Uma das aplicações mais notáveis do caroço do açaí é na produção de etanol. Por meio de processos de fermentação, é possível extrair álcool a partir do caroço, contribuindo para a geração de energia de forma renovável e ambientalmente amigável.
Desde 2021, a Natura produz dois cremes hidratantes, um para o rosto e outro para as mãos, com um extrato bioativo retirado do caroço do açaí. Os cosméticos com substâncias extraídas do caroço de açaí são apenas as formas mais recentes de aproveitar um material abundante.
Em testes com animais, os pesquisadores descobriram que a semente do açaí age de maneira benéfica no sistema nervoso central, desempenhando uma ação ansiolítica. A investigação desenvolvida na Universidade é inédita, pois a maioria das pesquisas trabalha com a polpa do fruto.
O extrato produzido a partir do caroço mostrou ser anti-hipertensivo e capaz de reduzir o nível de colesterol do sangue e a resistência insulínica, além de se mostrar um promissor elemento na prevenção ou restrição de danos resultantes do enfisema pulmonar.
Tanto o caroço de açaí quanto a capa de palmito devem ser triturados para uma melhor ação dos microrganismos e consequentemente redução do tempo de compostagem, além de resultar em um composto com melhor aspecto.
ADUBO ORGÂNICO: FAZENDO ADUBO ORGÂNICO COM CAROÇOS DE AÇAÍ!.
Como conservar o caroço do açaí?
A temperatura de 15 ºC inviabilizou a conservação das sementes de açaí com 43,4% de água, a partir de 120 dias de armazenamento. Comportamento similar foi verificado para o armazenamento em ambiente a 10 ºC, para todos os tratamentos.
Use 2 colheres de sopa cheias do café de açaí para uma xícara de água quente. Usando um coador de café, despeje a água quente sobre o pó e colete o filtrado. Adoce a gosto, de preferência com adoçante natural.
Para preparar, basta colocar cerca de três copos americanos (meio litro) de água para ferver. Depois, acrescentar quatro colheres de sopa de pó de açaí em um coador, e jogar a água já quente por cima. Melhor, ainda, é consumir sem açúcar!
Qual o benefício do café de açaí para o diabético?
Também é rico em fibras que contribuem para controlar os níveis de glicose no sangue. É um produto totalmente natural, sem conservantes ou qualquer outro aditivo. Os estudos vêm mostrando que ele é bom para o controle da hipertensão arterial e da diabete, frisa o nutricionista.
O catador de açaí, equipamento onde se coloca o caroço de açaí para separar o fruto da sujeira, deve ser higienizado diariamente, com sabão líquido neutro (detergente), solução de cloro a 200ppm ou álcool a 70% usando esponja ou escova.
Conhecido por suas propriedades energéticas, o açaí é uma das iguarias mais populares do Amazonas que se espalhou e caiu no gosto brasileiro. Muito consumido pelos adeptos de esporte no pós-treino para repor as energias, ele pode prevenir doenças como o câncer, o diabetes e a anemia.
Controla a pressão: A semente do açaí contém substâncias que ajudam a dilatar os vasos, o que garante o controle da pressão alta. Ajuda o sistema imunológico: Os antioxidantes e a vitamina C auxiliam na manutenção da imunidade do organismo.
No entanto, além da parte comestível, há um componente muitas vezes negligenciado: o caroço do açaí. Esse pequeno núcleo duro e arredondado,geralmente descartado após o consumo da polpa, possui diversas possibilidades de reaproveitamento, contribuindo para práticas sustentáveis e aproveitamento integral do fruto.
O que você pode não saber é que o açaí tem potencial para afastar a hipertensão. A antocianina, pigmento responsável pelo tom roxo-escuro do alimento, é o agente motivador. Do ponto de vista clínico, a ingestão do açaí ajuda na dilatação das artérias, o que é uma preciosidade na perspectiva cardiovascular.
Por ser uma fruta versátil e fácil de incluir na dieta, o açaí se torna um excelente aliado na prevenção do fígado gorduroso e na manutenção da saúde em geral.
Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.
"Diferente do café tradicional, o café de açaí não tem doses diárias de recomendação estabelecidas por literatura científica. Portanto, o consumo de uma a quatro xícaras ao dia imediatamente após o preparo e não adoçadas, como o café, pode ser uma opção para obter os benefícios dos compostos bioativos", orienta Garcez.
O caroço de açaí, antes descartado como resíduo, está ganhando novo aproveitamento no Pará. Transformado em biofertilizante, por meio do biochar, e com potencial para gerar créditos de carbono, ele se torna mais uma fonte de renda sustentável na Amazônia.
O processo de preparo é parecido: primeiro o caroço é lavado, depois secado e por fim, torrado. Comercializado em feiras e lojas que vendem açaí, o pó pode ser encontrado em duas versões: extra forte ou com rapadura.
O café de açaí pode ser uma opção para quem busca uma bebida sem cafeína, sendo uma alternativa viável para consumo noturno, especialmente para pessoas sensíveis à cafeína.