Tato é o sentido responsável por nos fazer sentir o toque, e, desse modo, garante-nos a capacidade de perceber as características daquilo que entra em contato com nosso corpo. O tato permite que sejamos capazes de sentir aquilo que nos toca.
O tato nos permite sentir a textura, o tamanho e o formato dos diferentes materiais que nos tocam, permitindo assim que sejamos capazes de sentir o ambiente que nos cerca. Além disso, o tato permite-nos sentir quando um carinho é dado, além de mostrar a força que pode ser aplicada em determinado objeto, por exemplo.
A maioria dos receptores do sistema sensorial somático é constituída de mecanorreceptores, sendo os presentes na pele os responsáveis pela percepção do contato. No centro destes receptores, existem axônios não mielinizados, que apresentam canais iônicos mecanossensíveis.
Quais são as sensações obtidas pelo sentido do tato?
As terminações nervosas existentes na pele são especializadas em sensações, tais como táteis, calor, pressão e dor. Essa variabilidade de sensações faz com que o tato seja considerado o mais completo entre os cinco órgãos dos sentidos. As sensações táteis são as que detectam o toque, a pressão e a vibração.
O tato é provocado por receptores cutâneos mais superficiais; a pressão, pela estimulação de receptores mais profundos e, a vibração, por receptores sensíveis a estímulos repetitivos e rápidos.
O tato é o sentido responsável pela percepção do toque, estando relacionado, portanto, com a forma como sentimos o mundo em nossa volta. Diferentemente dos outros sentidos, ele não ocorre em uma região específica, sendo possível a percepção tátil por todo nosso corpo.
Além da percepção do toque, o sistema sensorial somático é responsável pela percepção de temperatura e dor, por exemplo. O tato é o sentido responsável pela percepção do toque, estando relacionado, portanto, com a forma como sentimos o mundo em nossa volta.
Quais as diferentes texturas que podemos sentir com o tato?
Sentir com as mãos: separar alguns elementos da casa (algodão, areia, cobertor, lã, lixa, papel, papelão, brinquedo, embalagens de plástico, massinha, etc) , para que o aluno toque, segure, explore e nomeie, falando sua sensação. Ex: liso, macio, duro, etc. Pode-se também sentir o vento na pele.
A resposta é… sim!!! Podemos ler por meio do tato, e chamamos esse tipo de leitura de Braille – uma homenagem ao francês Louis Braille, que desenvolveu a técnica após perder completamente a visão na infância.
Como a pele é capaz de perceber sensações como o tato e a pressão e a dor?
A derme contém terminações nervosas, glândulas sudoríparas e glândulas oleosas (sebáceas), folículos pilosos e vasos sanguíneos. As terminações nervosas detectam dor, toque, pressão e temperatura. Algumas áreas da pele contêm mais extremidades nervosas do que outras.
Deterioração da percepção do toque é uma das principais razões para quedas de idosos. Parece mais generalizada a noção de que perdemos a visão e a audição com a idade do que a perda do tato. Mas este sentido nos permite desde avaliar temperaturas a perceber a dor e a ficar em pé, constatando o chão sob nós.
O principal problema relacionado à perda do tato está relacionado com a diminuição da sensação de onde os membros estão posicionados, o que altera o equilíbrio. Por isso, a perda no tato é um dos principais fatores para a queda em idosos, a principal causa de morte acidental entre pessoas na terceira idade.
Tato. Esse é o primeiro sentido a ser desenvolvido pelo bebê ainda por volta da 5ª ou 6ª semana de gestação. Nessa fase ele começa a sentir o contato entre seus lábios e nariz com o líquido amniótico.
Audição é o sentido que nos permite escutar os sons, que são o resultado do movimento ordenado das moléculas que compõem o ar. A audição nos permite perceber os sons que estão ao nosso redor.
Tato. Com o tato conseguimos sentir a textura dos objetos, a temperatura, além de sensações de dor e de conforto. Se essas sensações proporcionados pelo tato não existissem, não teríamos conhecimento sobre as sensações de dor ou de prazer e poderíamos nos machucar e não sentir.
O sentido do tato é um dos cinco sentidos, mas, diferentemente dos outros sentidos, ele não é encontrado em uma região específica do corpo, e sim em todas as regiões da pele. A nossa pele é o maior órgão do corpo humano. Ela é repleta de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos.
O tato é o sentido responsável por captar estímulos táteis, sentir pressão, dor e até mesmo perceber as diferentes variações de temperatura. Os variados mecanorreceptores responsáveis por esse sentido estão distribuídos ao longo da pele, mucosas e em algumas vísceras.
5. Curiosidades sobre o tato. Pode-se dizer que o toque é o rei dos sentidos porque abrange toda a extensão do corpo e seu órgão é a pele. Temos 16.000 receptores para o calor, 150.000 para o frio, 500.000 para a pressão e 4 milhões para a dor.
A leitura é feita por leve pressão da ponta dos dedos sobre os pontos para a percepção de sua posição e número. A escrita é realizada por perfuração do papel por um instrumento apropriado. Isso é possível à grande concentração de receptores sensíveis às pressões na ponta dos dedos.
Percepção tátil é a capacidade do ser humano perceber através da pele as características de um objeto (forma, tamanho e textura) além de outras sensações como pressão, temperatura e dor, as quais em conjunto possibilitam a adequada relação com o ambiente e objetos, assim como a proteção e reação dos indivíduos a ...
A testa e a ponta dos dedos das mãos são as regiões do corpo mais sensíveis à dor, de acordo com o primeiro mapa da dor humana feito por cientistas da University College London, na Inglaterra.