempo e espaço, na frente de uma audiência. É um diálogo de energia, em que plateia e artista constroem juntos a obra”.
Isso porque a performance de pessoas influencia na produtividade, trabalho em equipe, clima organizacional e, com efeito, no alcance dos objetivos organizacionais.
Em TI, a performance (também chamada desempenho) representa um conjunto de indicadores tangíveis e intangíveis. Eles servem para o gestor avaliar a capacidade de um técnico ou da equipe para concluir projetos. Sempre cumprindo as metas e os objetivos definidos no escopo.
Esse profissional é essencial para o controle dos resultados das estratégias de campanhas e o alcance de metas. Em algumas empresas, ele pode receber o nome de analista de mídia paga, mídia digital ou mídia online.
A performance como movimento artístico e autônomo ganha força durante os anos 1970. Na prática performática o artista utiliza seu corpo como suporte, atitude política contra o objeto-produto de arte instituído e precificado.
A performance, segundo Renato Cohen (2011), corresponde a expressão cênica, inserindo-se, portanto, nas artes da representação, cujo fenômeno se consubstancia no tempo e no espaço.
Este quadro, associado a uma alimentação inadequada, pode afectar a performance. A vida, como a performance e a história, é um processo. A publicidade repentina parece transformar cada acto numa performance e cada espaço num palco. Um auxiliar perfeito para empresários que procurem melhorar a sua performance.
Este termo da língua inglesa performance designa as apresentações de dança, canto, teatro, mágica, mímica, malabarismo, referindo-se ao seu executante como performista (em inglês: performer). Jorge Glusberg, porém, interpretam que tal manifestação artística tem sua origem já na Antiguidade.
A taxa de performance é uma remuneração baseada no resultado. Equivale a um bônus cobrado pelo administrador por ter conseguido entregar ao investidor uma rentabilidade superior à de um referencial previamente combinado. Num fundo de ações, a referência pode ser o Ibovespa.