Por exemplo: um policial não pode ter tatuagens com algum símbolo que se refira a apologia ao crime. Outros exemplos de conteúdo impróprio que poderá resultar em desclassificação de concurso público são palavrões, símbolos que ofendem grupos, apologia ao crime, etc.
De maneira geral, as tatuagens não podem: conter obscenidades, ideologias terroristas, discriminatórias, que preguem a violência e a criminalidade, discriminação de raça, credo, sexo ou origem e temas contrários às instituições democráticas.
QUAL TIPO DE TATUAGEM PARA ENTRAR NA PM E PODE ESTAR EXPOSTA? | Cortes PMTV
Quem tem tatuagem pode ser militar?
A tatuagem é permitida, desde que não contrarie o disposto nas Normas para Apresentação Pessoal de Militares da Marinha do Brasil ou faça alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, à violência, à criminalidade, à ideia ou ato libidinoso, à discriminação ou preconceito de raça, ...
Alguns setores aceitam as tatuagens e piercings mais do que outras, como nas áreas de Comunicação, Marketing Produto e TI é mais comum. Porém, em outras áreas de trabalho como, por exemplo, Direito, Finanças e Engenharia pode existir mais resistência.
Além disso, é explicitamente proibido ter tatuagens na região da cabeça, rosto e parte anterior do pescoço, especialmente quando estas podem comprometer a segurança do militar ou das operações.
De acordo com o STF, editais de concursos públicos não podem estabelecer restrições a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais em razão de conteúdo que viole valores constitucionais.
O número, no entanto, possui um significado espiritual: boa sorte e energia positiva. A numerologia diz que a combinação tripla do sete representa uma confirmação mística de que se está trilhando o "caminho certo".
Entre os símbolos associados ao PCC, destaca-se a tatuagem que representa o número 1533. Esta é frequentemente a marca dos membros da facção, onde cada número corresponde à posição da letra no alfabeto: 15 para a letra "P" e 33 para a letra "C", formando a sigla "PCC".
Por exemplo: um policial não pode ter tatuagens com algum símbolo que se refira a apologia ao crime. Outros exemplos de conteúdo impróprio que poderá resultar em desclassificação de concurso público são palavrões, símbolos que ofendem grupos, apologia ao crime, etc.
Em regra, os editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais, em razão de conteúdo que viole valores constitucionais.
Tatuagens não podem estar visíveis quando o candidato estiver usando o uniforme de treinamento físico da PM (camiseta de manga curta e bermuda). Tatuagens em áreas como o rosto, pescoço, e mãos são geralmente desqualificadoras.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta as pessoas a não fazerem tatuagens sobre sinais e marcas de nascença porque encobri-las dificulta a detecção de possível câncer de pele. Portadores de vitiligo, por exemplo, só devem se tatuar depois de fazer um teste dermatológico para evitar reações alérgicas.
Ainda assim, editais para concursos da Marinha, Bombeiros e PM de vários estados continuam vetando candidatos que tenham tatuagem aparente, e impõem mais restrições além das decididas pelos ministros do STF. Atualmente, a Marinha ainda veta tatuagens que não fiquem escondidas sob o uniforme.
X – não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar ou de bombeiro militar. Para saber quais concursos estão disponíveis acesse o site do Centro de Recrutamento e Seleção .
Atualmente, a Marinha ainda veta tatuagens que não fiquem escondidas sob o uniforme. A Força Aérea e o Exército informaram que só vetam tatuagens que sejam ofensivas ou violem valores democráticos.